sábado, 23 de fevereiro de 2008

SOURE A CIDADE?!

DÉFICE DE CIDADES DO DISTRITO DE COIMBRA É UMA REALIDADE
.
Requisitos:
A Vila de Soure terá de ter 8000 eleitores num "aglomerado populacional contínuo" e que possua, pelo menos, metade dos seguintes equipamentos colectivos: instalações hospitalares com serviço de permanência; farmácias; corporação de bombeiros; casa de espectáculos e centro cultural; museu e biblioteca; instalações de hotelaria; estabelecimento de ensino preparatório e secundário; estabelecimento de ensino pré-primário e infantários; transportes públicos, urbanos e suburbanos; parques ou jardins públicos.
.
.
O QUE FAZER PARA OBTER TODOS ESTES EQUIPAMENTOS COLECTIVOS ?
.
.
TERIA A VILA DE SOURE CONDIÇÕES DE SER "PROMOVIDA" A CIDADE ?
.

15 comentários:

  1. PERGUNTA RÁPIDA:

    Concorda com um novo Polo Industrial de Soure em Vendas Novas junto à Nacional Nº1 ?

    ResponderEliminar
  2. Soure, não tem condições para passar a cidade mas digamos, por estranho que pareça, não falta assim tanto de acordo com os requisitos.

    Quanto ao novo polo, é por aí mesmo que Soure deveria começar a investir para retirar todo o proveito de um desenvolvimento mais rápido.

    FORÇA SOURE !

    ResponderEliminar
  3. Soure é muito pequena para ser cidade... e depois as terras ficam descaracterizadas quando passam a cidade... por acaso passaram por Ourém e Fátima recentemente?

    ResponderEliminar
  4. Sim, Fátima e Ourém é um desenvolvimento desastroso mas de que vale ser cidade se continua no fundo a ser uma Vila? muda o nome, fica o mesmo.
    Passar de vila a cidade não representa muito mais que um novo título. Mas é curioso ver por exemplo a cidade Mealhada ter apenas 4 mil habitante quando o requisito é de 8 mil, e Soure tem mais de 8 mil habitantes.

    ResponderEliminar
  5. É bom ver que das 4 cidades do distrito de Coimbra, Soure, tem mais habitantes do que Cantanhede e Oliveira do Hospital. Claro,Coimbra e Figueira é outro mundo.
    De qualquer forma, em 17 concelhos no distrito, Soure está em 5º a nível de número de habitantes na sede do concelho.

    Cidade de Soure...lol

    Apesar de Soure não ter grande desenvolvimento, a verdade é que tem quase tudo para o ser.

    ResponderEliminar
  6. Mais vale Vila grande do que Cidade pequena....

    ResponderEliminar
  7. bota prédios pa frente... é fixe não é?

    ResponderEliminar
  8. Pergunto eu:

    --> Os ditos 8000 habitantes de Soure, são na vila ou na freguesia?

    Parece-me que são na freguesia, por sinal bastante extensa!!!

    Pelos dados disponíveis então Condeixa seria mais cidade que Soure, pois tem 10000!!!

    ResponderEliminar
  9. Concordo mas é preciso ver que das 4 cidades do distrito de Coimbra, duas delas(Cantanhede e Oliveira do Hospital) tem menos população que a Vila de Soure(apenas 4 mil habitantes),por sua vez, essas que tem menos população que nós tem muito mais a pessoas nos seus concelhos que nós, por isso a densidade populacional nunca será o mais importante, julgo eu, ou então será pela densidade nos concelhos.

    E se vamos ver por estatísticas, Soure tem mais freguesias, mais habitantes no concelho(em relação aos outros concelhos excepto as 4 cidades) e em relação ao requisitos Condeixa não estará melhor que nós. Mas tem um um acesso a auto-estrada e a nacional, isso já a beneficia em muito.

    Mas de resto não a vejo com grandes qualidades, mesmo dentro da vila. O planeamento territorial de Condeixa é um desastre!

    ResponderEliminar
  10. Ainda precisa muito para chegar a cidade !!!

    ResponderEliminar
  11. Soure a Cidade????


    Eu acho q vai ser despromovida a aldeia....

    ResponderEliminar
  12. Parece-me que Soure é uma terra tão agradável para visitar, passar férias e, não duvido, para viver, que se passasse a cidade perdia muito com isso. Para quê ser cidade? Os inconvenientes seriam maiores. Ser cidade só por ser?

    ResponderEliminar
  13. Em vez dessa preocupação, deveria investir-se antes em turismo natural, gastronómico, histórico, cultural... Isto proporcionava turismo de qualidade, mantendo a qualidade de vida das populações...

    ResponderEliminar
  14. Soure a Cidade? Como vila é segundo os índices de desenvolviemento económico, trata se de uma vila pobre, sem meios de subsistência além dos básicos propriamente ditos, deixem se de sonhos as casas não se fazem sem fortes alicerces, e os da vila de Soure são em areia e cal.

    ResponderEliminar
  15. Soure, a meu ver,teria pouco a ganhar como cidade.Sendo uma Vila rural,e que assim deve continuar, tem muitas potencialidades. Falta vontade política, por um lado e investimento, por outro. Todos sabemos que ninguém investe sem contrapartidas, mas tem de haver uma forma de atrair capital. Bom, mas capital produtivo, está bem de ver, porque a " zona industrial", imperdoável a sua localização às portas da vila, não trouxe até hoje nenhum desenvolvimento ao concelho.Nem mesmo a fábrica espanhola, ainda sem laborar, que já mandou os poucos trabalhadores contratados para o desemprego. O Município de Soure tem a Fábrica de têxteis de Paleão desactivada.Se fosse activada criaria novos postos de trabalho. As casas degradadas e desabitadas , poderiam ser utilizadas como estabelecimentos de ensino pré-primário e infantários; o cinema como casa de espectáculos e cultura; a Quinta dos Bacelos tem espaço mais do que suficiente para instalações hospitalares, e de hotelaria. E depois temos algumas potencialidades no concelho: as Termas de Azenha ( que deveriam ser apoiadas), as Termas de Bicanho e Amieira num total abandono, que fazer delas?? , etc, etc, etc. Quanto a ser cidade..., veja-se Sintra que é Vila e não pode ser outra coisa por ser Património Mundial

    ResponderEliminar

Participe no blogue "Soure, o melhor e o pior..."

Não saia sem deixar a sua opinião ao povo sourense mas, informo, TODAS AS OPINIÕES SÃO DA EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE QUEM AS EXPRESSA.

Esta secção é um espaço de debate onde deverá prevalecer sempre a cordialidade e o respeito.

Toda a crítica é permitida e bem-vinda, mas nunca serão toleradas ofensas gratuitas.