terça-feira, 22 de abril de 2008

CRIMINALIDADE




Escola Secundária Martinho Àrias Super Assaltada!


Isto não é apenas mais um crime sobre uma escola no Concelho de Soure, isto já é uma afronta ao povo sourense!

.

A Escola perde 20 computadores portáteis, 4 videoprojectores, várias máquinas fotográficas e de filmar;nem o bar escapou às mãos dos meliantes, com o furto de cinco queijos grandes e cinco peças de fiambre completas, bem como uma fiambreira e muito muito mais.

.

O tornado "Larápio" passou pela escola destruindo quase tudo!

.

A ESCOLA SECUNDÁRIA MARTINHO ÀRIAS MERECE O APOIO DE TODOS OS SOURENSES...VAMOS AJUDAR A MINIMIZAR AS PERDAS!!!

.

COMENTE AQUI !!!

DIGA-NOS DE SUA JUSTIÇA...

12 comentários:

  1. Destruição obrigou a encerrar escola e as aulas são hoje retomadas

    Vândalos assaltaram Secundária de Soure

    «Um enorme prejuízo e uma raiva muito grande». O desabado é de Natália Costa, vice-presidente do Conselho Executivo da Secundária de Soure, depois do assalto à escola, praticado durante o fim-de-semana. Para além dos artigos furtados, «vandalizaram e destruíram tudo». Ontem a escola esteve fechada
    O assalto terá ocorrido na noite de sábado para domingo e os assaltantes deixaram atrás de si um rasto de destruição nos três pavilhões da escola, que ontem esteve encerrada, de forma a permitir que os peritos da polícia procedessem à recolha dos vestígios possíveis. Hoje, terminadas as perícias e “arrumada” a casa, as aulas recomeçam, às 7h30.
    Os assaltantes terão «provavelmente saltado o gradeamento que circunda a escola, pois não há sinais que tenham forçado qualquer porta», disse ontem ao Diário de Coimbra Natália Costa, vice-presidente do Conselho Executivo da Secundária de Soure. «Dentro dos pavilhões entraram sempre pela zona Norte», continua aquela responsável, sublinhando que «as portas dos pavilhões ou foram abertas com pontapés fortes ou com um pé-de-cabra», reconhecendo que, pelo facto da escola ser toda vedada, as portas dos pavilhões «terão alguma fragilidade».
    O alerta foi dado pela chefe dos serviços de pessoal que passou, domingo, por volta das 16h00, junto à escola e viu uma janela do Centro de Formação aberta. «Achou estranho, pois aquela janela nunca está aberta e entrou, deparando-se com a situação», conta Natália Costa.
    Mal refeita da situação e com os responsáveis do estabelecimento de ensino ainda a fazerem o inventário dos artigos furtados, Natália Costa avança com os primeiros números, que apontam para o furto de 20 computadores portáveis, quatro videoprojectores, várias máquinas fotográficas e de filmar, cujo número, ontem à tarde ainda não conseguia quantificar. Todos estes equipamentos se encontravam no interior das salas de aula, cujas portas foram destruídas pelos assaltantes.
    Do bar, os meliantes levaram cinco queijos grandes e cinco peças de fiambre completas, bem como uma fiambreira, máquina que suscita interrogações à vice-presidente do executivo. «Para que querem eles a fiambreira?», questiona-se, da mesma forma que questiona o facto de apenas terem levado os computadores portáteis, deixando todos os outros. Estranho é, também, no entender da vice-presidente, «não terem levado os ecrãs plasmas». «Não entendo!», afirma, desalentada perante a destruição que a passagem dos assaltantes deixou em praticamente todas as salas da escola.
    A onda de vandalismo e destruição propagou-se por todo o estabelecimento, não escapando o cofre, cuja porta também arrombaram. «Não tínhamos dinheiro, apenas documentação», afirma a docente, que ainda não tinha conseguido averiguar se alguns destes documentos terão eventualmente desaparecido. Desarrumados ficaram, da mesma forma como a desordem ficou instalada no Arquivo.

    “Intenção de destruir”

    Sem que o diagnóstico do equipamento furtado esteja concluído, Natália Costa faz uma estimativa dos prejuízos elevada, a que junta «muita raiva» pela destruição provocada.
    A escola, que tem 910 alunos repartidos por 37 turmas, funciona diariamente entre as 7h30 e a meia-noite. Para além do terceiro ciclo, até ao secundário, tem também a funcionar um Centro Novas Oportunidades e um curso especializado de tecnologia (com aulas à noite) e, para além do gradeamento que assegura a segurança, tem ao seu serviço dois guardas-nocturnos que, de acordo com a vice-presidente do Conselho Executivo, trabalham entre a meia-noite as 7h00 da manhã. Todavia, não deram por nada durante o fim-de-semana, assim como não se aperceberam de qualquer anomalia quando a escola foi vítima de um primeiro assalto, já este ano, em Janeiro.
    «Ainda não tínhamos reposto o que nos tinham levado em Janeiro», sublinha Natália Costa. Na altura os assaltantes levaram um videoprojector, mas deixaram outro, recorda, mais uma vez sem entender o “critério” dos assaltantes. «Na primeira vez os estragos não foram assim tão grandes, agora sim, tiveram intenção de destruir», afirma a docente.
    Ontem a Secundária de Soure esteve fechada, não havendo aulas para ninguém, uma vez que os peritos da polícia de investigação passaram praticamente todo o dia nas várias salas, a recolher os necessários indícios, facto que se tornaria inviável com a movimentação normal da escola. «Assim que os peritos acabavam uma sala, os funcionários começavam a limpar e a arrumar», adianta Natália Costa. Hoje, garante, as aulas retomam o seu ciclo normal, até porque «há testes intermédios», remata a vice-presidente do Conselho Executivo, agastada com a situação.

    In Diário de Coimbra

    ResponderEliminar
  2. No lugar de gastarem dinheiro em porcarias q não interessam....a câmara municipal que invista na segurança dos munícipes sourenses!

    Os sourenses estão fartos disto!!!

    ResponderEliminar
  3. Então pois, agora a culpa é da C.M.S!!!LOL
    Este comentário é totalmente irreal...só faltava dizer que foi a C.M.S que fez isto?!ahahaha O que é certo é que "casa roubada, trancas à porta", ora, se ja aconteceu mais uma vez, há que disponibilizar meios humanos e materiais. O ministério da educação que envie eurozitos para colocar sistema de video-vigilância. Assim, serve para os roubos e para controlar atitudes menos bonitas dos alunos. A G.N.R também tem o seu papel, patrulha! Os guardas-nocturnos igual, no caso de exisitirem.

    ResponderEliminar
  4. Deve estar mesmo a leste das competências de câmara municipal!!!!!!

    Quem é o responsável máximo da protecção civil e da segurança no concelho??
    É evidentemente o presidente da câmara....

    Ora se as coisas andam mal, no que toca à segurança, logo o responsável máximo deve ser chamado a assumir as suas responsabilidades.
    Deve, acima de tudo, envidar esforços no sentido de resolver estas situações!!!!

    Por isso, remeta-se à sua ignorância e vá-se informar antes de vir para aqui falar daquilo que não sabe.

    ResponderEliminar
  5. Disse"Quem é o responsável máximo da protecção civil e da segurança no concelho?? É evidentemente o presidente da câmara...."

    Sinceramente não sabia! Não sabia que a GNR recebia instruções do Presidente da C.M.S relativamente à segurança. O responsável máximo nunca será da C.M.S, a GNR e muito menos a Proteção Cívil estão sob ordens de kem ker k seja na C.M.S. A segurança compete aos orgão de polícia criminal e não aos munícipios. Estes apenas podem efectuar protocolos e acordos com as forças de segurança do terreno...nada mais! Entende?

    O responsável pelo sucedido é o gatuno e é o único que tem de pagar por isso!
    A GNR deve prevenir estes problemas!
    A C.M.S apenas tem de arranjar equipamentos de video-vigilância p a escola, mas isso mete tb o director da escola e a direcção regional de educação.



    Nãi invente, fica-lhe mal!

    ResponderEliminar
  6. A única coisa que disse correctamente foi que o gatuno é o verdadeiro responsável por tudo...disso ninguém duvida.

    Agora quanto ao resto...você é mesmo ignorante e obtuso!!

    "- Compete à assembleia municipal, em matéria regulamentar e de organização e funcionamento, sob proposta da câmara:
    ...
    Elaborar e aprovar, nos termos da lei, o regulamento do conselho municipal de segurança;
    ..."


    Porque é que o Presidente da Câmara apareceu na SIC (a dar a cara) quando foi a derrocada na pedreira de Tapeus???

    ResponderEliminar
  7. Deve estar a gozar comigo, não?
    Lembra-se do seu primeiro comentário?
    Quem é o responsável máximo pela segurança? É a C.M.S ou a G.N.R? Valha-me Deus!

    ...
    Elaborar e aprovar, nos termos da lei, o regulamento do conselho municipal de segurança;
    ..."
    SABE QUAIS SÃO OS TERMOS DA LEI?
    SABE QUAIS AS COMPETÊNCIAS?
    ...
    Eu nunca disse que a C.M.S não tinha regulamentos de segurança, porque isso QUALQUER instituição, empresa, é hoje OBRIGADA A TER ESSE MESMO REGULAMENTO, até mesmo a própria escola aqui em discussão!

    E agora diz-me que o máximo responsável é a C.M.S? E quem é responsável por alguma situação grave na G.N.R é a CMS?

    Quanto a pedreira, sabe porque deu a cara? Porque a G.N.R nada tem a falar acerca das soluções relativamente à derrocada. Porque a G.N.R não vai fazer os novos troços, não vai inventar novos trajectos, a G.N.R e os bombeiros apenas informam a CMS que existe perigo naquela situação e há que tomar medidas.

    E se for preciso cortam a estrada sem a aprovação da CMS, ok?
    Mas isto com base em relatórios.

    LEMBRE-SE, ESTAMOS A FALAR DO RESPONSAVEL MAXIMO...PORQUE REGULAMENTOS DE SEGURNÇA ATÉ A PEDREIRA - EXEMPLO - TEM DE TER O SEU REGULAMENTO.

    Ah, e espero que saiba debater assuntos sem insultar as pessoas,ok?

    ResponderEliminar
  8. Eu vou-lhe explicar novamente, aquilo que eu pretendo dizer e que vossa excelência ainda não atingiu:

    Em última instância o responsável máximo pela segurança, aquele a quem compete zelar pelos interesses dos munícipes é sempre o presidente da câmara municipal. Tal como cabe essa tarefa ao Governador Civil a nível distrital.

    Eu não digo, porém, que o poder autárquico se sobrepõe ao poder da GNR ou de qualquer outra força de segurança, percebe???

    Fique assente, que a responsabilidade máxima da segurança (incluindo a protecção civil municipal) é sempre do presidente da câmara!!! Compreende???

    Neste caso em concreto, aponto parte da culpa ao presidente da câmara, por ele não ter a capacidade de diligenciar junto das autoridades competentes, mais efectivos policiais que zelem pelos interesses do concelho de Soure, bem como da aquisição de material e outros meios humanos (tal como referiu, vídeo-vigilância, guardas-nocturnos, entre outros).

    Percebe e entende o que lhe estou a tentar transmitir???

    ResponderEliminar
  9. Se não é a 1ª vez que esta escola é assaltada, porque é que não existe já o dito sistema de video-vigilância?

    Se a escola tem guardas nocturnos, que andavam eles a fazer (dormitar certamente!!

    Isto do Simplex é fixe!!! Há computadores à fartazana!!! Para dar, vender e roubar, claro...

    Invistam na segurança 1º!!!

    Culpar a CMS ou a GNR é que não fica bem, ninguém pode estar em todo o lado ao mesmo tempo e estas coisas acontecem (vezes de mais por sinal), agora há que repensar bem a futura segurança desta e outras escolas do concelho.

    Samuel F.

    ResponderEliminar
  10. Temos de ajudar as escolas, mas como?

    ResponderEliminar
  11. Meu Deus !! até parece mentira estes commentàrios todos... ums culpabilizam SEMPRE a camara, outros a Gnr, outros mais o Estado por tudo e mais alguma coisa !! Alguem procura do seu proprio lado qual foi a éducaçào que deu aos filhos? Qual foi as primeiras regras de sociédade que encinaram?? As bases de respeito que devem ter ums e outros?? Fico admirada com o que vivem em Soure !!

    ResponderEliminar
  12. com já se percebeu a maior parte destes comentarios sao do presidente da camara de soure .. qe em vez de tentar resolver o problema da nossa escola anda a pensar muito mais noutras coisas .. a culpa nao e de ninguem para alem de pais qe nao souberam dar educaçao aos animais de estimaçao (filhos) (sou aluna desta escola e pcheguei a esta conclusao primeiro qe voces ^^)

    Ora .. e por camaras de vigilancia na escola nao resolve nada (muyito menos em qestao aos alunos .. porqe nos nao nos importamos de namorar e ser filmados na mesma .. e dpois ainda podiam ter a sorte de assistir a situaçoes menos proprias entre professores ..

    por isso o meu conselho é : Contratem um guarda nocturnmo qe nao durma na ora de espediente e esqessam la essa cena das camaras .. XD

    já agora contratem mais empregados para a escola .. porqe .. basta irem as casas de banho qe percebem logo o motivo .. já para nao falar da falta de material .. por isso é melhor a camara cumeçar a pensar mais nas escolas em vez de andar preocupada em construir coisas inuteis ..

    ResponderEliminar

Participe no blogue "Soure, o melhor e o pior..."

Não saia sem deixar a sua opinião ao povo sourense mas, informo, TODAS AS OPINIÕES SÃO DA EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE QUEM AS EXPRESSA.

Esta secção é um espaço de debate onde deverá prevalecer sempre a cordialidade e o respeito.

Toda a crítica é permitida e bem-vinda, mas nunca serão toleradas ofensas gratuitas.