O Centro de Emprego da Figueira da Foz, do qual é director, abrange também o concelho de Soure. Como caracteriza esse concelho em termos de emprego?
>Verifique a resposta em "comentários"<
----------------------------------------------------------------------------------
Qual a sua opinião acerca do desemprego no nosso concelho?
Acha que Soure terá agora mais emprego para a população do nosso concelho com a chegada de novas empresas???
(Ex: Lusiaves, Pingo Doce,...)
O Centro de Emprego da Figueira da Foz, do qual é director, abrange também o concelho de Soure. Como caracteriza esse concelho em termos de emprego?
ResponderEliminarO nosso centro abrange quatro concelhos, Figueira da Foz, Montemor-o-Velho, Mira e Soure. O que disse em relação à Figueira em termos de peso de desemprego, é válido para os restantes concelhos. Embora os números apareçam de formas diferentes. Excluímos Mira deste panorama, que é o concelho que apresenta uma taxa de desemprego menor em comparativo com os outros três concelhos, embora seja muito rural. Talvez pela mobilidade das pessoas, a receptividade das pessoas às ofertas, a apetência pela criação dos postos de trabalho, por tudo isso Mira tem um comportamento diferente. A Figueira tem uma taxa de desemprego na ordem dos sete por cento, já Mira anda por volta dos quatro por cento. Em relação a Soure, a taxa de desemprego é equivalente à da Figueira e de Montemor e as razões desse desemprego estão relacionadas com a parte empresarial e também tem uma componente rural. Há um factor importante que é o facto de muita gente de Soure trabalhar fora da terra, nomeadamente em Coimbra. Mas a razão para o desemprego em geral, é a crise em que vivemos, com a falta de confiança, de investimento e também uma questão educacional e da mente.
Na minha opinião, todas as empresas que venham para o concelho de Soure são positivas, pois geram emprego e riqueza.
ResponderEliminarClaro que há regras que devem ser respeitadas, como o ambiente e a construção em locais adequados.
Também era muito positivo que os sourenses tivessem bons incentivos para estabelecer negócios no seu concelho. A população devia também apoiar mais estes negócios, desde que fossem competitivos, claro.
Ainda há muita coisa que pode ser feita, principalmente no âmbito do turismo e do lazer.