domingo, 18 de dezembro de 2016

Soure investe 424 mil euros em unidade de saúde na única freguesia que ganha população

A autarquia de Soure vai investir 424 mil euros na requalificação e ampliação de uma unidade de saúde na Granja do Ulmeiro, a única freguesia do concelho que tem vindo a ganhar população, disse o presidente da Câmara.

"No intervalo dos últimos censos o concelho de Soure perdeu oito por cento de população, mas a Granja do Ulmeiro [onde se situa a estação ferroviária de Alfarelos, na linha do Norte] é a única que inverte esta tendência e continua a aumentar de população", disse hoje a agência Lusa Mário Nunes.

O autarca frisou ainda que, deste modo, a ampliação e requalificação da atual extensão de saúde, que poderá vir a albergar uma Unidade de Saúde Familiar, "é uma exigência" e o município celebrou um acordo com o ministério da Saúde nesse sentido, candidatando-se a fundos comunitários do quadro Portugal 2020.

A autarquia "é a dona da obra", adiantou Mário Nunes, frisando que para além da empreitada que tem um prazo de execução de nove meses - e cujo concurso público foi hoje publicado em Diário da República - o município cede o terreno da ampliação, assume o projeto e o mobiliário da nova unidade de saúde.

Segundo os termos do concurso, os trabalhos de "remodelação e ampliação de um edifício existente, onde atualmente funciona a Extensão de Saúde de Granja do Ulmeiro, dotando-o das necessárias condições para desempenhar as funções de Unidade de Saúde Familiar" abrangem uma área total de cerca de 1.100 m2, mais de 680 dos quais de área coberta.

In http://www.rtp.pt/noticias/economia/soure-investe-424-mil-euros-em-unidade-de-saude-na-unica-freguesia-que-ganha-populacao_n969388