"O PIDDAC 2008 (Programa de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central) para os 17 concelhos do distrito de Coimbra sofre uma redução de 8,4 milhões de euros em relação ao do corrente ano, mas a maior surpresa é o facto de Cantanhede, Mira e Soure ficarem a zero, sem qualquer verba atribuída." (...) "Se Cantanhede foi o único concelho com uma Câmara dirigida pelo PSD a ficar em branco, outros dois (Mira e Soure) que são dirigidos pelo PS, da mesma cor partidária do Governo, também têm razão de queixa, dado não terem contemplado qualquer investimento."
Eu não consigo compreender. Segundo sei, uma das condições para poder receber verbas do Estado é ter projectos para o Concelho(neste caso o Concelho de Soure!), para promover o seu desenvolvimento a todos os níveis, outra vem do próprio governo efectuar estudos se os municípios necessitam ou não de verbas.
Agora ajudem-me a compreender. Quem é que está mal? Sinceramente, não acredito (definitivamente!) que a C.M.S não tenha projectos para o Concelho, sobrará a responsabilidade para o governo!
PORQUE É QUE GOVERNO ACHA QUE O CONCELHO DE SOURE NÃO PRECISA DE VERBAS?! Somos desenvolvidos? Temos postos de trabalho suficientes? Não compreendo!
Eu gostava que o Sr.Dr. João Gouveia pudesse esclarecer qual a desculpa dada por este governo, afinal, nós estamos todos a descontar para que o governo nos dê melhores condições de vida.
Querem poupar mas poupem correctamente!
P.s - por incrivel que pareça os concelhos do interior foram os que receberam menos apoio.
Está na altura deste governo repensar nas suas acções...já começa a ser uma vergonha!
Cantanhede ainda se compreende, agora Soure?!
Mas estão a brincar com os sourenses oh quê?!
Não querem fechar mais nada? Escolas, urgências, nós das auto-estradas, verbas nem vê-las...o qual será a próxima?
A C.M.S tem de reclamar, tem de ser ouvida, não é por ser da mesma cor política que tem de ficar calada, tem de defender os interesses de quem os elegeu!
Parece inacreditável o que está a acontecer a este concelho...mas nós fizemos algum mal? Não entendo porque Soure que necessita de desenvolvimento, não tem uns trocos do governo!
Realmente é muito triste esta situação do OE 2008 não contemplar qualquer verba para Soure! Afinal, porquê, pergunto eu??? Falta de Projectos??? Falta de ambição e entusiasmo pelo trabalho??? Já agora, gostaria de saber, e para quem me poder responder desculpem-me a ignorância, se João Gouveia poder-se-á candidatar nas próximas autárquicas!? É que, se a resposta for negativa, é muito triste, pela “mudança de camisola”! Afinal, e eu nem sequer tenho cor partidária, por que raio mudou o homem de t-shirt???? Que saudades, (e, repito, não tenho cor partidária) das bandeiras laranjas no centro da vila!! É que, nesse tempo, ainda se notava alguma harmonia entre sourenses e autarcas, hoje, infelizmente, tal já não acontece… porque, para além deste (dês)governo, que tira aos pobres para dar aos ricos e que, só os “grandes” se encostam, muitas das vezes, tais encostos não chegam… nem para dar, como escreveu João Frazão no Jornal de Notícias, acerca do Orçamento de Estado, “um ridículo valor de 1000 euros (concelho de Góis)”! Em muitas palavras do dicionário, talvez haja uma para qualificar o tema: VEGONHA! Mas como diz o outro, o grande culpado é D. Afonso Henriques que, por causa de um quintal até bateu na mãe!! Se tem estado quietinho, hoje éramos todos espanhóis e felizes da vida!
"O PIDDAC 2008.... Soure ficarem a zero, sem qualquer verba atribuída."
Mas afinal onde é que está a surpresa??? Porque estão assim tão indignados???
Meus caríssimos, a culpa é tão somente da população sourense...
Vamos constatar um simples facto...Porque não contabilizam as verbas que Soure recebeu nos últimos 13 anos?? Agora, do grosso dessas verbas que percentagem foi aplicado em infraestruturas de apoio e fomento à industria em Soure? Sim, onde está o retorno dos montantes atribuídos a Soure ao longo destes anos??
Mas afinal para que raio haveríamos de querer fundos do PIDDAC 2008??
DIGNÍSSIMOS SOURENSES...NÓS NÃO TEMOS UMA GESTÃO AUTÁRQUICA CAPAZ DE GERIR UM GALINHEIRO!!!!!!!
ACORDEM ... OU AGUENTAM ISTO COM O JOÃO GOUVEIA ATÉ 2013 ( JOÃO GOUVEIA, MOTA, AMÉRICO, CANDIDO, E COMPANHIA... ) EM 14 ANOS A CAMARA MUNICIPAL DE SOURE RECEBEU ORCAMENTOU UM TOTAL SUPERIOR A 140.000.000 - CENTO E QUARENTA MILHÕES DE EUROS - GASTOS POR JOÃO GOUVEIA E COMPANHIA - É SÓ PERGUNTAR PELO DINHEIRO.
Porque é que o negócio das eólicas nas Degracias foram tão somente lideradas (exclusivamente) pelo Dr. João Gouveia, tendo ele aceite o mínimo oferecido???
E mais... Para que é que queremos verbas do PIDDAC??
Para pagar os salários das filhas do Dr. João Gouveia e do Santos Mota?? Ou até mesmo da filha do Cândido que está na APPACDM?? (onde o Santos Mota é presidente)
Devem estar a render no banco , para pagar as saidas na A1 e A17 , estas é que não posso desculpar. Foi a pior asneira que se podia fazer, so não enganaram o bolso deles .Sei que eles vem visitar isto, e quando não vem, mandam os guarda costas, e ninguém nos diz um porquê, como qume diz, para nos vai dando.
Ex Sr. Quando são mentiras, apague,,,mas nestes ultimos comentarios esta a vista que são mais verdades que mentiras. a verdade é que estamos muito mal servidos.
Ora vamos cá a saber, se Soure não recebe dinheiro, das duas uma, ou não tem projectos dos quais precisa apoio da administração central ou tem e administração central não os acha importantes.
É que receber 1000 euros como o concelho de gois...isso também é um gozo!
Quanto às auto-estradas ... compete ao Presidente da CMS liderar o processo de reivindicação de um nó (preferencialmente para a A1) ... Aliás tal não seria inédito (veja-se o caso do nó do Cartaxo). Será que a CMS já pediu à Brisa estudos acerca da viabilidade económica do nó? Não vale a pena é andar a enganar os Sourenses; se de todo não houver estudos favoráveis e o processo for difícil, há que assumir a situação ... haverá outras maneiras de contornar o problema ... msmo que os estudos de tráfego não apontem para a viabilidade do nó ... há formas de pressionar "democraticamente" o poder central
Alguém me sabe informar se já foram apresentadas as contas do Sourense relativas à última época? É verdade que foi contaído um empréstimo de cerca de 10 000 contos?
Sim, há pessoas que fazem muitas coisas por Soure...
*Repare, este ano nas festas de S. Mateus houve de facto uma melhoria geral, e isto partiu de um grupo de empresários de Soure (em consonância com a CMS, claro)
*Não é que aprecie, mas muitos ranchos folclóricos e associações do género têm levado bem longe o nome de Soure.
* os Bombeiros de Soure têm desenvolvido diversas actividades que dentro da classe têm sido bastante divulgadas, ao nível nacional.
*temos instituições do género APPACDM ou a de Samuel, que têm trabalhado bastante na área social e tal nota-se na seu crescimento.
Entre outras que poderiam ser mencionadas.
Agora, a verdade é que em termos de industria, infraestruturas necessárias ao desenvolvimento do concelho, fixação da população....aí é que a "porca torce o rabo"!!!
Essa das festas de S.Mateus , tenho que concordar senão o pobre não tinha nada, mas seria que fizeram pelo Santo? quanto aos ranchos é bom , ha muitos que gostam; Sobre a APPACDM, teria outra aparência se tivesse outra ,( esta a perceber?) No emprego estamos de acordo. Esta e ver que agora fui seu amigo? porque não foi agressivo
Pelo Santo, (quase) que tenho a certeza de que não o fizeram...
Mas aqui tenho uma crítica/sugestão a fazer à Comissão Organizadora das Festas de S. Mateus:
Porque não aproveitam parte das receitas do lucro das festas e não as aplicam na conservação da capela de S. Mateus??
Só para que conste, aquela capela tinha à cerca de +/- 10 anos, os únicos traços do gótico existente em Soure. Tais vestígios já não podem ser vislumbrados na actualidade...simplesmente porque desapareceram devido ao desmazelo e incúria dos responsáveis.
Concordo que se façam Festas e Romarias em honra dos Santos e que se enfeitem as ruas para alegrar o entretenimento... Porém, parte das verbas dessas festas deveriam ser aplicadas na conservação desses locais de culto.
Reparem numa coisa....é de louvar a atitude da população dos Casalinhos que fez uma colecta e um crédito junto dos Bancos, a fim de restaurar o tecto de uma Capela Seiscentista!!
Tão a ver como ainda à pessoas decentes neste concelho...
Passando à frente os seus erros de escrita, devo dizer-lhe que, em certa parte, até tem razão mas como sabemos, enquanto o património arquitectónico do concelho não for gerido por uma entidade que se dedique unica e exclusivamente à gestão, manutenção e conservação desse património, vai ser dificil, pois nem todas as aldeias têm capacidade financeira para avançar com obras de restauro, sem que haja apoios. Quem sabe, no futuro próximo, haja uma Associação para a Gestão do Património Arquitectónico do Concelho mais activa... tenho essa esperança.
"O PIDDAC 2008 (Programa de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central) para os 17 concelhos do distrito de Coimbra sofre uma redução de 8,4 milhões de euros em relação ao do corrente ano, mas a maior surpresa é o facto de Cantanhede, Mira e Soure ficarem a zero, sem qualquer verba atribuída."
ResponderEliminar(...)
"Se Cantanhede foi o único concelho com uma Câmara dirigida pelo PSD a ficar em branco, outros dois (Mira e Soure) que são dirigidos pelo PS, da mesma cor partidária do Governo, também têm razão de queixa, dado não terem contemplado qualquer investimento."
Comente!
Eu não consigo compreender.
ResponderEliminarSegundo sei, uma das condições para poder receber verbas do Estado é ter projectos para o Concelho(neste caso o Concelho de Soure!), para promover o seu desenvolvimento a todos os níveis, outra vem do próprio governo efectuar estudos se os municípios necessitam ou não de verbas.
Agora ajudem-me a compreender. Quem é que está mal? Sinceramente, não acredito (definitivamente!) que a C.M.S não tenha projectos para o Concelho, sobrará a responsabilidade para o governo!
PORQUE É QUE GOVERNO ACHA QUE O CONCELHO DE SOURE NÃO PRECISA DE VERBAS?! Somos desenvolvidos? Temos postos de trabalho suficientes? Não compreendo!
Eu gostava que o Sr.Dr. João Gouveia pudesse esclarecer qual a desculpa dada por este governo, afinal, nós estamos todos a descontar para que o governo nos dê melhores condições de vida.
Querem poupar mas poupem correctamente!
P.s - por incrivel que pareça os concelhos do interior foram os que receberam menos apoio.
Está na altura deste governo repensar nas suas acções...já começa a ser uma vergonha!
ResponderEliminarCantanhede ainda se compreende, agora Soure?!
Mas estão a brincar com os sourenses oh quê?!
Não querem fechar mais nada? Escolas, urgências, nós das auto-estradas, verbas nem vê-las...o qual será a próxima?
A C.M.S tem de reclamar, tem de ser ouvida, não é por ser da mesma cor política que tem de ficar calada, tem de defender os interesses de quem os elegeu!
FoRçA SoUrE!
Será que a C.M.S não pode fazer nada?!
ResponderEliminarParece inacreditável o que está a acontecer a este concelho...mas nós fizemos algum mal?
ResponderEliminarNão entendo porque Soure que necessita de desenvolvimento, não tem uns trocos do governo!
Acho que não gostam mesmo de nós.
É uma vergonha!
Já agora, parabéns pelo blogue.
Realmente é muito triste esta situação do OE 2008 não contemplar qualquer verba para Soure! Afinal, porquê, pergunto eu??? Falta de Projectos??? Falta de ambição e entusiasmo pelo trabalho???
ResponderEliminarJá agora, gostaria de saber, e para quem me poder responder desculpem-me a ignorância, se João Gouveia poder-se-á candidatar nas próximas autárquicas!?
É que, se a resposta for negativa, é muito triste, pela “mudança de camisola”! Afinal, e eu nem sequer tenho cor partidária, por que raio mudou o homem de t-shirt????
Que saudades, (e, repito, não tenho cor partidária) das bandeiras laranjas no centro da vila!! É que, nesse tempo, ainda se notava alguma harmonia entre sourenses e autarcas, hoje, infelizmente, tal já não acontece… porque, para além deste (dês)governo, que tira aos pobres para dar aos ricos e que, só os “grandes” se encostam, muitas das vezes, tais encostos não chegam… nem para dar, como escreveu João Frazão no Jornal de Notícias, acerca do Orçamento de Estado, “um ridículo valor de 1000 euros (concelho de Góis)”!
Em muitas palavras do dicionário, talvez haja uma para qualificar o tema: VEGONHA!
Mas como diz o outro, o grande culpado é D. Afonso Henriques que, por causa de um quintal até bateu na mãe!! Se tem estado quietinho, hoje éramos todos espanhóis e felizes da vida!
"Casa onde não há pão ... Todos ralham e ninguém tem razão. "
ResponderEliminarVelho Rifão
As autarquias preteridas têm trinta dias para reclamar.
Eu quero ver no fim desses 30 dias...
ResponderEliminarpois é...uma injustiça, mas visto como é feita a justiça nesse concelho...ja nao ficou admirada de nada !!
ResponderEliminar"O PIDDAC 2008.... Soure ficarem a zero, sem qualquer verba atribuída."
ResponderEliminarMas afinal onde é que está a surpresa???
Porque estão assim tão indignados???
Meus caríssimos, a culpa é tão somente da população sourense...
Vamos constatar um simples facto...Porque não contabilizam as verbas que Soure recebeu nos últimos 13 anos?? Agora, do grosso dessas verbas que percentagem foi aplicado em infraestruturas de apoio e fomento à industria em Soure?
Sim, onde está o retorno dos montantes atribuídos a Soure ao longo destes anos??
Mas afinal para que raio haveríamos de querer fundos do PIDDAC 2008??
DIGNÍSSIMOS SOURENSES...NÓS NÃO TEMOS UMA GESTÃO AUTÁRQUICA CAPAZ DE GERIR UM GALINHEIRO!!!!!!!
ACORDEM ... OU AGUENTAM ISTO COM O JOÃO GOUVEIA ATÉ 2013 ( JOÃO GOUVEIA, MOTA, AMÉRICO, CANDIDO, E COMPANHIA... ) EM 14 ANOS A CAMARA MUNICIPAL DE SOURE RECEBEU ORCAMENTOU UM TOTAL SUPERIOR A 140.000.000 - CENTO E QUARENTA MILHÕES DE EUROS - GASTOS POR JOÃO GOUVEIA E COMPANHIA - É SÓ PERGUNTAR PELO DINHEIRO.
ResponderEliminarMais meus caros concidadãos....
ResponderEliminarPorque é que o negócio das eólicas nas Degracias foram tão somente lideradas (exclusivamente) pelo Dr. João Gouveia, tendo ele aceite o mínimo oferecido???
E mais... Para que é que queremos verbas do PIDDAC??
Para pagar os salários das filhas do Dr. João Gouveia e do Santos Mota?? Ou até mesmo da filha do Cândido que está na APPACDM?? (onde o Santos Mota é presidente)
Já ninguém se lembra disto????
Digam para que querem as verbas???????
Devem estar a render no banco , para pagar as saidas na A1 e A17 , estas é que não posso desculpar.
ResponderEliminarFoi a pior asneira que se podia fazer, so não enganaram o bolso deles .Sei que eles vem visitar isto, e quando não vem, mandam os guarda costas, e ninguém nos diz um porquê, como qume diz, para nos vai dando.
A todos os participantes nesta discussão, queria pedir que evitassem levar os comentários para o ataque pessoal.
ResponderEliminarComentários que considere mais ofensivos serão apagados.
Não pretendo que este blog caía no mau nível de outros blogs sobre a política de Soure.
Ex Sr.
ResponderEliminarQuando são mentiras, apague,,,mas nestes ultimos comentarios esta a vista que são mais verdades que mentiras. a verdade é que estamos muito mal servidos.
Ora vamos cá a saber, se Soure não recebe dinheiro, das duas uma, ou não tem projectos dos quais precisa apoio da administração central ou tem e administração central não os acha importantes.
ResponderEliminarÉ que receber 1000 euros como o concelho de gois...isso também é um gozo!
Parabéns pelo Blog
ResponderEliminarO GD Sourense é a instituição mais representativa do concelho ... não a estraguem!
Quanto às auto-estradas ... compete ao Presidente da CMS liderar o processo de reivindicação de um nó (preferencialmente para a A1) ... Aliás tal não seria inédito (veja-se o caso do nó do Cartaxo).
ResponderEliminarSerá que a CMS já pediu à Brisa estudos acerca da viabilidade económica do nó? Não vale a pena é andar a enganar os Sourenses; se de todo não houver estudos favoráveis e o processo for difícil, há que assumir a situação ... haverá outras maneiras de contornar o problema ... msmo que os estudos de tráfego não apontem para a viabilidade do nó ... há formas de pressionar "democraticamente" o poder central
Alguém me sabe informar se já foram apresentadas as contas do Sourense relativas à última época? É verdade que foi contaído um empréstimo de cerca de 10 000 contos?
ResponderEliminarO problema não é de Soure, o problema está que o governo está a poupar em tudo...e Soure é que sofreu juntamente com Mira e Cantanhede!
ResponderEliminaras verbas estão a ser todas canalizadas para o novo hospital pediátrico em Coimbra.....
ResponderEliminarSe calhar é verdade este sabe tudo
ResponderEliminarvocê deve ter algo contra mim...
ResponderEliminarandar a perseguir-me em todos os blogues!!
qual é o seu problema??
Já agora, um apelo ao administrador deste blogue (Saurium).
ResponderEliminarNão deixe por favor, que este blogue se torne igual a outros, principalmente no que diz respeito à falta de educação de quem aqui escreve!!
Mais, criticar por criticar...é feio!! Muito mais ainda, vindo daqueles que por Soure nada fazem.
obrigado
Você ja viu alguém estes ultimos tempos fazer alguma coisa por Soure?
ResponderEliminarSoure so pior, mas temos o que merecemos.
Melhor,ainda não se vê ao longe.
Sim, há pessoas que fazem muitas coisas por Soure...
ResponderEliminar*Repare, este ano nas festas de S. Mateus houve de facto uma melhoria geral, e isto partiu de um grupo de empresários de Soure (em consonância com a CMS, claro)
*Não é que aprecie, mas muitos ranchos folclóricos e associações do género têm levado bem longe o nome de Soure.
* os Bombeiros de Soure têm desenvolvido diversas actividades que dentro da classe têm sido bastante divulgadas, ao nível nacional.
*temos instituições do género APPACDM ou a de Samuel, que têm trabalhado bastante na área social e tal nota-se na seu crescimento.
Entre outras que poderiam ser mencionadas.
Agora, a verdade é que em termos de industria, infraestruturas necessárias ao desenvolvimento do concelho, fixação da população....aí é que a "porca torce o rabo"!!!
Essa das festas de S.Mateus , tenho que concordar senão o pobre não tinha nada, mas seria que fizeram pelo Santo? quanto aos ranchos é bom , ha muitos que gostam;
ResponderEliminarSobre a APPACDM, teria outra aparência se tivesse outra ,( esta a perceber?)
No emprego estamos de acordo.
Esta e ver que agora fui seu amigo?
porque não foi agressivo
"mas seria que fizeram pelo Santo? "
ResponderEliminarPelo Santo, (quase) que tenho a certeza de que não o fizeram...
Mas aqui tenho uma crítica/sugestão a fazer à Comissão Organizadora das Festas de S. Mateus:
Porque não aproveitam parte das receitas do lucro das festas e não as aplicam na conservação da capela de S. Mateus??
Só para que conste, aquela capela tinha à cerca de +/- 10 anos, os únicos traços do gótico existente em Soure. Tais vestígios já não podem ser vislumbrados na actualidade...simplesmente porque desapareceram devido ao desmazelo e incúria dos responsáveis.
Concordo que se façam Festas e Romarias em honra dos Santos e que se enfeitem as ruas para alegrar o entretenimento... Porém, parte das verbas dessas festas deveriam ser aplicadas na conservação desses locais de culto.
Reparem numa coisa....é de louvar a atitude da população dos Casalinhos que fez uma colecta e um crédito junto dos Bancos, a fim de restaurar o tecto de uma Capela Seiscentista!!
Tão a ver como ainda à pessoas decentes neste concelho...
Passando à frente os seus erros de escrita, devo dizer-lhe que, em certa parte, até tem razão mas como sabemos, enquanto o património arquitectónico do concelho não for gerido por uma entidade que se dedique unica e exclusivamente à gestão, manutenção e conservação desse património, vai ser dificil, pois nem todas as aldeias têm capacidade financeira para avançar com obras de restauro, sem que haja apoios.
ResponderEliminarQuem sabe, no futuro próximo, haja uma Associação para a Gestão do Património Arquitectónico do Concelho mais activa... tenho essa esperança.