quarta-feira, 16 de agosto de 2006

AMBIENTE





























O "EFEITO SEGUNDA-FEIRA"

Porque é que tem de haver sempre tanto lixo depois das feiras???
Será que o rio tem de ficar sempre tão sujo?
Os ecopontos??? E o civismo
???


18 comentários:

  1. Olá. É incrível, parece que passou um tufão!!!
    Esta gente não liga nenhuma ao lixo que produzem...o problema é que quem sofre é o rio que nunca teve sossego.
    A câmara tem de dar condições para que isto não aconteça,parece que é uma fonte de produção de lixo, uma fonte de gente anti-natureza,que agora tem lugar marcado também ao sábado para assistirmos a isto.
    Santa Paciência! Os caixotes do lixo são para enfeitar.

    Parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
  2. Realmente é uma grandessíssima fonte de poluição. E é uma coisa tão simples de evitar...Basta que os feirantes e as pessoas que se deslocam à feira para fazer as suas compras tenham o cuidado de não deitar o lixo para o chão. Básico! O ideal seria depositá-lo em ecopontos, porque parece tratar-se maioritariamente de sacos de plástico. A minha sugestão é colocar ecopontos no local onde se realiza a feira ou, pelo menos, mais contentores. Assim, ninguém terá desculpa para continuar a sujar o rio de uma forma tão descarada.

    ResponderEliminar
  3. Este é o resultado da afectação de um espaço nobre da vila para um fim que não é o mais apropriado.

    Soure tem dois rios e não tira partido dessa importante mais valia.

    Vejamos os casos de Gois, Castanheira de Pera, Olhos de Fervença, Montemor-o-Velho, Torres do Mondego, Arganil, Coja, etc..

    Será caso par perguntar porque é que não é potenciada toda a margem do rio até Vila Nova de Anços?

    Seria possível a criação de zonas de lazer, a possibilidade de criação de uma zona pedonal ou até uma ciclo via.

    Será ainda caso para perguntar o que é que tem andado a fazer o Sr. Presidente da Câmara e a sua equipa nestes anos todos?

    :oo:

    ResponderEliminar
  4. Eles tens fiscais municipais,tem varredores, os homens da recolha do lixo, tudo e por onde andam? trabalhar faz calos,e no maximo ate as 4 da tarde, para nao cansar muito.. é vergonhoso!!
    Se tivessem competencia para a sua actividade profissional, certamente n se viria a verficar cenarios lastimaveis como esses!!!

    Cambada de vira casacas ... lol

    ResponderEliminar
  5. Concordo inteiramente que Soure não tira partido da mais valia que constituem o Anços e o Arunca! Um espaço daqueles, se potencializado, poderia ser um extraordinário foco de desporto, convívio e lazer. Porque não melhorar já o terreno adjacente à confluência dos rios, o recinto da feira e sua continuação? Árvores, flores, bancos e mesas, a tal pista pedonal (porque não?) e um pouco de imaginação não me parecem difíceis de arranjar. É claro que não basta isso, mas tudo começa com um projecto e vontade de o concretizar!

    ResponderEliminar
  6. Boa Tarde!
    Queria só esclarecer uma situação.
    No comentário do "Anónimo" às 1h53 pm, queria salientar que na altura em que foram tiradas as fotografias, encontravam-se varredores a limpar a zona onde se efectua a feira(Nos Bacelos). O que já não se verificou,até o dia de hoje(Terça-Feira), a limpeza ao rio(o PORQUÊ,não sabemos).
    Aqui fica a rectificação.




    Saurium

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde,

    Lamento desapontá-los mas, a CMS está a actuar em consonância com a sua filosofia por demais conhecida no que se refere a esse espaço. O grau de abandono, desleixo e não aproveitamento das inúmeras potencialidades do concelho são já uma imagem de marca da governação. Como tal, limpar essa zona convenientemente, explorar os recursos naturais e paisagísticos que referem (Arunca, margens ribeirinhas) seriam a completa antítese do que se tem feito.
    É com enorme desgosto que acompanho a regressão de um concelho com que tanto me identifico.

    Melhores cumprimentos,
    Zé Kalanga

    ResponderEliminar
  8. Por falar em lixo, observem os caixotes do lixo do concelho de Soure... é um pivete que nem se pode passar ao lado deles! Custa muito fazer uma lavagem periódica a estes caixotes?

    ResponderEliminar
  9. Basta entrar no link para conhecer o autor deste blog :

    http://2123321856.slide.com/p/1/Bela+Vista_21

    ResponderEliminar
  10. Há várias fotos que estão no fundo da página deste blog que não são do autor.São fotos copiadas, as originais estão aqui :
    http://www.olhares.com/RitaCastelBranco
    http://www.olhares.com/SOURE

    ResponderEliminar
  11. Em primeiro lugar, o autor deste blog não é o autor das fotografias. Em segundo lugar, já referi neste blog o site da net de onde foram retiradas as fotografias, infelizmente numa box que já foi apagada e que o amigo anónimo não deve ter chegado a ver. Ou seja,nunca pretendi ocultar a origem das fotografias. Ah, e existem algumas fotos que são realmente do autor do blog. De futuro, terei a atenção de indicar a origem das fotos. Esclarecida a situação, fico à espera de novos comentários! Obrigada pela participação!

    ResponderEliminar
  12. Falta de civismo ! E aquele monte de entulho que está do outro lado ? Aquilo é para quê ? Haja vergonha

    ResponderEliminar
  13. Uma ideia bem mais abrangente seria, a despoluição dos Rios Anços e Arunca, mas esta ser realizada pelos Municipios de Pombal e Soure em parceria.
    Isto porque todos nós sabemos que se em Pombal houver descarga poluente, em qualquer um dos rios, Soure terá que "gramar" com isso.
    Teria piada sim fazer os tais corredores ribeirinhos, com ciclovias e espaços de lazer mas intermunicipais, pois não faz sentido estar feito só de um lado sem interligação entre os dois municipios.

    ResponderEliminar
  14. Sr.Laurus nobilis, se a despoluição dos rios estivesse a ser tratada, acha que o rio estava poluido?
    Qualquer pessoa que passe numa das pontes vê tudo porco!
    E porque não arranjar uma associação de jovens de Soure para a protecção dos rios e ajudar na sua limpeza com o apoio da câmara? Dá o povo o exemplo! Porque a verdade não é a C.M.S que o suja...são, na maioria, o próprio povo.
    Quanto a descargas em Pombal...multas pesadas.
    Quanto às feiras...maior controlo para com os feirantes.

    O VIP

    ResponderEliminar
  15. É dificil despoluir tanto um rio como outro. A poluição não é só industrial ou doméstica, também tem a sua parte agricola.

    Já a classe política gosta mais de comes e bebes, prometer e não fazer, etc. O problema da despoluição do Anços e Arunca parte dessa tal vontade política para o fazer, duvido que o povo não apoie essa iniciativa.

    Em relação ao criar uma associação é extremamente fácil, mantê-la é que mais dificil. Mas é certamente uma boa ideia!!!

    ResponderEliminar
  16. E agora pergunto eu,será que o rio e toda aquela zona da feira ja não está toda limpa para o São Mateus??? E se as festas de São Mateus fosse todos os dias???
    Isto é uma vergonha...

    o indignado

    ResponderEliminar
  17. fora do assunto : afinal as fotografias sào de quem ??? (lol) para mim tanto faz...porque se fossem minhas, ficava bem contente de ser copiada...com algums limites claro (a foto do meu gato nào dou a ninguem !!)

    ResponderEliminar
  18. Para quê saber de quem são as fotografias???
    O que interessa é que são bonitas...

    ResponderEliminar

Participe no blogue "Soure, o melhor e o pior..."

Não saia sem deixar a sua opinião ao povo sourense mas, informo, TODAS AS OPINIÕES SÃO DA EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE QUEM AS EXPRESSA.

Esta secção é um espaço de debate onde deverá prevalecer sempre a cordialidade e o respeito.

Toda a crítica é permitida e bem-vinda, mas nunca serão toleradas ofensas gratuitas.