terça-feira, 30 de julho de 2013

CRMX 2013: Hugo Basaúla domina em Soure

 
 
O Campeonato Regional Centro-Sul/ Rómoto teve continuidade em Soure, onde Hugo Basaúla dominou as duas corridas principais que reuniram os pilotos das classes MX1 e MX2. Entre os Cadetes, André Sérgio também saiu vencedor nas respectivas mangas.
 
Na pista de Soure, a tarde de Domingo foi ocupada com um vasto e variado programa de corridas. De manhã a pista ainda estava escorregadia, pois choveu durante a noite, mas depois o Sol abriu e à tarde chegou mesmo a levantar pó à passagem d
os concorrentes.
 
Apenas dois pilotos não pontuavam para o “Regional” Centro-Sul, por serem “Pro Elite”. Um deles, Hugo Basaúla, foi o único comandante nas duas mangas seniores, sempre secundado por Jonathan Rodriguez, e com Diogo Pereira (o outro Pro Elite) no 3.º posto. O melhor colocado entre os pilotos de MX2 foi Flávio Cardoso, na primeira manga seguido por Marco Vicente e na outra por Miguel Saúde.
 
Entre os Cadetes, André Sérgio ganhou as duas mangas, mas se na primeira liderou todo o tempo, na outra caiu logo no arranque, e demorou meia-dúzia de voltas até chegar à dianteira. Carlos Moreira bisou no 2.º posto, tal como Bruno Charrua completou o pódio.
 
Nas hostes dos Novatos, Carlos Silva ganhou sem contestação as duas mangas, com António Estrompa e Dário Lourenço nas posições imediatas.
 
Quanto aos Minis 50, Afonso Gomes foi o claro dominador nas duas corridas, com significativa vantagem sobre Martim Espinho, Gil Maria e Luísa Miranda. Nos Minis 65, Alexandre Marques estava imparável – na primeira saída à pista liderou sempre, na segunda caiu no arranque, mas à segunda volta já estava na dianteira, enquanto Ricardo Rocha bisou no 2.º posto, seguido de Hugo Dias.
 
Finalmente, nas Pitbikes, Carlos Silva ganhou as duas mangas, à frente de Dinis Teixeira e Luís Pedro na primeira manga, tendo este invertido posições na restante corrida.
 
In fozmotor.com

domingo, 21 de julho de 2013

Carlos Cordeiro desiste por motivos pessoais.

 
Carlos Cordeiro teve de desistir por motivos pessoais e ontem foi aprovado o seu sucessor.
 
Surpresa no processo autárquico em curso no distrito de Coimbra, o que deixa antever que até ao lavar dos cestos  ainda é vindima  desde a Figueira da Foz até Oliveira do Hospital, mais não seja porque as eleições de 2013 são em Setembro.
 
Carlos Páscoa, que era candidato à Assembleia Municipal de Soure, aceitou o desafio de conquistar a Câmara que João Gouveia não quer perder, apesar de já não poder ser candidato.
 
O exclusivo está  na 1ª página do Diário de Coimbra, onde se pode ler que “Carlos Páscoa vai ser o candidato à Câmara de Soure pela coligação PSD/CDS-PP na sequência da desistência de Carlos Cordeiro que invocou motivos de ordem pessoal para sair da corrida eleitoral”.
 
Notícias de Coimbra já viu que Carlos Páscoa não perdeu tempo. Em simultâneo com a divulgação da novidade,  a coligação  Soure Para Todos, que  suporta a sua candidatura, criou uma página no Facebook, inovando na forma de comunicar com os eleitores através da “carta electrónica” que reproduzimos:
 
"Sourenses
 
Alguns anos já passaram sobre o nosso primeiro encontro eleitoral mas  a vontade de servir o Concelho manteve- se inalterada.
 
Por isso aqui estou, de novo, perante vós como candidato da Coligação “Soure para Todos“.
 
Como ninguém pode alhear-se da responsabilidade de construir um Concelho que permita uma vida digna para nós e para os nossos filhos também eu quero dizer PRESENTE!
 
Comigo podem contar.
 
Nessa tarefa não quero ser nem mais nem menos do que qualquer um de vós. Quero ser,simplesmente, um de vós.
 
Tenho mantido uma carreira profissional ligada às áreas da solidariedade social e empresarial.
 
Porém, sei reconhecer e valorizar aqueles que, por qualquer motivo, se prestam à causa pública.
 
Assim, com a clara noção de que todos somos poucos para fazer frente às dificuldades dos nossos dias e às preocupações das pessoas num mundo em mudança, saúdo todos os candidatos das outras listas e cumprimento-os com todo o respeito democrático.
 
Tenho, como é sabido, os meus ideais políticos.
 
Contudo, quero esclarecer, com toda a clareza, que  não vou permitir que qualquer ideologia ou emblema partidário altere a minha conduta ou  condicione o que quero dizer aos sourenses.
 
Só responderei perante vós e a minha consciência. A  minha terra será o meu partido.
 
Tenho bons exemplos para dizer o que digo.
 
Logo a seguir ao 25 de Abril de 1974 o meu avô foi um dos primeiros autarcas do Concelho de Soure numa altura em que a Democracia dava os primeiros passos e em que tudo se fazia com sonho, abnegação, muita entrega e sem honrarias.
 
Ele, e muitos outros como ele, são ainda hoje o meu farol da vida publica e os seus valores são aqueles  que pretendo seguir.
 
A todos aqueles que nunca desistiram de lutar em Soure pela Dignidade humana e pela Liberdade  gostaria de dedicar a minha campanha.
 
Carlos Páscoa"
 
In noticiasdecoimbra.pt

sábado, 20 de julho de 2013

Soure: Roteiro sob o tema “da Serra ao Campo”

O roteiro comercial e gastronómico, este ano sob o tema “Soure - da Serra ao Campo”, decorre de hoje até domingo (dia 21) com um programa que inclui uma mega esplanada, o III Encontro de Automóveis Clássicos, o II Encontro de Motorizadas Antigas, a I Feira de Produtos da Terra, a I Feira sem Regras, o XIV Festival Luso-Espanhol de Folclore da Santa Casa da Misericórdia e o I Torneio de Futvolei de Soure.
 
Este “mega fim-de-semana” será uma união de vários eventos, desde o modelo organizativo da Associação Empresarial de Soure, que iniciou o projecto em 2011 com a realização “Comércio de Soure… animação e bem estar!”, até às iniciativas que contam com o apoio do Município e outras promovidas por várias entidades.
 
Na edição deste ano destaca-se a realização, pela primeira vez, da Feira Sem Regras (domingo, a partir das 10h00), organizada pela Associação Empresarial de Soure, assim como da feira de produtos da terra, denominada “Soure - da Serra ao Campo”, promovida pela associação de desenvolvimento Terras de Sicó, que decorrerá no sábado, das 09h00 às 23h00, e no domingo, também a partir das 09h00.
 
 
Hoje, o primeiro dia do roteiro comercial e gastronómico, abre, pelas 19h00, com o 1.º Torneiro de Futvolei, organizado pelo Clube Tracção Total Aventuras Soure, que decorrerá até domingo no campo de areia do Parque dos Bacelos, e tem, a partir das 21h00, o 10.º Encontro de Cantares organizado pela APPACDM.
 
No sábado, pelas 21h00, destaca-se o 14.º Festival Luso-Espanhol de Folclore da Santa Casa da Misericórdia, que decorrerá na avenida de Conselheiro Matoso, com a participação de grupos de Soure, Benavente, Matosinhos e Segóvia (Espanha).
 
A mega esplanada realiza-se durante os três dias do evento e conta com a participação de vários restaurantes, cafés e pastelarias da vila, em que cada um destes espaços serve pratos, petiscos e doçaria típica da região de Soure.
 
A animação do centro urbano tem som de rua, grupos de baile popular, folclore e marchas populares, no domingo, a partir das 17h00, com a 1.ª Feira de Produtos da Terra a efectuar-se no Mercado Municipal (sábado e domingo), das 09h00 às 19h00, iniciativa destinada a promover os produtos da terra (como o arroz, feijão, couves), endógenos (como mel, compotas, doces tradicionais, vinho, produtos fumados) e artesanais produzidos no concelho.
 
A “Feira sem Regras” será realizada no parque de estacionamento do Mercado Municipal, no domingo, das 10h00 às 19h00, organizada pela primeira vez e sendo o ponto de partida para uma iniciativa com uma periodicidade trimestral, destinando-se exclusivamente a “expositores” não profissionais que estejam interessados em vender objectos que acumularam em casa.
 
In campeaoprovincias.pt

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Objetivo: mais de 50 mil a Soure

 
O objetivo é mesmo esse: trazer todo o concelho ao coração da vila e ainda atrair uns milhares de pessoas de fora. A festa, “Soure da serra ao campo”, começa já hoje e prolonga-se até domingo e reúne, em três dias, o melhor da gastronomia, do artesanato, da cultura.
 
O programa é rico e denso e pode ser consultado nas páginas desta edição do DIÁRIO AS BEIRAS. Para além das feiras e do já habitual rua/esplanada, no centro urbano, com nove restaurantes, cafés, pastelarias a servirem, vai haver muita animação
 
A festa, num fim de semana em meados de julho, é já um hábito, em Soure. Pelo menos desde 1994, adianta o presidente da câmara, João Gouveia, recordando as sucessivas edições do certame de artesanato e gastronomia e, nos dois últimos anos, o Roteiro Gastronómico, já organizado com a Associação Empresarial de Soure.
 
In asbeiras.pt

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Torneio de Futvolei em Soure


O 1º TFS (Torneio de Futvolei em Soure), desporto inovador no concelho, realizar-se-á entre 19 e 21 de Julho, com a competição a decorrer no Campo de Areia do Parque dos Bacelos.
 

Arenacross em Soure a 28 de Julho

 
 
28 de Julho será a data de estreia de um novo formato de provas em Portugal.
O Arenacross aparece para complementar o Supercross, modalidade de grande espetacularidade mas mais exigente no que diz respeito à componente física e técnica. Assim, este formato de Arenacross não será aquilo que é por exemplo usado nos EUA, onde as pistas são mais pequenas e compactas que as de Supercross, mas igualmente repletas de zonas técnicas e exigentes. Neste Arenacross, o objetivo foi criar um traçado acessível a todos os pilotos, para que o possam praticar de forma mais segura e divertida esta modalidade.
 
Jorge Ró é o mentor deste projeto, que aproveitou o espaço da antiga pista de Supercross de Soure ( uma das melhores a nível nacional ), para criar um traçado acessível, divertido e pronto para receber pilotos de todos os níveis.
 
Em pista vão estar várias classes. Desde os mais jovens nas 50, 65 e 85, haverá também as habituais classes de MX1, MX2 e Elite, com lugar a classificações separadas entre pilotos Pro e Amadores.
Um novo conceito que aparece em 2013. 
 
In holeshot.com.PT
Por Nuno Cação

Mário Jorge Nunes garante crescimento sustentável, inteligente e inclusivo para Soure



O candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Soure, Mário Jorge Nunes, garante fazer crescer o concelho de uma forma sustentável, inteligente e inclusiva. A candidatura, que tem como mandatário o coronel António Marouva Cera, foi apresentada na sexta-feira à noite (5 de Julho), perante algumas centenas de pessoas, e com a participação da presidente do partido, Maria Belém Roseira.

Mário Jorge Nunes iniciou a sua intervenção saudando os sourenses oriundos das, ainda, 12 freguesias do concelho, prometendo trata-las todas elas como freguesias que são, apesar da lei da reorganização administrativa ter imposto a redução para dez. “Com as suas diversidades culturais e marcas próprias, tratarei todas como freguesias que são, independentes, indivisíveis, culturalmente como história no concelho de Soure”, garantiu.
 
Ao assumir-se como “católico e republicano formado no espírito da social-democracia europeia”, o candidato disse comungar com todos os valores da “solidariedade, da fraternidade e da igualdade de oportunidades para todos”.
 
Revelando-se conhecedor do “valor das pessoas”, Mário Jorge Nunes disse saber o que desejam: “paz social; emprego para os jovens, para todos aqueles que não desejam abandonar o concelho para obter sustento das suas famílias; apoio para os mais necessitados; acessibilidades que nos aproximem, mais cómoda e rapidamente a todos os cantos do país; satisfação das necessidades básicas; uma educação de qualidade; acesso aos cuidados de saúde; protecção de pessoas e de bens”.
 
Contudo, o actual vereador em regime de permanência considera que apenas pode prometer tudo o que é capaz de fazer e nada mais. Ou seja, “trabalho, dedicação às pessoas do concelho, honestidade, competência, capacidade de empreender novas funções e audácia para novos desafios”.
 
Prometer um concelho com crescimento sustentável, com crescimento inteligente e com crescimento inclusivo, são as principais linhas orientadoras do seu projecto autárquico para os próximos anos.
Sustentável porque considera importante “fomentar a sustentabilidade e o emprego na economia local de forma a permitir a fixação das pessoas, o seu crescimento harmonioso num ambiente de qualidade”.
 
Inteligente através da aposta no “acesso mais simplificado às novas tecnologias, na inovação e no conhecimento, apoiando empresas de elevado valor acrescentado e a formação e qualificação das pessoas”, assim como ao “garantir a proximidade dos serviços e a partilha das decisões com os cidadãos”.
 
Inclusivo, mantendo o “pacto de compromisso solidário e empreendedor com as instituições do concelho, valorizando o exemplo do concelho de Soure como o concelho da paz social e da solidariedade”.
 
Orgulhando-se de ter participado nas equipas executivas que têm gerido o concelho nos últimos anos, e do “trabalho desenvolvido em prol das pessoas”, Mário Jorge Nunes realçou as “experiências” – social, técnica, profissional, humanista, cívica, associativa e política – adquiridas ao longo dos seus 48 anos como “indispensáveis para a gestão autárquica”.
 
Aliás, experiências vincadas pelo actual presidente da Câmara e cabeça de lista à Assembleia Municipal. João Gouveia referiu-se a Mário Jorge Nunes como uma pessoa preparada e capaz para assumir a liderança do município. Até porque, na sua opinião, as qualidades de um presidente de Câmara passam pela “proximidade, afecto, preparação, capacidade, competência, experiência e sensibilidade social”.
 
Até porque, João Gouveia considera ser um “atrevimento profundo, uma violência à democracia” e um “insulto às gentes do concelho” surgirem candidaturas de “gente que não está preparada para gerir o que quer que seja”.
 
O autarca referiu-se, ainda, ao papel de Mário Jorge Nunes nas áreas que lhe foram delegadas no âmbito do executivo municipal, dando o exemplo do seu empenho na captação de um investimento na área do agro-alimentar para o concelho, no valor de 300 milhões de euros e que visou a criação de 150 postos de trabalho. “Outro investimento no sector turístico está a avançar”, disse.
 
Um trabalho do vereador que fez, ainda, com que o concelho de Soure seja, no território do Baixo Mondego, aquele que regista maior taxa de execução de projectos financiados por fundos comunitários e o 14º de entre os 100 da Região Centro.
 
A terminar, João Gouveia sublinhou que a candidatura do PS é a única capaz de fazer com que a gestão do concelho “dê alegrias e continue a promover a melhoria do bem-estar das nossas gentes”. Sobretudo, continue a fazer de Soure um “concelho de referência positiva de paz social e de desenvolvimento” sendo essa uma “contestação lapidar de uma ambiência reinante do nosso concelho do qual temos o maior orgulho”.
 
Se Teresa Pedrosa, dirigente concelhia do PS e recandidata à Junta de Freguesia de Samuel, reconheceu e louvou a “capacidade de trabalho, o afinco e a determinação” do candidato à Câmara Municipal, que sabe quais são as “angústias e necessidades” dos sourenses, o líder distrital do PS de Coimbra destacou o trabalho desenvolvido pelo município liderado por João Gouveia e do qual Mário Jorge Nunes integra. “Os autarcas do PS têm neste concelho obra feita, obra meritória e que pode ser apresentada e julgada pelas populações”, afirmou Pedro Coimbra.
 
Para Maria Belém Roseira, presidente do Partido Socialista nacional, o projecto de Mário Jorge Nunes vai ao encontro daquilo que é a “grande honra” do partido: “cumprir o que promete” e “aproximar as pessoas à política” uma vez que “passam a acreditar naquilo que lhes é dito”.
 
A ex-ministra da Saúde destacou, também, a participação do coronel Marouva Cera como mandatário da candidatura, até porque se trata de um “Capitão de Abril discreto”, quando se assiste à descaracterização de Abril de 74. Para a presidente do partido, “o PS não quer perder este capital de esperança, de construção de desenvolvimento que foi o ideal do 25 de Abril”.
 
In noticiasdocentro.wordpress.com
08/07/2013
 
 

Bombeiros Voluntários de Soure de Luto



É com grande tristeza que os Bombeiros Voluntários de Soure vêem partir a bombeira Katea Esteves.
 
Dedicou parte da sua vida à grande causa dos bombeiros e partiu subitamente, deixando grande saudade e tristeza nos seus amigos e colegas.
 
Para ela a nossa grande homenagem por tudo o que era e fez. Obrigado Katea por tudo. Descansa em paz!
 
A Administração do  Corpo Ativo, Comando e Órgãos Sociais, expressa as mais Sentidas Condolências à Família Enlutada. Até já.

In diariobombeiro.blogspot.com