terça-feira, 28 de outubro de 2014

GNR identifica assaltante da Biblioteca de Soure



Na noite de 24 para 25 de Outubro de 2014, através de escalamento de muro e arrombamento vidro, ocorreu um furto no interior da biblioteca Municipal de Soure, tendo sido subtraído um computador portátil, duas máquinas fotográficas e uma câmara de filmar, avaliado em mais de
2000 euros.

O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR em conjuntamente com o Posto Territorial de Soure, do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, em 25 de Outubro 2014, identificou um individuo do sexo masculino, cerca de 30 anos de idade, residente no Concelho de Soure, por posse de uma máquina fotográfica, produto do furto em causa.

No decorrer das diligências subsequentes, foi realizada uma busca domiciliária à residência do suspeito, a qual culminou com a apreensão do computador portátil, outra máquina fotográfica, uma câmara de filmar, assim como, artigos de transporte de material furtado, ferramentas usadas para a consumação dos fatos, tendo a GNR apreendido mais de duzentos cartuchos carregados de diversos tipos e calibres.

In noticiasdecoimbra.pt

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Mata mulher por suspeita de traição


António José Teixeira decidiu também matar duas filhas para não sofrerem pela perda da mãe.

Decidiu matar as duas filhas para as poupar ao sofrimento de ficarem sem a mãe, que primeiro assassinou à facada por ciúmes doentios – estava convencido de que Fernanda Ferreira o andava a trair. Foi esta a razão que António José Teixeira, 49 anos, invocou às autoridades para justificar os crimes que cometeu, anteontem de madrugada, na sua casa, em Soure.

Contou que na noite de domingo foi dominado pela vontade de matar a mulher, de 47 anos. Há largos meses que a tensão crescera entre ambos, devido aos ciúmes e à pouca autoestima que sentia pelo longo período em que esteve desempregado. Foi buscar uma faca de cozinha com a qual desferiu vários golpes na mulher. A faca partiu-se e recorreu a outras: terá usado entre três e quatro facas, também para matar as duas filhas.

Pensou que matara as duas, mas Joana, de 13 anos, sobreviveu. Inês, de 16, perdeu a vida. Ontem, presente ao juiz, em Coimbra, o engenheiro recolheu em prisão preventiva.

Diz que depois de matar a família teve intenção de se suicidar mas não conseguiu.

Funerais na terra dos pais de Fernanda
Estão agendados para esta tarde os funerais de Fernanda Ferreira e da filha mais velha, Inês Vilaranda, de 16 anos. Serão realizados na localidade de Gesteira, onde residem os pais de Fernanda. As cerimónias estão marcadas para as 15h00, na igreja local, seguindo depois para o cemitério da localidade.

Espera-se que os corpos de mãe e filha cheguem, ainda durante a manhã, à Igreja da Gesteira. Ao cortejo fúnebre deverão juntar-se alunos, professores e funcionários do Instituto Pedro Hispano, a escola que as duas irmãs frequentavam. Fonte da direção contou ao CM que será realizada uma última homenagem, sobretudo pelos colegas de turma, à jovem de 16 anos, que frequentava o 11º ano. A irmã recupera no hospital.

Vizinhança em choque com o crime de homem "pacato"
Desolação e incredulidade. Um dia depois do crime, a vizinhança da urbanização Encosta do Sol, no centro da vila de Soure, ainda não conseguia perceber o ato de António José Teixeira, um homem que todos sempre consideraram "pacato". Ontem, o caso continuava a dominar as conversas. Era evidente o choque pelo desfecho trágico, no seio de uma família que a todos parecia ser "unida".

Também no local de trabalho de Fernanda Ferreira o ambiente era de consternação. Anteontem, a empresa de informática de Coimbra esteve encerrada, em homenagem à funcionária. Os ciúmes doentios de António já tinham chamado a atenção de alguns colegas de Fernanda.

In Correio da Manhã
by Paula Gonçalves

domingo, 19 de outubro de 2014

Sourense quer continuar a “beber” da Taça


Além de liderar a Série E do Nacional de Seniores, a equipa de Soure quer chegar à 4.ª eliminatória da Taça de Portugal e continuar a fazer história.

Em Soure vivem-se dias felizes. Depois das dificuldades sentidas na temporada passada – o início de época foi complicado, mas a equipa recompôs-se na segunda metade da temporada -, o Sourense é agora o principal destaque da Série E do Campeonato Nacional de Seniores.


Com o triunfo (1-0) no último domingo sobre o Pampilhosa, o conjunto orientado por Nuno Raquete isolou-se na liderança da classificação, precisamente por troca com a equipa que derrotou. Um rendimento que só espantará quem não conhece a valia desta equipa, dizem treinadores e jogadores, que, embora admitam que ficar na 1.ª po­sição e garantir um lugar na fase seguinte não é o objectivo traçado, sempre vão lembrando que o comando não é obra do acaso. A equipa tem feito pela vida e beneficia não só do bom trabalho semanal como de ter agora um plantel mais extenso.

In Diário de Coimbra
by Ricardo Sousa

Taça de Portugal
Dia 19 de Outubro de 2014 - 14H30
GD SOURENSE vs Santa Eulália

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Soure - O último ataque muçulmano - 1144


"Existem divergências quanto à fundação do Castelo de Soure, argumentando alguns que o conde D.Henrique outorgou foral à povoação em 1111 e outros atribuí-la aos muçulmanos.

Há consenso que o castelo foi erguido apressadamente, como não será difícil deduzir atendendo à sua condição de território fronteiriço, tendo sofrido em várias ocasiões assaltos de forças muçulmanas.

Em 1116 deu-se um dos ataques mais violentos, que visava retomar Coimbra, fugindo a população que depois de incendiar o castelo se refugiou em Coimbra.

Mais tarde, a condessa D. Teresa concedeu(1128) à Ordem do Templo o Castelo de Soure e todas as terras entre Coimbra e Leiria, vindo a constituir estes domínios a sede da Ordem em Portugal.

Supõe-se que, após essa investida muçulmana e a destruição do castelo de Soure, Martinho Árias foi encarregado de ali restaurar a igreja e de prestar assistência religiosa aos moradores.

Não há contudo nenhuma notícia de qualquer intervenção dos Templários em operações militares até 1144. A suas forças organizativas estavam mais empenhadas na gestão das numerosas terras que lhe haviam sido entregues em França e noutros países.




S. Martinho de Soure, apesar de não ser natural de Soure, veio para esta localidade, (era cónego da Sé de Coimbra), com o seu irmão Mendo, também eclesiástico do mesmo cabido

Segundo o cronista, em 1144, o governador de Santarém Abu-Zakaria ocupou Soure, que destruiu, levando cativa parte da população para Santarém, com excepção de Martinho Árias, que foi conduzido a Córdova, onde viria a morrer anos mais tarde.

Esta derrota é ilustrativa da má preparação acima referida, contudo o contingente templário terá sido bastante reforçado atendendo à importante ajuda que prestaram a D.Afonso Henriques aquando da conquista de Santarém.

Quando D. Afonso Henriques, ajudado pelos cavaleiros da Ordem do Templo de Soure, em 1147, conquistou Santarém e libertou os sourenses cativos, já Martinho Árias estava em Córdova, não tendo tido oportunidade de presenciar aquilo por que lutou durante toda a vida.

No entanto, após 1144, não há informação de mais nenhum ataque muçulmano ao Reino de Portugal após esta data."

in gaibeus.blogspot.pt

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Será a Vila de Soure a vila mais antiga do país?

FORAL DE SOURE
1111


"A suspeição da imprensa regional e nacional sobre a legitimidade da afirmação da posse do título de vila mais antiga de Portugal por parte do município de Ponte de Lima tem ganho repercussões graves. Os contornos desta afirmação nunca me foram claros, no entanto assumi que Ponte de Lima seria a vila mais antiga não histórico-cronologicamente mas sim porque as verdadeiras vilas detentoras do título elevaram-se a cidade ganhando automaticamente Ponte de Lima essa categoria. O desinteresse da autarquia na elevação de Ponte de Lima a cidade seria em parte uma estratégia no sentido de não deixar escapar esse título.

Quando os historiadores não chegam a conclusões claras é normal os casos mais prováveis apressarem-se a reclamar o título. Faz lembrar as várias teorias sobre o nascimento de personalidades históricas como Gil Vicente. Na sua probabilidade, cidades como Guimarães adiantam-se a dar o seu nome a uma escola e Barcelos a um clube de Futebol quando provavelmente Gil Vicente não nasceu no Minho mas nas Beiras. O mesmo acontece com Cristovão Colombo sobre a sua nacionalidade portuguesa ,castelhana ou até italiana. Daí terem proliferado as supostas casas-museu em várias localidades.


No caso de Ponte de Lima o assunto parece ser historicamente bem fundamentado visto o município de Soure ter recebido foral em 1111 pelo Conde D.Henrique (14 anos antes de Ponte de Lima) e com a agravante de ainda ser uma vila. É curioso esta vila de Soure não ter reclamado este título quando esta afirmação tornou-se um sobrenome de Ponte de Lima nos últimos anos.
Esperemos então pela reposição da verdade.

A moda das autarquias do país quererem assumir a sua identidade com algum titulo como "a capital de algo" generalizou-se nos últimos 15 anos. Santarém-Capital do Gótico, Braga-Cidade Barroca, Coimbra-Capital do Conhecimento, Ponte de Lima-A vila mais Antiga.
É verdade que Ponte de Lima não necessitava de cultivar esta falácia ao ponto de acreditarmos nela própria. É embaraçoso para os habitantes e Ponte de Lima tem apostado noutros temas que fariam mais sentido como referência nacional como a aposta na ecologia. Esperemos então que a autarquia não caia no provincianismo de mudar a placa da auto-estrada A3 de "Ponte de Lima- a vila mais antiga" para "Ponte de Lima - A Capital do Arroz de Sarrabulho".
 
"Na análise ao título de Vila mais antiga de Portugal talvez tenha sido criada uma falta de coerência face à comparação das datas, pois a Ponte de Lima é atribuído por D. Teresa um foral datado de 1125 e a Soure, pela mão do marido de D. Teresa, o Conde D. Henrique, foi outorgado um foral datado de 1111.
 
Contudo, talvez estes títulos concedidos não possam ser considerados como válidos para a designação de Vila mais antiga de Portugal, uma vez que apenas em 1143 foi considerada a independência do país. Deste modo, creio que exista a necessidade de analisar o foral mais antigo atribuído após o ano 1143, que no caso de Ponte de Lima foi concedido pela mão de D. Afonso II, em Guimarães no ano 1217, o qual confirmou o foral e aumentou-lhe os seus privilégios. Posteriormente também em Lisboa D. Manuel concedeu um novo foral em 1511.
 
Acerca da Vila de Soure, constatei que o novo foral apenas lhe foi concedido por D. Manuel em 1513. Deste modo e através desta linha de pensamento, conclui-se que Ponte de Lima poderá ser considerada como uma Vila mais antiga que Soure, não concluindo que possa ser a mais antiga de Portugal pois desconheço se alguma vez as datas dos forais das várias Vilas do país foram comparadas deste modo.

Apesar da suspeição acerca da legitimidade do título, sabe-se que Ponte de Lima possui uma história bem mais longa que a de Soure, uma vez que existem referências acerca da sua existência no ano 114 a.C., sendo denominada como Forum Limicorum e pensando-se ser ainda anterior a esta data. Acerca de Soure, o mais antigo documento escrito que foi encontrado, data de 1043."
 
AFINAL, QUAL A VILA MAIS ANTIGA DO PAÍS ?
 
in arquitecturaepontedelima.blogspot.pt

sábado, 11 de outubro de 2014

Soure terá "Espaço do Cidadão"



Soure é um dos municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM – RC) que vão ter Espaços do Cidadão, isto é, locais onde os munícipes vão poder tratar de um vasto leque de assuntos, como por exemplo renovar a carta de condução, alterar a morada no Cartão de Cidadão ou entregar documentação para a ADSE.

A cerimónia de assinatura do protocolo teve lugar no dia 7 de outubro, pelas 15h, na sede da CIM – RC, e contou com a presença do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, do secretário de Estado para a Modernização Administrativa, Joaquim Cardoso da Costa, e de mais 18 representantes dos municípios aderentes.

A criação da Rede de Espaços do Cidadão insere-se na Estratégia de Reorganização dos serviços de atendimento da Administração Pública, a qual surgiu na sequência do processo desencadeado através do Conselho de Concertação Territorial, órgão do Governo que junta membros do Executivo e membros representativos das regiões autónomas, dos municípios e das freguesias. O objetivo deste órgão é promover a concertação e o encontro de ideias no que concerne a políticas públicas com impacto no território nacional.

O protocolo que foi assinado anteontem prevê a criação de 39 Espaços do Cidadão em 18 dos 19 municípios da CIM – RC, que juntam-se agora aos 70 que foram já objeto de protocolo com municípios de outras comunidades intermunicipais do país. Os 18 municípios da CIM – RC que assinaram o protocolo são: Arganil, Cantanhede, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Despiste mata polícia


Um morto, seis feridos graves e catorze ligeiros foram ontem o resultado de cinco violentos acidentes – num dos quais, no IC2, em Venda Nova, Soure, um polícia perdeu a vida. O aumento do número de desastres de norte a sul estará associado ao agravamento das condições climatéricas.

Francisco Guerreiro, 54 anos, agente da PSP de Lisboa, seguia no sentido norte-sul do IC2 quando a viatura que conduzia se despistou para um silvado. O condutor foi projetado para fora do carro cerca de três metros.

Quando os meios de socorro chegaram ao local do acidente, o polícia já estava morto. O alerta chegou aos bombeiros de Soure pelas 08h10, mas o comandante da corporação admite que o despiste tenha ocorrido mais cedo. Natural de Cabanas de Viriato, Francisco Guerreiro prestava atualmente serviço na esquadra da PSP da Penha de França, tendo anteriormente passado por outras esquadras de Lisboa: Santa Apolónia e largo do Rato.

Ainda no concelho de Soure, um outro despiste deixou ligeiramente feridas uma mulher e a filha, de seis anos. Em Braga, um casal de 55 anos e o filho, de 13, ficaram feridos num despiste seguido de capotamento, na Variante do Cávado, em Dume.

A família teve de ser desencarcerada e transportada para o hospital com acompanhamento da equipa médica. O ferido mais grave é o condutor, de 55 anos, com um traumatismo craniano. Nenhuma das vítimas corre risco de vida.

Em Odemira, uma distração de um dos dois condutores ou o piso molhado terá levado um motorista de táxi a colidir na traseira de uma carrinha, que transportava sete trabalhadores, de nacionalidade romena.

Três sofreram ferimentos graves e quatro têm ferimentos ligeiros. Foram assistidos no local e transportados para o hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém.

In cmjornal.xl.pt
08/10/2014

BTT - Pardal voou como líder na Avalanche da Lousã


Francisco Pardal, actual campeão nacional de downhill, teve na tarde de ontem “asas” para voar sobre a Serra da Lousã e se tornar no primeiro atleta a somar três conquistas da Avalanche Licor Beirão (2011, 2013 e 2014).

O betetista natural de Soure, que representa a selecção nacional, terminou a prova, que este ano contou com a participação de cerca de 400 praticantes de BTT, em 19:29,59 minutos, menos 17,97 segundos que Gonçalo Amado (outro campeão nacional na categoria de XC sub-23) e 18,22 que o espanhol Antonio Pérez da Costa, que ficaram no 2.º e 3.º lugar, respectivamente.

No sábado, o “às” das bicicletas, teve um «problema mecânico», segundo o que contou em declarações ao nosso Jornal, e necessitou de ser «rebocado por um colega» de forma a partir de uma posição favorável que lhe permitisse disputar a vitória na prova. Francisco Pardal arrancou do 10.º posto na grelha de partida e, através do que considerou ser «um bom início», conseguiu chegar praticamente sozinho à linha de meta.

«A Lousã é o local onde costumo treinar e onde passo muito tempo da minha vida, não só em treinos, mas também com amigos. Vencer aqui foi muito importante, é um sítio especial, uma segunda casa onde sinto bastante apoio», afirmou o campeão nacional, 23 anos, ao Diário de Coimbra.

Nas provas de classificação, que decorreram durante a tarde de sábado, os interessados em assegurar um lugar nas linhas da frente no dia seguinte, disputaram uma manga que tinha o seu término junto ao Castelo da Lousã, com uma zona bastante técnica e onde José Borges obteve o melhor resultado do dia com o tempo de 10:14,31.

Maaris Meier veio da Estónia para conquistar a Lousã.

No sector feminino, Maaris Meier, betetista estoniana, conquistou a vitória ao terminar a prova com diferença de 2:54, 23 minutos sobre Margarida Bandeira (27:27,75) e 4:29, 28 que Leonor Bandeira (29:02,80) que se posicionaram em 2.º e 3.º na classificação final, respectivamente.

A edição deste ano contou mais uma vez, com a colaboração do Licor Beirão, Câmara Municipal da Lousã, Fox Racing Shox, Coluer bikes e BS Seguros.

Motowash, Hotel palácio da Lousã, Trevipapel, Socigene, Gazmondego, NB Auto, CDL Inspeções Auto, Aguas Luso, Baldios da Lousã, Cronobandeira e Bike Magazine foram outros dos parceiros do evento .

By André Freixo
In penacovactual.pt - Jornal Online
06/10/2014