domingo, 24 de dezembro de 2006

ZONAS VERDES


Qual é a sua opinião: devemos preservar ao máximo as zonas verdes do nosso concelho ou devemos permitir que se construam habitações ou empresas nessas zonas?

  • 24 comentários:

    1. Este tema foi sugerido pelo sr. Manuel Rodrigues, emigrante em França, segundo o qual "as nossas pequenas aldeias,(nem todas)estão a perder os nossos jovens por causa de não poderem contruir perto da familia e a menos custos, claro".

      Qual a sua opinião???

      ResponderEliminar
    2. Isto é uma realidade que se verifica cada vez mais. As grandes aldeias estão a ficar maiores e as pequenas a desaparecer. Algumas das causas são os PDMs que, quando foram elaborados (por alguns incompetentes), não tiveram visão suficiente para prever e fazer um ordenamento territorial adequado a cada povoação. Neste momento costata-se que em muitas aldeias existe cada vez menos juventude, menos ideias, menos dinamismo menos vontade...... menos futuro.

      ResponderEliminar
    3. Na minha modesta opinião, e concoradndo que este assunto é delicado, acho que existem zonas verdes que merecem mesmo ser protegidas, pois daqui a uns anos só vemos betão à nossa volta, e a natureza?!

      A C.M.S tem que dar espaço aos jovens, e não só, para poderem fazer a sua vida na terra mas nos lugares apropriados... O problema está em saber quais os locais em que se deve ou não proteger do betão!!!

      Fico à espera de resposta!

      BOAS FESTAS !!!

      ResponderEliminar
    4. Na! O melhor é desenvolver a nossa terra com uma boa zona indústrial. Construir aí gandas fábricas, como por exemplo a do Espanhol, mesmo que para isso não se olhem a meios para atinjir os fins.

      ResponderEliminar
    5. Por curiosidade, o kék tem a fábrica do espanhol?!

      A indústria, as zonas para a habitação tb são importantes...

      ResponderEliminar
    6. No meu entender acho que Soure tem de marcar pela diferença!

      A C.M.S pode efectivamente deixar construir habitações(empresas não) desde que o projecto das mesmas seja adequado ao meio inserido(Zonas Verdes), ou seja, um projecto em que a construção e a natureza se unam...é claro que tem que existir uma boa inspecção ao projecto e da zona verde onde se vai efetuar a obra.

      Ja agora, para que não houvesse inúmeros pedidos para construir nessas zonas, poderia fazer-se uma espécie de um imposto zona verde para financiar a manutenção,conservação e ampliação da natureza...isto para não haver uma grande procura e acabar de vez com a natureza.

      Foi uma ideia, parva ou não, o que acham ???

      ResponderEliminar
    7. Este problema das Zonas Verdes, é muito triste.Vejam a nossa volta o que nos tem acontecido, e nada foi feito para que não volte a acontecer.Auto estradas, linhas electricas,pedreiras,barreiros, etc,,,todos fazem como lhe apetece.Ainda temos bons sitios para construir, tem agua e luz, mas o problema são os esgotos.Podemos UNIR a natureza com habitação,em lugares que vale a pena viver.Com uma lei igual para todos.Avancem com as vossas ideias.

      ResponderEliminar
    8. Na minha opinião, as ideias da Lolita não são nada parvas. Aliás, é óptimo que surjam boas ideias, porque só assim é que isto anda para a frente!
      Acho que a ideia da fiscalização é particularmente importante, para não deixar construir em espaços onde isso não é permitido.
      Quanto à ideia do imposto, tenho só algumas objecções: se o imposto fosse muito alto, tornar-se-ia um "luxo" só comportado por alguns; se fosse muito baixo, toda a gente poderia construir nessas zonas. Ou seja, não poderia ser um critério único. Quanto à ideia de permitir apenas construções enquadradas na natureza, acho óptimo.

      Uma coisa é certa, as zonas verdes devem ser perservadas mas, mais que isso, devem ser cuidadas.

      ResponderEliminar
    9. Existem no nosso concelho, Zonas Verdes,que são Zonas Secas, e que se o nosso PDM, não for modificado para ajudar a melhorar a situação, acabam as nossas aldeias, temos provas de que ja esta a acontecer, os nossos governantes locais estão ao corrente destes problemas, so promessas e nada fazem, quem vai sofrer?

      ResponderEliminar
    10. Por curiosidade e para ficarmos todos esclarecidos, que zonas são essas ao qual diz serem protegidas e que não deveriam ser??? Ja agora que aldeias estão a desaparecer?

      Peço desculpa mas a primeira hipotese acho real mas a segunda custa a crer...

      ResponderEliminar
    11. Estes dois ultimos anonimos dizem :
      O primeiro que ha aldeias que estão a desaparecer, o segundo quer saber onde? muito facil, pois 10 anos atraz tinham umas 100 ou 200 pessoas e hoje teêm menos de metade,isto é verdade,e mais 15 anos so la estão os velhos, e mais uns tempos,e acabou .Se o PDM não for alterado as coisas vão-se complicar.Custa a crer para os que não conhecem o concelho,mas estes problemas ja existem.TODOS VAMOS SOFRER AS CONSEQUËNCIAS;

      ResponderEliminar
    12. Não é muito dificil reparar que o concelho de soure está a perder imensa gente, mas poderá ser devido ao pdm ou da falta de trabalho.

      Se formos ver à secção "O NOSSO PATRIMÓNIO" deste blog e nos dados de soure repararem no censos que desde a década de 60 que o concelho está a perder imensa gente, aí verificamos que isto é uma realidade...a migração para as cidades pode um dia mais tarde prejudicar o concelho...e mesmo a cultura de um povo...

      ResponderEliminar
    13. A desertificação das aldeias terá, de facto, um impacto cultural futuro desastroso, caso esta tendência se mantenha.

      Na minha opinião, a protecção de zonas verdes não chegará para explicar a diminuição dos habitantes nas aldeias. A falta de desenvolvimento e de oportunidades de trabalho terá uma responsabilidade muito mais decisiva.
      Tenho apenas uma questão: nas aldeias não existem muitas casas abandonadas e em mau estado? Porque quereremos construir nas zonas verdes se dentro das próprias aldeias haveria bom espaço (sem falar do muito melhor aspecto que daria não haver tantas casas abandonadas).

      Se alguém me puder esclarecer...

      ResponderEliminar
    14. "poderia fazer-se uma espécie de um imposto zona verde para financiar a manutenção,conservação e ampliação da natureza...isto para não haver uma grande procura e acabar de vez com a natureza." (Lolita)

      Permita-me corrigir e dizer que está a falar em criar uma TAXA de Zona Verde e não imposto, visto serem duas realidades distintas devido, essencialmente, ao carácter sinalagmático das taxas. Não me leve a mal pela correcção.
      Parece-me que não é uma ideia descabida, desde que sejam efectivamente ciadas condições para uma relação perfeita natureza/construção.

      ResponderEliminar
    15. Penso que seria importante investir num complexo desportivo com condições para jovens do concelho de soure poderem ter maior qualidade de vida e prática desportiva, os polivalentes não vêm eliminar essa lacuna. Mais com essa maior qualidade, leva a que a fixação das pessoas à terra ser maior.

      ResponderEliminar
    16. temos uma pagina para questões desportivas não?

      ResponderEliminar
    17. Sim claro que temos mas isto da modernização de infraestruturas está relacionado com o PDM, penso eu de que. Ou será que estou enganado.

      ResponderEliminar
    18. Não concordo! Acho que Soure já tem uma boa qualidade em termos de complexos desportivos.

      Em Soure existe um polivalente e 2 pavilhões, não sei no que é que o Sr. nfssssss quer mais?!

      Não podemos falar em falta de condições a nível desportivo em Soure, a não ser a nível de pistas de atletismo e dentro desse ramo.

      ResponderEliminar
    19. as zonas verdes sao boas para quem tem o poder em soure comprar terreno baratos e depois com uns truqes esquisitos construir as suas mansoes.em soure tudo pode acontecer.da para escrever um livro

      ResponderEliminar
    20. Em soure existe um polivalente, sim senhor pode dizer-me o que se tem de fazer para se poder utilizar. Quantos aos outros 2 pavilhões que fala, nunca estão disponiveis pois ou estão em aulas, ou estão ocupados por clubes. Eu falo num complexo desportivo onde englobe um grande número de desportos e com disponibilidade para a população.

      ResponderEliminar
    21. Para utilizar o polivalente junto ao castelo, apenas tem de abrir o portão!!! Já o pavilhão terá de o alugar na c.m.s. Como pode ver não é dificil...

      ResponderEliminar
    22. Como deve saber o Polivalente serve para outros Desportos sem ser o futebol (ténis, Voleibol, etc) e o Pavilhão para ser requisitado só está disponível depois da meia noite, como vê não é assim tão fácil.

      ResponderEliminar
    23. Em relaão ao polivalente, não vamos querer a papinha toda feita, se o material, mais propriamente a rede e os postes, estivessem disponíveis no polivalente, concerteza que desapareciam mais tarde ou mais cedo...o objectivo é requesitar na C.M.S. Qt ao pavilhão, não acredito que não haja vagas, pode não haver é a hora que quer. E para não fugir ao tema, acho que a construção de outro pavilhão é totalmente descabido devido ao n.º de polivalentes no concelho e mesmo na sede do concelho.

      Se falarmos no plano director municipal é que poderiamos perguntar como é que deixaram fazer aquelas bancadas do polivante junto ao castelo, engoliu completamente a vista do castelo para quem entra em Soure.

      ResponderEliminar

    Participe no blogue "Soure, o melhor e o pior..."

    Não saia sem deixar a sua opinião ao povo sourense mas, informo, TODAS AS OPINIÕES SÃO DA EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE QUEM AS EXPRESSA.

    Esta secção é um espaço de debate onde deverá prevalecer sempre a cordialidade e o respeito.

    Toda a crítica é permitida e bem-vinda, mas nunca serão toleradas ofensas gratuitas.