segunda-feira, 4 de outubro de 2010

- A V I S O - URGENTE

- URGENTE -


DESCARGAS NO RIO ARUNCA MATA MILHARES DE PEIXES

Boa Noite.


Fui informado por uma sourense de que terá acontecido mais uma descarga poluente no Rio Arunca/Anços ( foi verificado na zona da represa e campo de futebol).

Terão aparecido centenas/milhares de peixes mortos devido à forte poluíção.


Sendo uma informação ainda sem grande alarme na comunicação social, peço-vos que me enviem as vossas fotos para denúnciar o mais rápido possível às entidades responsáveis.


Teremos de informar todas as autoridades competentes na resolução destes crimes e as entidades que actuarão no rio, por forma a minimizar os danos.


Enviem as vossas fotos para o email SOURENSES@AEIOU.PT


Peço que este assunto não vos seja indiferente, é de responsabildade cívica.


Obrigado!



Fotos jornal "Preto no Branco"






RESPOSTA DA GNR / SEPNA




DEIXE O SEU COMENTÁRIO...

18 comentários:

  1. Boa Tarde. Informo os nossos visitantes, que relativamente a este crime, já foi devidamente denunciado às autoridades competentes. Esperemos em breve obter mais novidades.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Boa Tarde.

    Actualizo, informando que a QUERCUS COIMBRA foi informada do sucedido.

    Boas visitas.

    ResponderEliminar
  3. Fico contente por as autoridades saberem desta situação grave,mas não acredito em nada a resolução deste atentado contra a natureza,sabendo que esta situação ocorre á mais de vinte anos e nunca houve culpados.Tambem tenho a impressão que durante todos estes anos á uma apatia das autoridades locais na beleza única que Soure tem, é a minha opinião.

    ResponderEliminar
  4. Soure é o esgoto de Pombal, temos de acabar com isto.

    ResponderEliminar
  5. jorge manuel m. monteiro16 de outubro de 2010 às 12:13

    Venho por este meio, mais uma vez expressar o meu desagrado perante esta situação, tenho a razão quando digo que as autoridades locais pouco ou nada se fazem perante esta situação,mas isto não é de hoje,já se arrasta á muitos e muitos anos,enfim é quem que temos a governar-nos.
    NOTA(Ainda bem que existe este blog,para denunciar e tambem pressionar as autoridades competentes,mais uma parabens.)

    ResponderEliminar
  6. Estive em Soure nos dias 6 e 7 de Outubro e tambem fiquei chocado com o degradante "evento".
    É estranho que, não sendo a primeira vez que acontece (parece que ocorre sempre com a mesma origem)a APA ou quem a represente, não tenha já tomado medidas realmente eficazes junto dos poluidores.Não é concerteza por falta de conhecimento.

    ResponderEliminar
  7. Já há alguma reacção das autoridades contactadas ou da Quercus?
    Estes crimes ambientais podem ser denunciados junto dos seguintes organismos (pelo menos):SEPNA/GNR; ARH; IGAOT; CCDRC; ICNB ou mesmo directamente para a CMS ou para a APA

    ResponderEliminar
  8. Boa Noite.

    Da minha parte foi denunciado a SEPNA/GNR e QUERCUS. Pelo que é hábito, a SEPNA/GNR apenas contactará após todas as diligências tomadas, isto poderá durar um mês, até ao final das diligências.

    A Quercus ainda não me respondeu, não querendo dizer que não tenham obtido a informação.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. Obrigado SAURIUM pela rápida resposta ao meu ultimo comentário. Parece-me importante a sua atitude perante este atentado ambiental que julgo ser recorrente e sempre com a mesma origem ou origem do mesmo tipo. Esperemos que as coisas avancem positivamente por parte das autoridades

    ResponderEliminar
  10. Boa Noite, Sr Acácio Silva.

    A minha atitude não é nada de especial, apenas cumpro o meu dever cívico. Vou ser sincero, já fiz algumas denuncias à SEPNA/GNR e muito sinceramente sempre me mostraram uma disponibilidade fantástica na resolução e na descoberta dos responsáveis por tais actos. Aguardo com alguma curiosidade pela resposta à minha denúncia, resposta essa que é sempre dada ao denunciante. O problema é saber se existem provas/factos e que tenham uma relação de causalidade, por fim que a nivel penal /contra-ordenacional seja realmente severo para os autores, de forma a inibir.

    Agradeço, pela sua participação no site, obrigado.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  11. É degradadante ver o local onde á 40 anos, depois de um jogo de futebol na Doruana ia-mos todos beber água ao rio, mesmo local que foi mostrado na imagem...
    EC

    ResponderEliminar
  12. Olá a todos.

    Agora já pode ler o Preto no Branco online em: www.gesteiracity.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Boa Noite.

    Finalmente, recebi a resposta da entidade GNR/SEPNA.
    Sim, foi apurado o atentado ambiental, mas temo que fiquemos só por aqui.

    Como podem ler, foi elaborado um auto de notícia (crime público) relativamente aos factos, e serão analizadas as provas para apurar que produto provocou tal calamidade, correcto, mas esperemos que isso leve ao que verdadeiramente interessa, e isso é, entenda-se, apurar quem foi/foram o(s) autor(es) do crime.

    A ver vamos.

    Adm Saurium

    ResponderEliminar
  14. Boa noite Saurium
    Parabens! É bom sinal que a GNR tenha tomado as medidas que refere e tenha respondido à sua denuncia em menos de 1 mês. Aguardemos

    ResponderEliminar
  15. Meus amigos!
    Gostei de alguns comentários a esta situação, mas tenho de ser sincéro. Como dizia, aqui alguem, Soure é o esgoto de Pombal já á mais de 20 anos. Sincéramente não acredito que venha a que este caso venha a ter fim! Infelizmente, mesmo que as autoridades actuem, tudo acaba por ser abafado, pois o dinheiro fala mais alto mesmo que a saúde publica e toda a fauna esteja em risco. Lamento! E até quando?

    Um abraço a todos

    José Sousa
    www.queriaserselvagem.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. Lá vamos passar o Natal e mudar de ano, sem que haja notícias sobre quaisquer medidas tomadas pelas autoridades sobre o crime ecológico de Outubro! Será destino desta terra que ninguem lhe ligue?

    ResponderEliminar

Participe no blogue "Soure, o melhor e o pior..."

Não saia sem deixar a sua opinião ao povo sourense mas, informo, TODAS AS OPINIÕES SÃO DA EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE QUEM AS EXPRESSA.

Esta secção é um espaço de debate onde deverá prevalecer sempre a cordialidade e o respeito.

Toda a crítica é permitida e bem-vinda, mas nunca serão toleradas ofensas gratuitas.