DESCARGAS NO RIO ARUNCA MATA MILHARES DE PEIXES
Boa Noite.
Fui informado por uma sourense de que terá acontecido mais uma descarga poluente no Rio Arunca/Anços ( foi verificado na zona da represa e campo de futebol).
Terão aparecido centenas/milhares de peixes mortos devido à forte poluíção.
Sendo uma informação ainda sem grande alarme na comunicação social, peço-vos que me enviem as vossas fotos para denúnciar o mais rápido possível às entidades responsáveis.
Teremos de informar todas as autoridades competentes na resolução destes crimes e as entidades que actuarão no rio, por forma a minimizar os danos.
Enviem as vossas fotos para o email SOURENSES@AEIOU.PT
Peço que este assunto não vos seja indiferente, é de responsabildade cívica.
Obrigado!
Fotos jornal "Preto no Branco"
RESPOSTA DA GNR / SEPNA
DEIXE O SEU COMENTÁRIO...
Isto é uma vergonha!
ResponderEliminarBoa Tarde. Informo os nossos visitantes, que relativamente a este crime, já foi devidamente denunciado às autoridades competentes. Esperemos em breve obter mais novidades.
ResponderEliminarCumprimentos
Boa Tarde.
ResponderEliminarActualizo, informando que a QUERCUS COIMBRA foi informada do sucedido.
Boas visitas.
Fico contente por as autoridades saberem desta situação grave,mas não acredito em nada a resolução deste atentado contra a natureza,sabendo que esta situação ocorre á mais de vinte anos e nunca houve culpados.Tambem tenho a impressão que durante todos estes anos á uma apatia das autoridades locais na beleza única que Soure tem, é a minha opinião.
ResponderEliminarSoure é o esgoto de Pombal, temos de acabar com isto.
ResponderEliminarMais uma vergonha que vamos divulgar.
ResponderEliminarVenho por este meio, mais uma vez expressar o meu desagrado perante esta situação, tenho a razão quando digo que as autoridades locais pouco ou nada se fazem perante esta situação,mas isto não é de hoje,já se arrasta á muitos e muitos anos,enfim é quem que temos a governar-nos.
ResponderEliminarNOTA(Ainda bem que existe este blog,para denunciar e tambem pressionar as autoridades competentes,mais uma parabens.)
Estive em Soure nos dias 6 e 7 de Outubro e tambem fiquei chocado com o degradante "evento".
ResponderEliminarÉ estranho que, não sendo a primeira vez que acontece (parece que ocorre sempre com a mesma origem)a APA ou quem a represente, não tenha já tomado medidas realmente eficazes junto dos poluidores.Não é concerteza por falta de conhecimento.
Já há alguma reacção das autoridades contactadas ou da Quercus?
ResponderEliminarEstes crimes ambientais podem ser denunciados junto dos seguintes organismos (pelo menos):SEPNA/GNR; ARH; IGAOT; CCDRC; ICNB ou mesmo directamente para a CMS ou para a APA
Boa Noite.
ResponderEliminarDa minha parte foi denunciado a SEPNA/GNR e QUERCUS. Pelo que é hábito, a SEPNA/GNR apenas contactará após todas as diligências tomadas, isto poderá durar um mês, até ao final das diligências.
A Quercus ainda não me respondeu, não querendo dizer que não tenham obtido a informação.
Cumprimentos
Obrigado SAURIUM pela rápida resposta ao meu ultimo comentário. Parece-me importante a sua atitude perante este atentado ambiental que julgo ser recorrente e sempre com a mesma origem ou origem do mesmo tipo. Esperemos que as coisas avancem positivamente por parte das autoridades
ResponderEliminarBoa Noite, Sr Acácio Silva.
ResponderEliminarA minha atitude não é nada de especial, apenas cumpro o meu dever cívico. Vou ser sincero, já fiz algumas denuncias à SEPNA/GNR e muito sinceramente sempre me mostraram uma disponibilidade fantástica na resolução e na descoberta dos responsáveis por tais actos. Aguardo com alguma curiosidade pela resposta à minha denúncia, resposta essa que é sempre dada ao denunciante. O problema é saber se existem provas/factos e que tenham uma relação de causalidade, por fim que a nivel penal /contra-ordenacional seja realmente severo para os autores, de forma a inibir.
Agradeço, pela sua participação no site, obrigado.
Cumprimentos
É degradadante ver o local onde á 40 anos, depois de um jogo de futebol na Doruana ia-mos todos beber água ao rio, mesmo local que foi mostrado na imagem...
ResponderEliminarEC
Olá a todos.
ResponderEliminarAgora já pode ler o Preto no Branco online em: www.gesteiracity.blogspot.com
Boa Noite.
ResponderEliminarFinalmente, recebi a resposta da entidade GNR/SEPNA.
Sim, foi apurado o atentado ambiental, mas temo que fiquemos só por aqui.
Como podem ler, foi elaborado um auto de notícia (crime público) relativamente aos factos, e serão analizadas as provas para apurar que produto provocou tal calamidade, correcto, mas esperemos que isso leve ao que verdadeiramente interessa, e isso é, entenda-se, apurar quem foi/foram o(s) autor(es) do crime.
A ver vamos.
Adm Saurium
Boa noite Saurium
ResponderEliminarParabens! É bom sinal que a GNR tenha tomado as medidas que refere e tenha respondido à sua denuncia em menos de 1 mês. Aguardemos
Meus amigos!
ResponderEliminarGostei de alguns comentários a esta situação, mas tenho de ser sincéro. Como dizia, aqui alguem, Soure é o esgoto de Pombal já á mais de 20 anos. Sincéramente não acredito que venha a que este caso venha a ter fim! Infelizmente, mesmo que as autoridades actuem, tudo acaba por ser abafado, pois o dinheiro fala mais alto mesmo que a saúde publica e toda a fauna esteja em risco. Lamento! E até quando?
Um abraço a todos
José Sousa
www.queriaserselvagem.blogspot.com
Lá vamos passar o Natal e mudar de ano, sem que haja notícias sobre quaisquer medidas tomadas pelas autoridades sobre o crime ecológico de Outubro! Será destino desta terra que ninguem lhe ligue?
ResponderEliminar