quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Mais uma lixeira...

A lixeira já teria sido denunciada a todos os visitantes do sítio da internet "Projecto Opinião Granjense" mas, e uma vez que o a situação não foi resolvida, achamos que deveríamos intervir.

Os blogues Saurium, depois de terem sido informados do sucedido, foram à Granja do Ulmeiro e puderam verificar "in loco", numa extensão de quase 400 metros, o lixo abandonado e agora, como não deveria deixar de ser, vamos alertar a quem de direito para a resolução deste grave problema.

Queremos mostrar a todos os sourenses e pedir-vos ajuda para solucionar este grave problema que acontece pelas matas do nosso concelho.

Caso verifique ou tenha assistido ao(s) autor(es) das descargas, denuncie !

.


(Se não conseguir visualizar o slide, clique aqui!)

(Fotografias de:10/09/2008 , confirmámos a 24/09/2008)
.

.QUAL A SUA OPINIÃO ACERCA DESTA SITUAÇÃO?

QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS?

QUE MEDIDAS TOMAR?

(No dia 4 de Outubro apenas se confirmou a limpeza do contentor,

como se confirma com as seguintes imagens)

.

Clique aqui para saber a localização da lixeira

(Após clicar, espere 25 segundos)

sábado, 20 de setembro de 2008

Soure conquista nó da Auto-Estrada


Que melhor prenda poderia o São Mateus dar a todos os sourenses do que o anúncio, ainda não oficial, de um nó de acesso à Auto-Estrada n.o 1 (A1), a localizar entre os nós de Cernache e Pombal ?!?!



«Está tudo dito. O nó pode ser anunciado a muito breve prazo», disse o secretário de Estado, Paulo Santos



Só não o terá anunciado publicamente porque essa será uma tarefa que caberá ao primeiro-ministro, José Sócrates, que se deverá deslocar a Soure no próximo mês de Outubro para fazer tão importante anúncio para o «desenvolvimento do concelho», como o considerou o presidente da autarquia.


PARABÉNS, SOURE !

Parabéns a todos os nossos autarcas, responsáveis por esta conquista.

---------------------------------------------------------------------


QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE ESTE ANÚNCIO?

QUE MUDANÇAS VAI ACONTECER NO CONCELHO APÓS O NÓ DE ACESSO?

Deixe opinião...


Saiba mais nos comentários...

Em 2 anos....


O Blogue "Soure, o melhor e o pior..." atingiu as
30. 000 visitas em 2 anos !!!

Estamos de parabéns por este número impressionante em tão pouco tempo de vida.

Tudo isto graças a si, sim, você que nos visita e incentiva a continuar com este belo projecto.

Obrigado!!!

Deixe um comentário...

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Programa São Mateus 08

NOVO:

PRIMEIRAS PALAVRAS DO DR.JOÃO GOUVEIA

SOBRE AS FESTAS DE SÃO MATEUS!

. .

.



DIA 19 - Sexta-Feira - DJ PARTY NIGHT

Clique aqui para ver em cartaz..

Carlos Fauvrelle é um dos maiores produtores da música electrónica portuguesa. Apesar de ter iniciado a sua carreira com o techno, foi ao experimentar o house que encontrou a sua verdadeira vocação e satisfação, marcando assim o futuro da sua carreira.

Saiba mais em:
.
.
Frequentou Estudos Europeus, na Faculdade de Letras do Porto, abraçou o design, mas foi na música e no djing que ela encontra o seu caminho. Mariana conhecida por Dj Lady M, iniciou-se no djing em 2001, num bar na zona de Leiria, sua terra natal, onde teve a sua primeira residência.
Mas é em 2003 que ela dá o grande passo, depois de muita dedicação, trabalho e gosto pelo djing começa a percorrer o país de norte a sul e inclusive voa até as ilhas dos Açores e da Madeira.

Saiba mais em:
.

Iniciou a sua carreira no ano de 2003 mas muito rapidamente teve uma notoria evolução devido à facilidade de interagir com todo o Party People e do seu bom gosto musical. Em Coimbra, iniciou o seu projecto HOUSE EMOTIONS com o DJ KENNY AKA JP e ganhava assim mais confiança progredindo noite após noite. Em Novembro de 2004 deu início a outro grande projecto com a dj Lady M e formaram as L&M CONNECTION que após dois anos já consideradas a melhor dupla feminina nacional. A sua linha musical vai desde as sonoridades mais deep chegando mesmo ao hard house, progressive, tribal ou electro, dependendo sempre da casa em questão e do publico.
.
Saiba mais em:



Dj Xs Monteiro, de seu nome Pedro Monteiro, natural de Soure.

É de referir que participou também nas Festas de São Mateus de 2007 com um muito bom desempenho.

Saiba mais em:

---------------------------------------------------------------------

DIA 20 - Sábado

Clique aqui para ver em cartaz


Um grupo que "nasceu" no Concelho de Soure, dispensa qualquer tipo de apresentações.
.

Saiba mais em:


.

UHF - 30 ANOS DE CARREIRA - estarão nas Festas de São Mateus no dia 20 de Setembro, em Soure.

Saiba mais em:

http://www.uhfrock.com/

.


Money Makers- 1º Lugar - 9ª MOSTRA DE MÚSICA MODERNA DE PALEÃO


O vocalista é actor na novela” Morangos com açúcar”
.
Saiba mais em:
.

---------------------------------------------------------------------

DIA 21 - Domingo
.

Pelas nossas pesquisas, sabemos que nesta noite haverá uma noite dedicada ao fado de Coimbra e de Lisboa, poderá saber mais sobre os fadistas no link acima para ver o cartaz do dia.

.


O GTT – Grupo Típico e Tradicional, surgiu em 2002, na aldeia do Cercal, Freguesia de Gesteira, Concelho de Soure, fruto de uma ideia de formar um grupo que animasse musicalmente a festa de aniversário do Rancho Folclórico do Cercal.
.
Saiba mais em:
.
.
.

Saiba mais em:

.
---------------------------------------------------------------------

DIA 22 - Segunda - Feira


EDJ- Nasceu há 5 meses, a banda é formada por 3 elementos do concelho de Soure - Danilo, Emanuel e Joana. Tocam covers em acústico de música da actualidade, em português e Inglês. Nestes últimos tempos têm tocado em bares na zona de Pombal.
.

Dispensa qualquer tipo de apresentações


---------------------------------------------------------------------

PROGRAMA COMPLETO EM "COMENTÁRIOS"- (nº19)
.
A Festa de São Mateus começa a 19 de Setembro e termina a 23 de Setembro.
.
Para além do cartaz já anunciado, pode contar com Feiras da Madeira, cebola e nozes, Sessões Temáticas, Torneios e Desporto.

PREÇOS

DEIXE O SEU COMENTÁRIO!
.
Todo o programa em:

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

ÚLTIMAS:

.
Atentado ambiental
no Rio Arunca
.
Aterros e escavações destroem vegetação ribeirinha em Vila Nova de Anços

A Quercus teve recentemente conhecimento da destruição de centenas de árvores e arbustos que compunham, ao longo de 3 quilómetros, a galeria ribeirinha da margem direita do Rio Arunca, um afluente do rio Mondego junto a Vila Nova de Anços, concelho de Soure.


Na visita que efectuámos ao local verificámos o corte total da vegetação, composta principalmente por freixos e salgueiros, com recurso a forte mobilização de terras em áreas do domínio hídrico que estão protegidas por lei. A Quercus informou já a recém-criada Administração da Região Hidrográfica do Centro sobre esta situação, a qual ficou de enviar uma equipa ao local para verificar se se trata de um projecto sem autorização ou se é um projecto autorizado mas que, claramente, não cumpriu os requisitos previstos na lei. De acordo com a legislação em vigor quaisquer acções no domínio hídrico que impliquem aterros, escavações e cortes de árvores devem garantir que não contribuem para aumentar a erosão e o risco de cheias e que não implicam a destruição da flora, da fauna, e dos ecossistemas locais, situação que, neste caso, está longe de se verificar.



Quercus exige a reposição da situação anterior

A Quercus já solicitou a verificação da legalidade da intervenção efectuada no Rio Arunca e, independentemente do apuramento das responsabilidades dos autores deste atentado ambiental, exige a reposição da situação anterior. Estamos a falar especificamente da elaboração e execução de um projecto de engenharia biofísica que promova a reposição das condições ecológicas anteriores, utilizando para o efeito árvores e arbustos autóctones. Sendo este um tipo de situação recorrente nas nossas bacias hidrográficas, a Quercus exige também às novas Administrações de Região Hidrográfica mais fiscalização e uma atenção especial no acompanhamento das intervenções a autorizar nestes espaços.

.


A importância da vegetação ribeirinha

As margens dos rios que se encontram próximos do seu estado natural suportam uma grande diversidade biológica. A vegetação ribeirinha desempenha um papel importante na alimentação e refúgio para comunidades de invertebrados e de peixes. Possui também funções insubstituíveis como a prevenção da erosão e actua como filtro biológico dos poluentes através das raízes de árvores e arbustos. A perturbação destes ecossistemas, pela destruição da vegetação e regularização das margens, contribui para uma menor diversidade biológica (altera as cadeias tróficas aquáticas e diminui as populações de peixes autóctones) e ainda para a invasão de espécies alóctones infestantes e tolerantes à perturbação.

.

.

Quercus pede aos cidadãos a denúncia de situações semelhantes

Situações de clara infracção da lei como a que verificámos são infelizmente a norma no nosso país. Têm sido constantes os atropelos à lei por parte de entidades e cidadãos, o que decorre também da forma simplista como a sociedade olha para os nossos rios e ribeiras. Existe uma visão dos cursos de água, quando não estão em causa barragens, que os mesmos são apenas valas de água sem qualquer utilidade. A Quercus apela assim aos cidadãos que denunciem atentados como este por forma a criar uma consciência colectiva, lembrando que os nossos cursos de água são do mais do que água, são corredores de vida.

Lisboa, 22 de Agosto de 2008

A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza