domingo, 23 de junho de 2013

Soure: Advogados insurgem-se contra fecho do tribunal

 
Os advogados inscritos pela comarca de Soure insurgiram-se, no dia 17, contra o anunciado fecho do Tribunal local e rejeitaram um mapa judiciário assente em “razões de índole política”.
 
Na sequência de uma reunião, os causídicos entenderam expressar um “veemente protesto pela incoerência da anunciada extinção” do Tribunal da comarca sourense, “mormente no confronto com a subsistência de outros tribunais” como o de Ansião.
 
Os pressupostos de permanência de Tribunal na comarca sourense excedem os da continuidade do da comarca vizinha, sustentam aqueles juristas, acentuando, a título de exemplo, que há 13 100 habitantes no concelho de Ansião e 21 000 (mais 60 por cento) no de Soure.
 
“Nada justifica” que seja dado “tratamento desigual” a comarcas no âmbito do mapa judiciário, “havendo franca inversão de premissas”, concluem os membros da Delegação de Soure da Ordem dos Advogados.
 
In campeaoprovincias.pt por CP

sábado, 22 de junho de 2013

GASTRONOMIA: MEGA ESPLANADA EM SOURE


PROGRAMA

SEXTA 19

21h00 X Encontro de Danças e Cantares da APPACDM de Soure
19h00 JANTARES nas Esplanadas do Centro Urbano
23h30 Baile Popular Grupo musical THEMA 1


 SÁBADO 20

ENCONTRO CLASSICOS

09h00 Abertura I Feira de Produtos da Terra "SOURE da SERRA ao CAMPO"
09h30 Chegada de viaturas frente à Câmara Municipal de Soure
10h45 Partida para passeio turístico pelo concelho
12h30 Exposição das viaturas no centro Urbano de Soure
12h30 ALMOÇOS nas Esplanadas do Centro Urbano
15h30 Gincana dos Clássicos no Centro Urbano de Soure
19h00 JANTARES nas Esplanadas do Centro Urbano

FESTIVAL DE FOLCLORE

21h00 XIV Festival Luso-Espanhol de Folclore - Sta Casa da Misericórdia de Soure
23h00 Encerramento da Feira de Produtos da Terra "SOURE da SERRA ao CAMPO"


DOMINGO 21

ENCONTRO MOTORIZADAS ANTIGAS

09h00 Abertura I Feira de Produtos da Terra "SOURE da SERRA ao CAMPO"
09h30 Chegada Das motorizadas frente à Câmara Municipal de Soure
10h45 Partida para passeio turístico pelo concelho
12h30 Exposição das motorizadas antigas no centro Urbano de Soure
12h30 ALMOÇOS nas Esplanadas do Centro Urbano
16h00 Marchas Populares

17h00 Baile Popular Grupo musical BIG BANDA
19h00 JANTARES nas Esplanadas do Centro Urbano


In Associação Empresarial de Soure

II Encontro de Motorizadas Antigas - Soure

 
In Associação Empresarial de Soure

III Encontro de Automóveis Clássicos - Soure

In Associação Empresarial de Soure

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Câmara agradece “feito histórico” do Sourense



O que fez o Sourense, nesta época, “é um feito histórico”. Para o presidente, Gil Soares, o realce não vai tanto para a subida de divisão, a terceira, mas para o facto de, em quase 70 anos de história, ter sido a primeira vez que o clube garantiu o primeiro lugar da série. Já o presidente da câmara, João Gouveia, acrescenta um aspeto fundamental: tudo isto é conseguido à custa de uma gestão tão ambiciosa quanto responsável e sustentada.
 
Sábado, em Soure, foi dia de festa. Depois de garantir o 1.º lugar na sua série, o Sourense foi recebido nos Paços do Concelho para uma mais do que merecida homenagem. Gil Soares agradeceu e aproveitou para reconhecer que tudo isto só foi possível pelo trabalho, pela humildade e pela dedicação de todos: jogadores, equipa técnica, roupeiros, massagistas e dirigentes.
 
Mas o presidente do Sourense põe também a tónica no resultado das políticas de apoio ao desporto da câmara municipal. “Uma política que aposta forte na formação, mas que não descura o aspeto competitivo”, explicita, acentuando o facto de, hoje, o clube ser um “embaixador do concelho”, em todo o país.
 
In asbeiras.pt por Paulo Marques

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA


Está patente ao público na Biblioteca Municipal a Exposição de fotografias cujo tema é a "Capela de S. Francisco e da Rainha Santa de Soure".

A exposição pode ser visitada no horário de funcionamento da Biblioteca.

In cm-soure.pt

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Exposição “Rei e Rainha do Mondego” em Soure

A Rede dos Castelos e Muralhas do Mondego lançou, junto dos 1.º e 2.º ciclos das Instituições de Ensino dos oito municípios integrantes, o desafio “Rei e Rainha do Mondego”, que visava a construção de dois elementos tridimensionais que representassem o casal real dos Castelos e Muralhas do Mondego.
A criatividade e o empenho da comunidade escolar neste desafio está, agora, a concurso, com doze casais reais que percorrem todos os municípios da Rede, entre 18 de abril e 18 de setembro de 2013. O visitante será convidado a votar, uma única vez por ciclo, no melhor Casal Real; os vencedores serão anunciados em data próxima ao dia 7 de outubro, Dia Nacional dos Castelos, no decorrer do I Congresso Internacional da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego.

Entre os dias 13 e 30 de junho a exposição vai estar patente em Soure, nos Paços do Concelho.

Mais informações:

Polícias motards em Soure


 
In cmtv

Sourense mantém a aposta em Nuno Raquete

O Grupo Desportivo Sourense já prepara a participação na nova prova federativa, o Campeonato Nacional de Seniores. Assim, o clube da Vila de Soure já garantiu a continuidade de Nuno Raquete, técnico que manteve a coletividade nos nacionais.

O Sourense foi campeão de série, algo que não acontecia há muitos anos, por isso a continuidade de Nuno Raquete não é uma surpresa, antes pelo contrário. A seu lado o treinador continua a ter como adjunto o seu irmão Paulo Raquete

Em breve será anunciado o nome do treinador de guarda-redes que completa a equipa técnica.
Quanto à constituição do plantel em breve a direcção do clube dá a conhecer a estrutura do plantel para a época 2013/2014. Ao que apurámos a espinha dorsal da equipa vai manter-se e as contratações não serão muitas, como é habitual.
In oderbie.com por Cid Ramos

Idoso morre em violenta colisão

 Foto Carlos Jorge Monteiro


Uma vítima mortal é o resultado da colisão, entre um veículo ligeiro de mercadorias e uma motorizada.

O acidente ocorreu ontem, cerca das 09H15, na estrada nacional 347, que liga Alfarelos a Montemor-o-Velho. O local do acidente está na zona limite com o concelho de Soure.

Manuel Rodrigues Bento, de 74 anos, conduzia uma motorizada quando colidiu na traseira de uma “carrinha de caixa aberta”. Segundo fonte dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, “a vítima esteve em paragem cardiorrespiratória durante mais de uma hora”.

In asbeiras.pt

Soure: Bebé nasce em ambulância.


 
In CMTV

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Funcionária de posto de combustível de Soure roubada


Passavam poucos minutos das 23H00 de sábado, quando a funcionária de um posto de combustível de Soure se preparava para efetuar um depósito numa caixa ATM (multibanco). Foi nesse momento que a mulher foi abordada por um homem, que envergava uma arma de fogo, tendo-lhe exigido o dinheiro que esta tinha na sua posse – proveniente de um sábado inteiro de trabalho. Assim, os cerca de 1.500 euros que tinha na sua posse foram roubados. O homem, de cara tapada com um capuz, exigiu a verba sob ameaça de uma arma de fogo.
.
Segundo o DIÁRIO AS BEIRAS apurou, o homem terá fugido a pé em direção a uma rua estreita. Sabe-se ainda que a vítima, após o assalto, foi para o meio da rua gritar. Foi nessa altura que populares se aperceberam do sucedido e informaram a GNR do assalto.
.
Contudo, de nada valeu já que o assaltante não foi visto. Ao que tudo indica, teria nas proximidades um carro para fugir.
.
In asbeiras.pt por Joana Santos
03/06/2013