sábado, 10 de março de 2007

Poluição





Será possível que não exista uma alternativa melhor?!

23 comentários:

  1. E com que intenção foi posta aquela terra no rio do lado da lixeira?

    Posso afirmar que vi as descargas de terra no rio!

    Será que é para evitar quo lixo caia directamente no rio?

    ResponderEliminar
  2. Gritar até não poder falar; este problema foi aqui falado ainda não ha muito tempo, disse que os nossos rios estavam muito doentes, disse ainda que devido aos investimentos feitos no Vale do Casconho, esta região não merece ter o rio tão sujo, incluindo a levada do Ourão, nascente de onde se abastecem os concehos de Soure e Pombal.Existem lixeiras bem perto desta nascente, não se esqueçam de que este problema não esta resolvido, e é de todas as pessoas desta região, se um dia esta agua ficar estragada, nem quero pensar.MAS PENSAR EM DEFENDER AS NOSSAS AGUAS

    ResponderEliminar
  3. Como é possível?! Mas será que ninguém percebe que isto é demasiado grave?

    Eu gostava que me confirmassem se o solo está protegido, porque se não estiver, o rio corre seriamente riscos de ficar poluído.

    E aquela areia...expliquem-me...

    ResponderEliminar
  4. Aconselho vivamente que alguém faça queixa:
    http://www.gnr.pt/portal/internet/sepna/

    ResponderEliminar
  5. Isto não se faz!
    Eu já nem falo do monto de entulho...jamais deveriam ter posto aquilo tão perto do rio!

    ResponderEliminar
  6. Incrivel é como este assunto é tão indiferente aos visitantes deste blog...isto não é permitido!!!

    Os rios mais tarde ou mais cedo vão sofrer com esta lixeira.

    ResponderEliminar
  7. Andam a brincar com a saúde da natureza...pode ser que se dêm mal.

    ResponderEliminar
  8. Não vale a pena andar a falar nestes problemas em blogues e foruns (a não ser para informação geral), deve-se sim AGIR, ou seja, tal como foi dito anteriormente (anonimo12-3) fazer queixa às autoridades (GNR-SEPNA)o quanto antes e até outros tipo CCRD-C e ICN, senão quem fez tal estrago fará outros e provavelmente no mesmo sitio.

    ResponderEliminar
  9. Sr. Medeiros, vai-me desculpar mas não concordo, vale sempre a pena quando a alma não é pequena, e porquê? Já que as pessoas não sabem agir é um meio de discussão e reunião de medidas a tomar.

    É o único lugar onde todos se podem reunir e formar uma espécie de cordão humano para que com o apoio de todos este assunto se resolva.

    Se vir bem toda a gente diz o mesmo, agir agir agir...mas ninguém informa as autoridades, e porquê? Medo por ser uma só pessoa, e se fosse um grupo? uma associação? se calhar ja não estavamos a falar de medo...

    ResponderEliminar
  10. Boa Noite!

    Vinha só referir que em relação a informar as autoridades desta situação, legal ou ilegal juridicamente, mas certamente condenável moralmente, que os serviços da GNR/SEPNA - SOS AMBIENTE já foram contactados.

    Caso seja ilegal, irão tomar as devidas providências.

    Na minha modesta opinião, o problema não será a lixeira em si mas sim a sua localização que tanto ameaça a saúde dos nossos rios.

    Cumprimentos a todos os que nos visitam!

    Adm Saurium

    ResponderEliminar
  11. Finalmente!!!

    Se não se tomasse esta medida estariamos nós a cometer o crime de poder evitar algum problema ainda maior e não o fazer.

    Não me acusem de defender este ou aquele mas também me custa acreditar que a C.M.S esteja a par deste problema, uma vez que tanto lutam para defender os nossos rios contra as descargas em Pombal. E é a própria C.M.S a intervir quando as descargas acontecem.

    Esperemos para ver...

    ResponderEliminar
  12. Informação: Sem qualquer explicação, o filme que está disponível neste post ficou sem 16 segundos da parte conclusiva, que por sinal a mais interessante,...pergunto eu porque é que será?

    Em breve estará disponível sem qualquer tipo de cortes.

    Obrigado pela compreensão!

    ResponderEliminar
  13. Tenho mais uma questão para todos nos, e em especial para os nossos responsaveis ambientais:
    O tempo quente,e seco, vai chegar é normal,alguém me pode informar se alguma coisa foi feita para evitar o que tem acontecido no que diz respeito aos fogos?
    Devo dizer que conheço parte do concelho de Soure e pelo que vi, tudo vai mal para nos defendermos se ele la começar, sera uma pena,acessos fechados desde 20 anos, nem a pé se passa.
    Valera a pena fazer passar esta mensagem, pois os fogos fazem parte da poluição, responsabilizem-se pela natureza é o nosso dever.

    ResponderEliminar
  14. Em relação ao problema dos fogos, a instituição que tem de ter a preocupação de saber se estamos preparados ou não são os Bombeiros Voluntários de Soure. São eles que terão de ter a devida preocupação em verificar os terrenos mais perigosos e avisar a Câmara Municipal da situação.

    E claro, os proprietários também têm de ter a preocupação de limpar os seus terrenos...para depois não virem chorar...ou não!

    ResponderEliminar
  15. Encontrar a solução:
    Não é assim tão facil, porque limpar as propriedades, e em especial os pinhais, onde vamos meter tanto mato? por onde se passa se os caminhos estão completamente abandonados?
    Nem ainda temos projectos para o que ardeu, vamos investir para voltar a arder? pelo menos não tenho informação.
    Preocupem-se com este problema, para mim é preciso fazer acessos o mais rapido possivel,pois nem os proprietarios conseguem visitar as suas propriedades, sim,um dia que ele la passe, depois é tarde, e sera triste, muito triste.

    ResponderEliminar
  16. acho vergonhoso e prejudicial não só em soure mas em todo o concelho...visto que ja foi denunciado as autoridades competentes...resta-nos esperar...mas como as coisas funcionam no nosso país pode demorar tempo excessivo até se adoptar qualquer medida...as pessoas que fazem tamanha asneira deviam ser detidas nem que fosse para terem acções de formação...isto é um crime...os meus parabéns as pessoas responsaveis pela denuncia de tamanha acção grotesca!!!!

    ResponderEliminar
  17. Realmente é uma vergonha!

    Eu ja reparei na lixeira mas ainda vi melhorias, será que os SEPNA actuaram rapidamente?

    De qualquer forma o Sr. Saurium fez o que a população deveria ter feito, parabéns!

    ResponderEliminar
  18. É um crime o que estão a fazer....e pior...põe em causa as outras terras...

    ResponderEliminar
  19. Realmente, é vergonhosa esta lixeira. É que, para além de algo nocivo para o ambiente, é profundamente estúpido. Não haveria outro sítio? Obviamente o local ideal seria num aterro ou, no caso dos materiais recicláveis, no local devido (que, no caso dos frigoríficos, por exemplo, não me parece que seja junto ao rio...).

    Também é incrível que este assunto não suscite muita atenção, a julgar pelos (poucos!) comentários a este post. Este assunto não deveria ser mais discutido??? Até porque Soure tem uma associação de defesa dos rios. Ainda existe???

    Gostaria ainda de elogiar a escolha musical para o vídeo deste tema. Está muito engraçada!

    ResponderEliminar
  20. Pretendo só fazer um reparo....
    Será que a CMS, não deveria agir????

    Existem contentores adequados para lixos urbanos, que são levados posteriormente por um veiculo proprio. Desculpem-me a redundancia, mas sera que a CMS não tem meios????

    ResponderEliminar
  21. Sr. Malakias, eu compreendo mas o problema é que foi a própria Câmara que fez aquilo, eles agora para agirem só se forem pôr mais lixo.

    Esperemos é que as autoridades actuem em conformidade com o assunto, e espero que rápido!

    ResponderEliminar
  22. Saudações aos Bloggers
    De facto, não imaginava que fosse possível uma entidade pública praticar tal atrocidade, mas neste país já temos razões para acreditar que tudo é possível…
    Enfim, sempre pensei que tivesse sido “obra” de um particular…
    Assim sendo fica uma má imagem por parte da CMS...

    Sr. Nuno, obrigado pelo esclarecimento...

    ResponderEliminar
  23. Era só para actualizar que o problema aqui referido foi devidamente resolvido pelos SEPNA.

    E ainda bem...

    ResponderEliminar

Participe no blogue "Soure, o melhor e o pior..."

Não saia sem deixar a sua opinião ao povo sourense mas, informo, TODAS AS OPINIÕES SÃO DA EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE QUEM AS EXPRESSA.

Esta secção é um espaço de debate onde deverá prevalecer sempre a cordialidade e o respeito.

Toda a crítica é permitida e bem-vinda, mas nunca serão toleradas ofensas gratuitas.