segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Vandalismo em Soure !







ESTAS IMAGENS SÃO APENAS UMA PEQUENA AMOSTRA DO QUE SE TEM PASSADO NA NOSSA VILA DE SOURE...
Ex: Espaço 1111, Castelo, e muito mais!


QUE MEDIDAS TOMAR PARA PÔR TERMO A ESTA SITUAÇÃO?

Mais vigilância das próprias famílias? Mais controlo por parte das autoridades?

21 comentários:

  1. Sim, sera um problema de educação,de certeza!mas numa vila pequena como a nossa não devia acontecer, mas acontece, e ainda não acabou, nada mudou, e a proxima repetição sera talvez pior.
    Forma de vingança, forma de revolta,porquê?
    Serão pobres,serão ricos, serão todos juntos? porquê castigar inocentesTodos pagaremos esta é a realidade.
    Serão aqueles que não tiveram auxilio e perderam o comboio, por isso ha responsaveis.

    ResponderEliminar
  2. Boa Noite!

    Estas imagens são uma prova real daquilo que tem vindo a acontecer nos últimos tempos na Vila de Soure.

    Isto é um problema de falta de educação, porque todos sabem que estas "obras" são de jovens que deambulam pelas ruas sourenses a horas tardias. Todos sabem que grupo de jovens me refiro, são esses que têm "brincadeiras" com o património de todos.

    As autoridades não podem fazer muito, pois para impedir teria de andar sempre "em cima" destas pessoas...as famílias é que deveriam ter uma postura mais rigorosa, porque mais tarde será pior.

    ResponderEliminar
  3. Meus amigos, isto de vandalismo tem muito pouco para para a sociedade actual pois felizmente temos tido alguma sorte e as consequências ainda não são muito graves, embora estes actos mereçam condenações... mas há uma explicação simples para estes acontecimentos (como já foi referido): A educação...
    o nosso sistema de ensino (português) deplorável que temos, onde o professor é obrigado a passar meninos mal educados, faltosos, que mal sabem ler e escrever, em que não querem trabalhar (porque isso é exploração infantil), que xulam os "velhos" e pouco se importam para o contributo na sociedade, faz com que atitudes como estas sejam o "prato do dia".
    Mas tudo se há-de resolver quando a nossa GNR se deslocar definitivamente para Montemor-o-Velho aí sim, teremos o combate ao vandalismo e a segurança dos sourenses assegurados!

    ResponderEliminar
  4. Os vandalos são uns cobardes merdosos.
    Quem não sabe viver em grupo tem de ser isolado, se possivel para sempre. Não merecem um centimo dos meus impostos investido na re-integração, porque não tem as hipótese. Comparo-os aos presos que matam e saiem muito mais cedo por "bom comportamento". Crescem à medida que outros(engravatados)roubam o que é de todos.

    ResponderEliminar
  5. Vandalismo...????? Isso nem devia de existir em Soure, pois numa vila tão pequena onde toda a gente se conhece e claro onde todos conhece-mos esses k se deleitam com actos tão medíocres como a educação que tiveram devido aos tempos em k vivemos...sim a verdade é difícil de ouvir mas se eles assim o são é porque os pais saiam de casa de madrugada e só chegavam de noite, altura em que os filhos já estavam a dormir! Que educação e que estes jovens receberam??? O que eles receberam foi toda a liberdade possível e imaginaria para fazerem o que querem!!!!
    A GNR de Soure pouco ou nada pode fazer.....são poucos e sem meios...a única coisa boa que a nossa GNR tem é um posto novo!!! Não é um guarda junto ao Arco-Íris a meio da tarde que vai resolver todos estes problemas...mas sim um guarda a cada esquina, é claro k isso é impossível...mas era agradável andarmos pela vila de Soure e vermos alguém a quem nos pudesse-mos dirigir para pedir ajuda e não só estarmos a espera de passar nas rotundas de Soure e estar lá a BT…e com isto não culpo a nossa GNR, mas sim em quem nos elegemos para nossos dirigentes...abraço para todos os Sourenses................e vocês vândalos de treta que só pensam em destruir aquilo que os vossos antepassados criaram a tanto custo...ARRANJEM UM TRABALHO OU BRINQUEM COM A PILINHA, há esperem não podem porque não a tem…pois se a tivessem não faziam o k fazem…….ENFIM
    DESCULPEM A MINHA LINGUAGEM

    ResponderEliminar
  6. É simplesmente mau o que se passa na Vila de Soure!

    Isto tem de parar e pôr este problema à vista de todos pode ser um bom caminho para a resolução. Pode ser que esses miudos fiquem intimidados...o que me parece dificil.

    Acho que a G.N.R deveria começar a deter esses miudos para que os pais comecem a conhecer o que têm em casa...se calhar só assim!

    ResponderEliminar
  7. E que tal começarem a dar uma educação a esses miúdos à antiga?! Isso é que era...ou então metam-nos na tropa para ver se vêm de lá melhor!

    ResponderEliminar
  8. messagem de França, que infelizmente conheçe esse genero de vandalismo ! Sem alarmar ninguem claro,no inicio aqui, era essa forma de violencia e hoje é muito difficil manter o control.A educaçào é a base de tudo e muitos pais desistem dela por varias rezoes;entre outras,porque trabalham muito e a prioridade quando chegam a casa é o descanço!! Isso nao é bem assim, ter filhos é uma responsabilidade !!A sociedade de hoje perdeu muitos valores que ainda estam a tempo de transmitir.
    A vila de Soure era descançada...serà que pode continuar assim ?

    ResponderEliminar
  9. Pois é, isso é uma boa pergunta mas se não "agarrarem" nesses miúdos agora depois será tarde demais!

    Não quer dizer que a Vila continue a ser massacrada mas a vida destes jovens é que pode piorar se não tiverem um controlo por parte dos pais e das instituições.

    Espero que a GNR, CMS e os pais destas pessoas estejam atentas porque isto pode levar não só para o simples vandalismo... isto não é sensacionalismo... todos sabem que se não forem seguidos poderão piorar!

    ResponderEliminar
  10. ***Quanto a isto, e sendo Soure uma Vila pequena, como aqui foi dito - Ha que domesticar os pais para estes depois poderem educar os filhos !

    Carlos (Estugarda)

    ResponderEliminar
  11. São apenas algumas fotos dos actos de vandalismo que se praticam na vila e no concelho, disso qualquer residente já se apercebeu!
    Aqui está evidenciada a postura da sociedade em que vivemos, onde não sei até que ponto os pais terão a sua parte de culpa, concerteza que não é da vontade dos progenitores e estes também não incentivam a tomar estas atitudes.
    As autoridades policiais, quanto a mim é que estão atrofiadas e de mãos atadas pelo sistema legislativo, porque em certa parte, a repressão fisica resolviria maior parte destes casos!
    Não sou abrilista nem salazarista, apenas defendo virtudes num e noutro caso, mas antes de Abril de 74 não há relato deste tipo de acontecimentos.
    Soure é um meio pequeno, quase todos suspeitamos de quem tenha feito algumas desta aberrações, até haverá alguém que tenha presenciado acobardando-se de denunciar, uma vez que os bens vandalizados eram equipamentos públicos e não de sua propriedade directa, e sob receio de ser alvo de retaliações... para depois contestar que arcam com uma grande contribuição para os impostos...
    Outra preocupação é o nascimento de grupos conhecidos entre todos nós, assim como "O gang do..." " grupinho do..."
    Leonel Quaresma
    Soure

    ResponderEliminar
  12. Sr. Leonel Quaresma gostei da sua intervenção mas acrescentaria-lhe que talvez a responsabilidade seja de todos nós enquanto sourenses que amamos o sitio em que vivemos e que ainda acreditamos que esta pode ser uma vila diferente. A minha pergunta é onde estão os sitios onde possam estar ocupados esses miudos? onde estão os projectos de ocupaçao de tempos livres e mais já repararam que algumas fotos são de locais abandonados à agrura do tempo?? será que isso também não é um acto de vandalismo...quem põe cobro a esses actos de vandalismo? são da responsabilidade de quem?
    nao quero desresponsabilizar ninguem nem eu tenho esse poder, e mais acho que se forem apanhados a destruir devem pagar pelos seus actos, talvez colocando esses "vandalos" a arranjar o que estragaram. assim eles poderiam aprender a dar valor ao que têm... pagar com trabalho os estragos que fizeram podia ser uma boa terapia, talvez uma melhor terapia que GNR. Pois teriam de concertar o que estragaram ou entao trabalhar para a vila até o património estragado ser reposto...
    talvez assim da próxima vez pensassem duas vezes antes de terem vontade de vandalizar.
    todos nós temos o dever de selar pelo património da vila, do concelho...

    ResponderEliminar
  13. Soure no seu "pior"

    Presentemente não moro no concelho, mas visito a nossa vila assídua e regularmente.Ficamos tristes e consternados ao observar o modo como o património dos sourenses é vandalizado. Não tenho a veleidade de afirmar que sei quem são os autores de tão indignas patifarias; noto que em todos os comentários, a propósito, há um denominador comum: a atribuição destas miseráveis atitudes a "jovens" residentes no concelho, talvez "filhos da terra", como soi dizer-se! Verifica-se alguma preocupação em desculpabilizar os Pais e as próprias forças da Ordem (GNR), pela impossibilidade de conterem estes fenómenos.
    Porém, pode pensar-se que não será apenas gente da terra a única responsável. Que me conste, reside temporáriamente em Soure gente que nada tem a ver com a nossa Vila, e que manifesta, por vezes, comportamentos nada recomendáveis. Por coincidência já me cruzei com alguns destes indivíduos , e confesso que havia neles alguma marginalidade. Sem pretender atribuir culpas específicas a quem quer que seja, pergunto: quantos de nós não vimos já, nas televisões, passar imagens importadas de outros países, que nos deixam perplexos pela violência destrutiva que exibem?
    Quantos de nós já não visitámos uma grande metrópole, à dimensão do nosso País, é claro, e pudemos observar paredes, muros, monumentos, até combóios, etc. todos "pinchados" e cobertos de "grafitis" `muitos deles numa alusão à violência gratuita??..
    Sabiam que no "Vale da Amoreira", na margem sul do Tejo, e na "Cova da Moura"(Amadora), foram disponibilizados pelas Autarquias algumas paredes e muros para serem "borrados", é o termo, por esses profissionais do "Grafiti" numa onda de "Hip-Hop"????..
    Vamos dizer a "educação pelo exemplo"???...
    No dia em que foi lançado fogo ao contentor do lixo,pude vê-lo "in-loco",conforme a fotografia, mas ainda estava fumegante. Dei por mim a pensar: - " então, com um Quartel de Bombeiros a escassos metros daqui, não era fácil evitar a destruição total do contentor????"-
    Mais: poderia haver algum risco de propagação do incêndio, quer a carros ali estacionados, quer às habitações degradadas que lhe estavam próximas??!!!
    Haverei de escrever sobre outros atentados de lesa-património e de lesa-ambiente, alguns dos quais com a conivência da própria Câmara Municipal.

    ResponderEliminar
  14. Esta eu comento a frio e em duas rartes.

    Poderão encontrar por aqui alguns laivos de plágio porque feito algumas leituras sobre a matéria e inadvertidamente poderei engrossar o texto com frases feitas, eventualmente decoradas e retiradas ... eu sei lá de que escrito.

    Lá vai disto:

    A família a que até há alguns anos classificávamos como tradicional foi durante muito tempo constituída por pai, mãe e filhos (à imagem do presépio). Antes da industrialização e do surto de urbanismo a família tradicional vivia no campo (Com burros e vaquinhas) e agrupava, não raramente três gerações. Com a dita industrialização e o êxodo para a cidade onde as habitações, quando as há, são exíguas, a família viu-se reduzida ao seu núcleo fundamental, com redução drástica dos número de filhos.

    Não podemos perder de vista o fim dos morgadios e a nova forma de propriedade da terra que nos foi trazida pela Revolução Fancesa e que veio, de forma lenta mas sistematicamente, a destruir a família alargada.

    ResponderEliminar
  15. Parte II

    Posto isto, podemos afirmar que a família tradicional está em crise. Pior, porém, que a crise trazida por causas naturais, começam a ser as situações de modelos alternativos que têm vindo a evoluir que se vêm apresentando como substitutos daquela outra família.
    Assim começaram a surgir famílias monoparentais, mulheres com filhos gerados ? in vitro?, pares de homossexuais que adoptam crianças e que pretendem a todo o custo ser tidos como casais e que para tanto querem reconhecimento jurídico etc. etc. etc.

    Mas não se pense que este estado de coisas em Soure (o das fotos) se deve apenas a este novo modus familiar nascente.
    O problema começa no seio das famílias (ditas normais).
    Já não existe a mãe que leva o filho à escola e está em casa para o educar quando terminam as aulas.
    Actualmente, qualquer dos pais está fora a trabalhar. Qualquer dos pais segue a sua carreira. Devido a essa necessidade, na urbe grande, quantos são os pais vão às reuniões escolares para saber do aproveitamento / comportamento dos filhos ?

    Conheço exemplos de turmas com 26 alunos e que só compareceram dois pais nas reuniões de fim de período.

    Quantos pais têm tempo disponível para transmitir aos filhos valores cimeiros como urbanidade e respeito ?

    Pois é ...

    Um Abraço a todos os Sourenses
    Boas Festas

    Zarco

    ResponderEliminar
  16. O Sr. Zarco está a desresponsabilizar os pais???? Se não têm tempo para educar os filhos que não os façam, ou não é?

    ResponderEliminar
  17. LOL

    Não estou a desresponsabilizar os pais. Apenas analisei (a frio) uma das vertentes do problema.

    É evidente há outras vertentes a ter em conta ... direi até que algumas já foram abordadas (e bem) por outros comentadores.

    Um abraço. Bom ano.
    Zarco

    ResponderEliminar
  18. De "regresso" a Soure, no seu pior!!! : as instalações sanitárias do Mercado Municipal! Vergonhosas e repugnantes, meus senhores!!
    Sendo um local de venda de produtos alimentares, manipulados a toda a hora pelos vendedores, onde se procede à venda de peixe e carne,entre outros produtos, recomendam as boas práticas que as instalações sanitárias ofereçam condições de higiene e limpeza adequadas a um espaço comercial onde se vendem alimentos. É o que recomenda e exige a " ASAE", a bem da saúde pública... Portanto, parece oportuno que denunciemos esta irresponsabilidade da Câmara Municipal de Soure que, pressurosa, incumbe os seus "fiscais " da cobrança das taxas aos respectivos vendedores. "Fiscais estes que deambulam pelo mercado, principalmente ao sábado, aos pares: um entrega o recibo e o outro recebe o dinheiro, numa "esfalfante azáfama", porque um só não é suficiente!!!! Ora, o correcto seria que se utilizasse esta " mão- de- obra " na higiene e manutenção dos sanitários, papel higiénico e sabão incluídos!!

    O senhor vereador do ambiente, ou o responsável pelo pelouro dos mercados não pode ignorar esta realidade!! A menos que a ASAE o lembre desse DEVER!!!! deve

    ResponderEliminar
  19. J.B.
    Oi Gente Boa Noite!

    Não adianta gastar latim no que concerne a esse tipo de gente.
    Isso é sinal dos tempos. É global
    Quanta saudade dos velhos tempos , do respeito mútuo.
    A TV também é responsável.
    As leis não são cumpridas e o Poder Judiciário que foi exemplo em Portugal, pelo que sei, está uma lástima.
    Por aqui é a mesma coisa. Tenhamos paciência.
    Um abraço,

    j.b /BRASIL

    ResponderEliminar
  20. Admitindo que a GNR-Soire tem pouco meios, e que a questão do vandalismo e roubos, provêem de problemas socias, seria bom que o comandante de posto se preocupasse mais com este tipo de problemas, em vez de andar a caça à multa de cidadãos honestos.
    Canalizando esse esforço para a prevenção e vigilancia, desta forma todos saíriamos a ganhar, mesmo mantendo os mesmos recursos, sendo que a questão centra é a atitude para onde devemos canalizar os nossos esforços.
    Boa sorte, e tentem escapar ao comandante do posto.

    ResponderEliminar
  21. Este último comentário é demais!!! É tão ilegal você estacionar mal o carro como um garoto a grafitar as paredes.

    Posso mesmo dizer, tal como o sr, garotos!!!, escapem ao comandante de posto.

    Eu até acho que a GNR deveria de trabalhar mais em TODOS OS ASPECTOS, acima de tudo na prevenção do vandalismo e de estacionamentos ilegais.

    ResponderEliminar

Participe no blogue "Soure, o melhor e o pior..."

Não saia sem deixar a sua opinião ao povo sourense mas, informo, TODAS AS OPINIÕES SÃO DA EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE QUEM AS EXPRESSA.

Esta secção é um espaço de debate onde deverá prevalecer sempre a cordialidade e o respeito.

Toda a crítica é permitida e bem-vinda, mas nunca serão toleradas ofensas gratuitas.