domingo, 7 de outubro de 2007

O antes...e o agora !



QUAL DESTES CENÁRIOS CONSIDERA O PIOR DO PONTO DE VISTA DE QUEM ENTRA NA VILA ?
.
PARA QUANDO UMA RESOLUÇÃO DEFINITIVA DESTE PROBLEMA ?
.
QUE DESTINO PARA ESTE TERRENO ?

25 comentários:

  1. Isto já começa a ser vergonhoso a forma como começam a tratar estas pessoas!

    Estas pessoas já não deveriam ter a sua situação resolvida antes de começar a destruir as casas?

    E agora, vão ficar ali mais umas 6,7,8 casas para paisagem com os destroços das outras para o turista admirar?!

    É obvio que como estava era muito mais benéfico, apesar de ser um bairro degradado...mas agora...parece que estamos no Iraque e ainda não demos por isso.

    Tanto tempo para demolir umas casas de madeira ou estão enrascados com estas últimas habitações? Até foram mais ou menos rápidos para deitar abaixo as restantes...mas estas já começa a ser um exagero...há mais de um mês.

    Em relação ao terreno, não sei que futuro, mas uma coisa é certa, se a C.M.S souber gerir bem, irá ganhar muito dinheirinho com o terreno.

    Saudações Sourenses

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo anónimo, para opinar dessa forma tenho a certeza que a vida não lhe custa e que não paga impostos!!!
    Afinal, a casa onde vive foi-lhe dada??? Não!!!
    Vergonhoso é como têm tratado os portugueses!!! Querem casas??? que as comprem!

    ResponderEliminar
  3. Há um motivo que não está a ser considerado por alguns que desconhecem a situação. Se há casas que ainda não foram demolidas, deve-se tão só ao facto dessas mesmas casas serem propriedade de outrém que não a CMS, sendo a maioria dos próprios moradores, daí que terá de haver uma compra ou permuta das casas, certo?

    De qualquer modo partilho da opinião de alguns, em que a vida custa a todos e quem quer casa que a compre ou arrende... Todos temos que trabalhar e não é fácil para ninguém pagar casa, daí que aceito que algumas pessoas possam ser subsidiadas, mas outras há que não o merecem e estão a usufruir de ajudas que outros mais necessitam...

    ResponderEliminar
  4. Acham que o bairro pré-fabricado fica mais bonito assim?

    Aquelas pessoas adquiriram a casa onde habitam (COMPRARAM), e agora não saem de lá...como é óbvio!

    O problema é de quem está a dirigir este assunto, porque as casas para ser demolidas deveria ser tudo.

    Quanto às casas, as pessoas se estão lá é porque não têm posses para comprar, por isso há que ajudar.

    ResponderEliminar
  5. "Quanto às casas, as pessoas se estão lá é porque não têm posses para comprar, por isso há que ajudar."

    Como deve saber, nem sempre o que parece é! E sabe tão bem como eu que nem toda a gente que mora/morava nesse bairro é menos capaz que qualquer outro cidadão comum e com rendimentos não abundantes... de qualquer modo, outros com menos rendimentos (efectivos, pois sabemos que rendimentos efectivos e rendimentos declarados nem sempre coincidem) têm que "passar as passas do Algarve" para conseguir pagar as suas casas ou pagar renda, sem qualquer ajuda.

    ResponderEliminar
  6. Acrescento que também os há que, aproveitam os chamados Rendimentos Sociais de Inserção e que somos todos nós que suportamos isso, sem que dele mereçam, pois há mesmo muita "gentinha" que tem "bom corpinho" para trabalhar e anda por aí de "papo para o ar", sem fazer "nenhum" e a receber aquilo que outros, mais necessitados.

    O problema que se coloca é averiguar, com exactidão e rigor, quem é que merece ser "ajudado", não bastando recorrer a declarações fiscais, pois sabemos que nem sempre estas evidenciam a real situação económica e financeira das famílias.

    ResponderEliminar
  7. Pergunto eu, o objectivo não é falar sobre a demora da demolição das casas e do futuro para o terreno?!

    Não há dúvidas, tenham condições para adquirirem casas ou não, aquela situação não beneficia a entrada de Soure e muito menos para quem ali vive.

    É verdade que não era definitivamente a melhor entrada mas agora de certeza que não o é!

    A C.M.S tem de resolver rápidamente a situação, porque não demoliram tudo?

    Deixo a pergunta.

    ResponderEliminar
  8. Pelo que sei as casas são dos habitantes, não são arrendadas e agora não saem de lá de qualquer maneira.

    Quanto ao terreno, é excelente, façam um centro comercial!

    ResponderEliminar
  9. "Pergunto eu, o objectivo não é falar sobre a demora da demolição das casas e do futuro para o terreno?!"
    "A C.M.S tem de resolver rápidamente a situação, porque não demoliram tudo?"

    Se reler o que já foi escrito e posso repetir: «Há um motivo que não está a ser considerado por alguns que desconhecem a situação. Se há casas que ainda não foram demolidas, deve-se tão só ao facto dessas mesmas casas serem propriedade de outrém que não a CMS, sendo a maioria dos próprios moradores, daí que terá de haver uma compra ou permuta das casas, certo?» verifica que a resposta já foi dada. Parece-me que já deveria estar esclarecido.

    Se o(a) Sr(a) fosse proprietário de uma dessas casas pré-fabricadas permitiria que a demolissem, sem mais nem menos? Não impunha as suas condiçoes de Venda ou Permuta à CMS? Há que ver que estes assuntos não se resolvem de animo leve!!

    ResponderEliminar
  10. Eu também gostava de ver aquele espaço transformado num lindo jardim, com espaços verdes magnificos e, quiçá, com infraestruturas que permitissem a prática de desportos ao ar livre ou algo que embelezasse a nossa Vila, mas também tenho noção que, tratar de situações que mexem com o patrimonio pessoal de cada um, não é fácil, mesmo que tal património nos envergonhe a todos, em geral.

    ResponderEliminar
  11. E agora ,,,e agora!!!!temos que pagar ,,,,e pagar sempre, façam uma voltinha e preocupem-se de saber se ão existem outros mais necessitados no concelho de Soure? e agora porquê a camara não faz o mesmo onde é necessàrio, so ai em Soure é que são humanos? também pagam os impostos não? havia muita tinta para dizer muito ,, muito mais ,mas ficamos por aqui, coitado de quem precisa.

    ResponderEliminar
  12. Este último comentário é de uma pessoa que não sabe mesmo do que fala.

    Fique sabendo que os habitantes do dito bairro era habitado por pessoas(carenciadas) vindas de todo o concelho e mesmo de fora do concelho. Essas mesmas pessoas vão ter direito a uma casa, está feliz?!

    É preciso deixar bem claro que melhor que demolir o bairro e ficar com um terreno impecável é mesmo o facto de estarem a restaurar a zona histórica de Soure para alojar estas pessoas...excelente ideia! Os pontos positivos tamb+em têm de ser salientados à c.m.s.

    ResponderEliminar
  13. Depois de tantas criticas, ainda bem que alguém veio explicar em poucas linhas qual o motivo das casas feitas.
    Sendo assim , e pensando como o sr. anonimo, ja aqui não esta quem falou;
    Assunto encerrado, mudem a pagina.

    ResponderEliminar
  14. `´E BOM QUE SE RELEMBREM OS SOURENSES QUES AS CASAS DO BAIRRO PRÉ-FABRICADO NÃO FORAM COMPRADAS NEM PAGAS PELOS SEUS HABITANTES...
    DADO QUE AS MESMAS NUNCA FORAM VENDIDAS PELA CMS.
    A MAIOR PARTE E NÃO TODOS APENAS PAGAVAM UMA RENDA... E TODA A GENTE SABE QUE PAGAR RENDA AO FIM DE TRINTA ANOS NÃO SIGNIFICA FICAR COM A CASA... OU SEJA AQUELAS HABITAÕES NÃO FORAM ADQUIRIDAS EM ALD

    ResponderEliminar
  15. Gostaria de responder ao Sr. anónimo (14 de Outubro de 2007 16:03).

    Quem não sabe deveria estar bem caladinho e porquê?!

    Fique o sr. sabendo que no início dos anos 80, as 30 casas que ali foram construídas pertenciam ao Fundo Fomento Habitacional (Coimbra), ao qual indicavam que 23 casas seriam para arrendamento e 7 para compra.

    Mais tarde, julgo que em Março de 1989, houve uma cedência definitiva e total das 30 casas para a C.M.S em que no contrato indicava que a C.M.S deveriam ter um "comportamento mais cuidado" com as 7 casas adquiridas e chegarem a um acordo no dia das demolições das mesmas.

    Em relação às casas arrendadas, a C.M.S não tinha qualquer tipo de obrigação para com esses habitantes, mas convinhamos, seria um descalabro! Neste ponto a C.M.S esteve muito bem em restaurar a Zona Histórica e arrendando as casas às pessoas carenciadas, Parabéns!

    Agora, pergunto eu, não deveriam ter resolvido TUDO antes de começarem a demolir? Qual era a pressa?

    Acham que as pessoas que lá estão se sentem bem viver junto dos destroços?

    Assim é muito pior para o aspecto da Vila de Soure!

    ResponderEliminar
  16. parabéns sr ex morador pela sua intervenção... pois quem não sabe só deve ficar calado :)!ou será que não há nada para fazer??????????

    ResponderEliminar
  17. Por acaso até há muito a fazer, mas deixamos isso para quem de direito!

    Fico à espera de um comentário digno.

    ResponderEliminar
  18. Um comentário sobre quem recebe indevidamente dinheiro do Estado para angariação de casa...
    Vejamos o exemplo de Soure: como muitos concelhos, Soure também tem habitações sociais, e não foge à regra, haverá pessoas que necessariamente não tem meios económicos para angariação de casa, mas também existem muitas pessoas que dizem que não têm dinheiro para comprar casa, mas tem dinheiro para comprar carros de gama alta, como BMW's, Audi's e outros que se encontram várias vezes estacionados ao pé desse "dito bairro social"...
    Concordo com a maioria das pessoas que são contra a atribuição de subsídios pagos por todos os cidadão que trabalham legalmente, os chamados de contribuintes, e outros que se "encostam à sombra da bananeira à espera que chova uns dinheiritos do Estado"...
    Quem quer casa que trabalhe e que a compre, pois eu sou casada e ganho o ordenado mínimo e o meu marido ganha pouco mais e se quis casa tive que a comprar, estou a pagar cerca de 400€ por mês ao banco e não tenho ajuda estatal nem de familiares...
    Vejam para os dois milhões de pessoas que se encontram em miséria extrema e não tem os €uros do Estado para sobreviverem...
    Vão trabalhar cambada de malandros e se querem casa à borla, vão viver para debaixo da ponte...
    Eu se quis casa tive que a comprar!!!!
    Sacrificios faz parte da vida, se não podem comprar arrendem, se não podem ter filhos não os tenham, se não podem ter um T3 tenham um T2, se não podem ter um BMW tenham um Fiat, ou então andem de transportes públicos... Não esperem sempre que o Zé Povinho pague! Trabalhem e sobrevivam, tal com eu!!!!

    ResponderEliminar
  19. Concordo plenamente com a última intervenção da Sra. Anónima "de 2 de Novembro pelas 17:34"...
    Conhecem a expressão: "Quem quer casa vai ao Totta", não vai à Câmara ou a uma instituição do Estado, vai ao Banco, pois se não tem dinheiro tem que o pedir, tal como eu fiz e como fazem milhares de portugueses!!!
    Se estivesse à espera de "esmolas" do Estado, a estas horas vivia na sarjeta, por isso há que trabalhar e ganhar dinheiro para pagar o empréstimo. Azares todos têm, mas quem quer trabalhar haverá sempre trabalho!!! Não existe é empregos, pois os povos dos países do Leste vêm para Portugal para trabalhar e conseguem trabalho, não vêm à procura de emprego mas sim de trabalho! Estes povos fazem aquilo que o português hoje não lhe apetece fazer, ou seja, trabalhar!!! Quanto aos terrenos, a CMS poderá sempre fazer casas de primeira infância, lares ou outro tipo de serviços que sejam uteis a toda a população do concelho e não a meia dúzia de malandros que querem casas à borla!!!!

    ResponderEliminar
  20. Devem estar a brincar, há pessoas que querem trabalho e não dão...e não é de um dia para o outro que o banco vai aceitar e fazer um empréstimo a uma pessoa que não tem património algum.

    ResponderEliminar
  21. Talvez seja isso, mas onde vão buscar o dinheiro para os grandes carros?
    As pessoas que tem que pagar a casa e tem um carrito para as suas necessidades , pois sentem-se também desfavorecidas.
    Penso que as pessoas destes dois ultimos comentarios, 2/11, deviam ir para presidente da camara.

    ResponderEliminar
  22. Sinceramente, há cada um...
    Afinal Soure tem diversas individualidades que servem para fazer política, pois todos têm ideias e são bons candidatos a não fazer nada, ou seja, políticos...
    Vão mas é trabalhar e se querem casa comprem-na!!!
    E quem quer trabalhar arranja sempre trabalho, pois se não pode ser "doutor" pode ser pedreiro, com o devido respeito por essa profissão, mas bem sabemos que não têm grandes habilitações literárias...
    E viva quem trabalha e tem casa própria, estando hipotecada ao Banco ou não, mas com o fruto dos seus rendimentos e não com apoio do Estado, pois malandros já nos bastam os políticos!!!!
    E mais não digo!!!!
    Saudações conimbricenses!!!!!

    ResponderEliminar
  23. Ora bem!!

    Aqui vou apenas relembrar um facto:

    Lembram-se das últimas eleições autárquicas???

    Lembram-se do que disse o digníssimo Presidente da Câmara Municipal??

    Para quem não se recorda...é só pesquisar nas páginas do Popular de Soure da época!!!

    ResponderEliminar
  24. Para demolir as anteriores casas foi um instante mas estas já demoram...basta ver a data do post...e acredito que venha antes dessa data e que demore ainda por mais tempo!

    ResponderEliminar
  25. Seus malandros, não compram o jornal popular de soure e depois da nisso. Na última assembleia chegaram a acordo no alojamento das pessoas que faltam, demorou visto a casa ter sido comprada. Julgo que não faltará muito tempo para vir abaixo.

    ResponderEliminar

Participe no blogue "Soure, o melhor e o pior..."

Não saia sem deixar a sua opinião ao povo sourense mas, informo, TODAS AS OPINIÕES SÃO DA EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE QUEM AS EXPRESSA.

Esta secção é um espaço de debate onde deverá prevalecer sempre a cordialidade e o respeito.

Toda a crítica é permitida e bem-vinda, mas nunca serão toleradas ofensas gratuitas.