segunda-feira, 27 de agosto de 2007

FESTAS SÃO MATEUS - SOURE

(Verifique o programa completo em"Comentários")

.

QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE O PROGRAMA DAS FESTAS DE SÃO MATEUS ?

.

O QUE É QUE MAIS GOSTA NAS FESTAS DE SÃO MATEUS ?

40 comentários:

  1. FESTAS SÃO MATEUS - SOURE

    DIA 20

    - 18h - Sessão Solene de Inauguração das Festas de São Mateus - Salão Nobre da C.M.S

    - 18h - Atribuição de prémios a alunos do Ensino Secundário - Salão Nobre da C.M.S

    - 19h - Abertura da Exposição de Pintura "As Multidões no Espaço e no Tempo" de António Agante - Museu Municipal

    - 19:30h - Inauguração e abertura oficial da FATACIS (Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Soure) - Espaço Multiusos Soure 1111

    - 19:30h - Participação da Sociedade Filarmónica Recreativa e Beneficiente de Vila Nova de Anços - Espaço Multiusos Soure 1111

    -----------------------------------------------------------------

    DIA 21

    Dia do Município com:
    Animação de Ruas - Saltimbancos e Gaiteiros

    -9h - Abertura da Tradicional Feira da Madeira - Várzea das Mós

    -10h - Reabertura da FATACIS - Espaço Multiusos Soure 1111

    -15h - Sessão Temáticas: Oportunidades para a Agricultura - Auditório da Biblioteca Municipal

    -19h - Abertura da Tradicional Feira das Cebolas - Praça Miguel Bombarda

    - 21:30 - Noite de Soure - Café à Moda Antiga - Praça Heróis Coutinho e Cabral
    ...
    Organização da Associação de Defesa do Património Natural e Cultural de Soure com a participação de Grupo Etnográfico de Samuel e Rancho Folclórico do Cercal

    - 23h - NOITE DJ - DANCE TV - Antena 3

    Palco 1 - Bacelos (Tenda)

    - 23:23h - Dj Élio e Dj XS Monteiro

    - 02:02h - Miss Blondie

    - 03:33h - The Fox

    - 05:05h - Paulo G

    A partir das 4:44h - AFTER HOURS - Espaço Restaurante da Várzea

    -----------------------------------------------------------------

    DIA 22

    Animação de Ruas - Desfile pela Fanfarra do Corpo Activo dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Soure

    -8:30h - Abertura da Tradicional Feira das Nozes - Largo do Cais

    -8:30h - Reabertura das Tradicionais Feiras da Madeira e das Cebolas

    -9:30h - Concurso de Pesca Juvenil - Represa de Soure

    -10h - Reabertura da FATACIS - Espaço Multiusos Soure 1111

    -10h - Animação - Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra - Espaço Multiusos Soure 1111

    -15h - Fanfarra do Corpo Activo dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Soure - Desfile pelas ruas de Soure

    -16h - Torneio de Voleibol de Praia - Campos dos Bacelos

    Palco 2 - Praça da República
    - 21h - Concertos de Banda do Cercal e Grupo Musical Gesteirense

    Palco 1 - Bacelos (Tenda)
    - 22:30h - Espectáculos:

    - DIGRESSÃO RFM

    - THE CYNICALS

    - KUSSONDULOLA

    - EZ SPECIAL

    -----------------------------------------------------------------

    DIA 23

    -8:30h - Reabertura das Tradicionais Feiras da Madeira, Nozes e Cebolas

    -10h - Reabertura da FATACIS - Espaço Multiusos Soure 1111

    -10h - Animação de rua

    -15h - Encontro Concelhio de Folclore: Palco 2 - Praça da República

    - Rancho Folclórico Papoilas da Serra - Degracias

    - Rancho Folclórico da Associação Social Recreativa e Cultural de Pouca Pena

    - Grupo Folclore do Melriçal

    - Rancho Folclórico do Centro Social do Sobral

    - Grupo Folclórico e Etnográfico de Alfarelos

    - Grupo de Pauliteiros de Vila Nova de Anços

    - Grupo Folclórico e Etnográfico do Cimeiro

    - Grupo Folclórico e Etnográfico de Granja do Ulmeiro

    - Rancho Folclórico da Ribeira da Mata

    - Rancho Folclórico da Santa Casa da Misericórdia de Soure

    - Rancho Folclórico da Freguesia de Tapéus

    -16h - 1ª Regata de Bodi-Bota de Soure - Represa de Soure

    Palco 2 - Praça da República
    - 21h - Filarmónica 15 de Agosto Alfarelense e Banda de Soure

    Palco 1 - Bacelos (Tenda)
    - 22h - Espectáculos:

    - GTT - Música Popular Portuguesa

    - MIGUEL E ANDRÉ

    - ROCK LUSO

    -----------------------------------------------------------------

    DIA 24

    -8:30h - Reabertura da Feira da Madeira

    -10h - Reabertura da FATACIS - Espaço Multiusos Soure 1111

    -10h - 8º Torneio Remo Adaptado - Remo Indoor - Praça da República

    -10h - Animação de rua

    -15h - Sessão Temáticas: Desenvolvimento Industrial - Auditório da Biblioteca Municipal

    -15:30h - 1/2 Milha São Mateus - Atletismo Adaptado

    Palco 1 - Bacelos (Tenda)
    - 22h - Espectáculos:

    - TAYTI

    - CRISTIANE SOLLARI - Conexões

    -----------------------------------------------------------------

    DIA 25 - Dia da Famíla Sourense

    -15h - Missa em Honra de São Mateus - Capela de São Mateus

    -16h - Tradicional PIC-NIC Popular - Parque de Merendas de São Mateus

    -16h - Participação do Rancho Típico de Paleão - Parque de Merendas de São Mateus

    Palco 2 - Praça da República
    - 20h - Baile Popular com "Big Jovem"



    APROVEITE BEM !


    DEIXE OS SEUS COMENTÁRIOS...

    ResponderEliminar
  2. Boa noite meu anjo, o q acontece com o nossos mural, com o código fonte? Anjo quero te oferecer o selo da campanha contra violencia aos animais. Ajude me a conscientizar cada vez mais as pessoas. Um animal é como nós possui todos os sentimentos e merece mas do que ninguém respeito. Se tens coragem de maltratar um animal, tens coragem tb de maltratar uma criança

    ResponderEliminar
  3. Aqui Zarco

    Creio que j� escrevi noutra �rea deste Blog que, quando vou procurar pelo S. Mateus ao cantinho mais recondito das minhas memorias encontro invariavelmente muita luz, muita cor, muita m�sica, o reencontro de amigos de longa data, enfim, muito bul�cio.
    Nessas memorias, quando chego a Soure encontro a vila transformada numa feirafesta (escrevi tudo junto intencionalmente) onde se cruza a compra e venda de todos os artefactos, das farturas, dos tremo�os, dos cestos de feno etc, com as arruadas de gigantones, da banda, os foguetes.
    Onde tudo isto ainda se confunde ao anoitecer com o desfile grupos folcloricos que irao actuar � noite no jardim.
    Nos �entretantos� de tudo isto e pela noite fora corre cerveja e vinho a jorros, almo�a-se, janta-se, ceia-se e petisca-se contra todas as indica�es dos cardiologistas e dietistas.

    Mas S�o Mateus est� l� para proteger a malta.

    Fim da primeira parte:
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - --

    ResponderEliminar
  4. A volta do Zarco

    O São Mateus ainda e como disse acima ?
    E evidente que nao.
    Com o andar dos anos os Sourenses transformaram-se e ficaram delicados.
    Já não gostam de pão quentinho com manteiga as tantas da manha.
    Ja nao gostam de barulho noite adentro. Nem para louvar S. Mateus.
    Já não acham piada à concertina (sanfona) da Serra.
    Quem quiser fazer barulho va p’ros Bacelos.

    As ultimas experiencias dizem-me que no centro da vila não há festa.

    Afastaram e cercaram a feira nos Bacelos, e, a feira é festa. As bugigangas da festa (já não digo da feira) anteriormente eram compradas pelas ruas da vila. Hoje não dá “jeito nenhum” vir da feira da madeira, passar debaixo da ponte para ir às nozes passando pelo sítio tradicional das mantas de retalhos que era junto da árvore à entrada da ponte, ir às cebolas e depois almoçar ou jantar na Rosa Larina (Ó Rosa deves-me um almoço pela publicidade).
    Ficam os Bacelos para trás.
    A Várzea servia para “picnicar “ , descansar as pernas e depois dar um saltinho à FATACIS.
    A Alma da festa afastou-se e o centro está apagado. Até o palco - antes vedeta - é periferico – tem o número 2.
    Por ali cruzam-se apenas alguns grupos de amigos no sobe e desce até aos Bacelos onde há uma tenda para actuação de artistas do melhor “musicoli” de que são bom exemplo o Miguel Parafuso e o André.

    Todavia, ali, na humidade nocturna de entre rios até o melhor som se confunde e esmorece com o ruído dos restantes divertimentos.

    ....
    Mas eu volto SEMPRE.

    Viva o S. Mateus.

    ResponderEliminar
  5. Aqui Zarco

    Tão?
    Ninguém quer bater ?
    Tenho razão ou não provoquei o suficiente ?
    Vou-me. Está a começar o glorioso contra o Copenhague.
    SLB ... SLB ... SLB ...

    Um abraço Sourense

    Xau

    ResponderEliminar
  6. O QUE É QUE MAIS GOSTA NAS FESTAS DE SÃO MATEUS ?

    é esta a pergunta ke vou responder :

    O CAFÉ DO ANATÓLIO

    Um abraço de um Sourense no Algave

    ResponderEliminar
  7. O que mais gosto é de andar às meninas...parece que nasceram todas para vir mesmo cheias de saúde ao São Mateus! ;)

    Gosto é da música e dos divertimentos.

    ResponderEliminar
  8. Sr. Zarco, eu também concordo consigo mas também temos de ver as condições com que as pessoas trabalhavam, principalmente na rua Alexandre Herculano, mal podiam andar!

    Estavam todos "ao monte" e quando chegava no domingo à tarde mal se conseguia mexer só para ir para as diversões.

    Na minha opinião só não concordo com essa rua mas compreendo a necessidade.

    ResponderEliminar
  9. Aqui Zarco

    Ninguém fala nos biscoitinhos de azeite com café de cafeteira ... hhuuuummmmm.!!!! Ai o meu cardiologista.

    Valha-me o meu rico S. Mateus.
    . . . . . . . . . . .

    Saudáveis João ??? São Só Sauuúude.
    . . . . . . . . . . .
    S. Mateus é ou era isso Nuno. Era por aí que rodavam com encanto uns olhares saudáveis. (Não era João?)

    Anatólio ? Ninguém indicou o café do Anatólio para ex libris ?

    E o Moinho do Rato?

    E, para quando a reconstrução (para exploração turistica) do moinho do Panão?

    E, um moínho ainda nais típico? .... o do Botelho ?
    (Há muito Sourense que desconhece a existencia desse moinho - que vergonha)

    Céus ....sem água na levada tanta coisa a degradar-se.

    Valha-nos S. Mateus.

    Zarco

    PS: Um abraco Sourense.

    ResponderEliminar
  10. Caro Zarco

    Eu conheço os moínhos de Soure, mas salvo o do Panão, não os conheço pelos nomes. Se não se importar, responda-me a esta curiosidade.

    E já agora, o concelho de Soure não era conhecido no passado precisamente pelos moínhos?!

    Aproveitando a ocasião, só quero dizer que me está a "dever" uma resposta sobre as declarações do amigo Saramago.

    Até à próxima!

    ResponderEliminar
  11. Hi Scampy

    Tem razão.

    A vila de Soure era exactamente conhecida e reconhecida pelos seus moinhos.

    Toda a parte baixa, em torno da colina central, estava construída ao longo da levada - desde a entrada da vila (em Santo António ou algures por detras do grémio da Lavoura) até ao moinho do Rato no limite da Várzea.

    E toda a industria (lagares e moinhos) com excepção dum moinho que desapareceu, (não me recordo o nome do proprietário) em nome do novo acesso Sul.

    Isto é, esse moinho estava situado no limite da ponte de cima e recebia a água dum açude em cimento que havia a montante (Açude esse, onde algumas gerações de Sourenses aprenderam a nadar - velhos tempos).

    Relativamente ao aproveitamento que era feito da água da levada:
    a) O Lagar do Azeite situado algures em frente à capelinha do Senhor dos Aflitos
    b)Uma destilaria situada nas traseiras da mesma capela.
    c) Lavadouro público na Rua da Levada.
    d) Moinho do Leitão.
    e) Moinho do Botelho.
    f) Moinho do Panão
    e) e, tanto quanto me recordo - O moinho do Rato - junto à ponte com uma das noras recem-reconstruida.

    Em nome do progresso - creio que serviu para resolver (?) o problema dos esgotos - foram "secados" os moínhos e o lavadouro público da Rua da Levada depois da "morte do Lagar" e da destilaria.

    Como estou fora de Soure há mais de 40 anos não posso mal-dizer porque, de facto, não contribui em nada para a escolha das soluções que foram adoptadas.

    Quero acreditar que as soluções foram ditadas, mais pela precaridade das finanças público-autárquicas do que pela anedotia e mau-gosto demonstrado.

    Com efeito, nenhum autarca faz asneira intencionalmente mas fizeram-se descaracterizações que são imperdoáveis.

    O cimento urbanístico e o lucro não desculpa tudo.

    Zarco

    PS: Quanto à resposta que lhe devo. Eu escrevi uma mas apaguei-a porque saíu demasiado técnica.
    Parecia tirada duma sebenta de direito constitucional - LOL.

    ResponderEliminar
  12. O património é de facto importante, eu dou muito valor, mas acho que o objectivo é discutir o S. Mateus...

    Tenho estado atento ao trabalho da associação empresarial que está a organizar o S. Mateus e parece-me que mesmo com todas as limitações com que devem de estar a sentir e toda a susceptibilidade a criticas, estão a desenvolver um trabalho digno e dinamico. A promoção está a ser bem dirijida e as iniciativas mesmo para alem do fixado em programa, abundam.

    Como cidadão, acho que devemos em primeiro lugar dar graças por esta associação existir, pois sem ela não haveria S. Mateus para ninguem este ano.
    Quanto ao facto de haver S Mateus no centro da Vila, devo de referir que o centro, como é sabido, não reune condições para que la se faça a festa. Se temos todo aquele espaço dos bacelos não me parece logico que o pessoal se limite...
    Tomariam muitos ter um cenário como este para as festas municipais!
    Numa coisa concordo: antes o pessoal bebia uns copos pela vila, andava-se de bar improvisado em bar improvisado e toda a gente se divertia. De facto o S. Mateus 'comercializou-se', mas condisidero isso um custo sem o qual não se conseguiria viabilidade financeira. São os comerciantes com os terrados que pagam os espectáculos. Onde é que já se viu entrar numa noite de Dj's de renome por 5 euros como por ai se especula...

    Esta iniciativa da noite de Dj's...
    Uma ideia muito boa...
    Um espectaculo para um público que nunca antes tinha tido o privilegio de ser contemplado!

    Parece que se vão cobrar entradas para acesso à feira e a espectaculos...
    Acho bem, em todo lado se paga. Isso faz com que o público tenha direito a exijir qualidade!
    Há muitos custos que teem de ser saldados neste tipo de organização

    Notem-se as melhorias!
    Já há S.Mateus ha mais anos que festas em Cantanhede e todos sabemos que eles nos metem num bolso...
    Temos de apoiar, ajudar, criticar(positivamente) o grupo de trabalho que este ano leva esta iniciativa ao colo, eles podem ser o nosso passaporte para reconstituir a visão externa da nossa força e dinamismo.

    Em vez de criticar, apoiem! Eu sou o ultimo a poder dizer mal, certamente não saberia fazer melhor.

    Vou me registar! Este blog parece-me bem e útil.

    Espero receber comentários.

    ResponderEliminar
  13. Zarco again


    Antigamente o S. Mateu era uma feira franca (Se calhar os actuais autarcas (europeiizados) não conhecem o significado da expressão "feira franca".

    Vou ter que pensar muito para responder a um post destes sem que a resposta pareça um ataque pessoal - o que jamais será.


    Todavia ... muita atenção. É mesmo ponto final.

    Foi a ideia (muito peregrina e salazarenta) de que é possível discutir o S. Mateus sem enquadrar na discussão o património que é diariamente destruido que levou as coisas ao estado em que estão.

    Um abraço Sourense.

    Zarco

    PS: Há uns anos, pelo S. Mateus, em cima da ponte, eu comentei para um Edil Sourense:

    Esperemos que o dique que é aquela "circular norte" não venha agravar o problema das cheias ... ali na baixa.

    Nãoooooo ! ... disse ele. Tudo isso foi estudado.
    . . . . . . . . . . . . . . . . .

    Pois, HOJE, há técnicos que dizem que se agravaram ... e muito.
    . . . . . . . . . . . . . . . . .
    Eu não sou engenheiro hidraulico nem economista mas acho que a demagogia só se vende a quem a compra.

    E, eu não compro (ponto final).

    _ Soure não se discute parcelarmente.-

    Por e para Soure discute-se durante 365 dias e seis horas anuais. Ninguém é perfeito. Eu não sou ... e você - anónimo - também não é.

    Só faltava vir o "poder instituido nas festas" ensinar-me o momento de discutir seja lá o que for.

    Querem que eu diga que as Tayti têm umas belas pernas ? Eu digo. É verdade e ficam bem no programa.

    Mas eu não vou aos Bacelos ver essas pernas. Aquela humidade dá-me cabo das costas.

    O Miguel Parafuso e o André.... também não vou ver nem ouvir.

    Ouvir é impossível - os outros divertimentos destroem o som (se é que havia algum som (mesmo em play back)para ouvir . E ver sem ouvir, para mim, não tem interesse - sempre são homens (penso eu) e eu há 58 anos que estou estou numa onda hetero.

    Compadres Sourenses.,....Soure e a feira de S. Mateus não se dissociam uma da outra.

    Um abraço muito Sourense (sem arrelias ... eu sou um polemista por natureza ....mas tenho muito respeito pelo vosso trabalho).

    PS 2
    Cantanhede ? Sem dúvida tem boa pinga. Diria mesmo - muito boa pinga.

    Mas, nunca fui lá a qualquer festa.

    REPITO: A minha terra é Soure - é no exito da sua feirafesta anual que estou interessado - Cantanhede são 40 kms mais acima.

    Mais um abraço

    Zarco again

    PS3 - Onde é que eu já ouvi dizer que o modelo a seguir é o da Noruega ? (à dimensão Sourense será o modelo de Cantanhede ... concerteza.

    Caro Saurium:

    O PS3 vai um tanto envenenado. Se quizer cortar ... corte.

    ResponderEliminar
  14. Permitam-me demonstrar o que penso deste assunto: - sempre tive um grande fascínio pelo São Mateus. Em criança chegava até a ir ver o técnicos a colocarem a iluminação!

    Lembro-me: - de grandes espectáculos PAGOS e protegidos da vista por grandes rectângulos de madeira, na zona do jardim e da C.M.S.; de toda a parte central da vila apinhada de vendedores e pessoas que nela caminhavam;de ir comprar pão quente de madrugada e de o barrar com manteiga, na presença de muitos amigos. Tantas e tantas recordações...!

    De há uns anos (perto de meia dúzia ou mais) para cá, constato que de ano para ano há uma contínua e exponencial perda de qualidade. Será pq já tenho 32 anos? Envelheci e perdi o encanto? É possível que tb contribua, MAS pergunto eu o seguinte:

    1 - Porque motivo o acesso aos espectáculos passou a ser gratuito?

    2 - Porque motivo se mandou tudo para os bacelos? A vila parece deserta, mesmo nos dias mais fortes.

    É certo que a entrar de borla em todos os concertos "grandes" foi uma medida política para ir mantendo certo o número de votos necessários. Há é um grande problema: - o dinheiro não se cultiva nem cai do céu e mais tarde ou mais cedo acaba. Daí ver-se uma degradação cada vez maior de ano para ano no programa das Festas!

    Penso não haver memória de um programa tão fraco...!

    Lá que as diversões lá fiquem por baixo, ainda é como o outro, agora, ter os concertos lá (não obstante a grande área verificada), no meio de toda a confusão de sons não é o melhor, na minha opinião. Aliás, estar ali ao pé do rio, só piora as condições climatéricas!

    Há que esperar por melhores dias e melhores anos de festa.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  15. Até que enfim.

    Alguém disse "amen" com as letras todas.

    ResponderEliminar
  16. Não concordo quando dizem que o cartaz é mau!

    Querem o quê? OS Red Hot? Os Black eye Peas?

    Oh oh, comparando com o ano passado é muito bom.

    ResponderEliminar
  17. Sabem o que é que era Ouro sobre Azul???

    A gastronima nas Festas de São Mateus, não era?

    ResponderEliminar
  18. Zarco para Tiago

    Com os Red Hot chili Peppers ...ou similares até ia apanhar humidade nos ossos para os bacelos.

    Para qualquer outro - tinha que estar uma noite de verão (à séria).

    Para ver o Miguel Parafuso e o André ... Nunca.

    só se me enganasse e passasse por lá nesse dia ... mas garanto que se tal acontecesse retirava-me muito rapidamente.

    Zarco

    ResponderEliminar
  19. www.jornalpretonobranco.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  20. Sinceramente, também não gosto do cartaz deste ano. Mas não posso deixar de reconhecer que é um cartaz variado, e para quem gosta dos estilos, até deve estar satisfatório.

    Quanto ao local, também não é o melhor, mas existirão alternativas melhores? Fica a pergunta.

    ResponderEliminar
  21. Vocês os sourenses, só têm aquilo que merecem.
    Qualquer lugar da freguesia é mais bairrista que a vila de soure, e desse modo, os habitantes conseguem estar felizes com as festas que têm.
    Para se conseguir uma boa festa é necessário envolver toda a população na mesma, não creio que isso possa acontecer em soure.
    Desejo um bom s. mateus, e que continue a ser um lugar de reencontro de velhos amigos, que cada vez mais são forçados a sair daqui.
    Bem haja a todos que lerem este comentário.

    Ass: Ouioai

    P.S.: Na véspera da próximas Autárquicas, talvez o programa agrade mais, suponho eu.

    ResponderEliminar
  22. Zarco para Quioai

    Isto de ser sourense é como ser do Benfica. Só nós, é que sabemos o que e porque criticamos.

    E não acredito que na sua terra não se discutam as festas. Não é por acaso que os mordomos costumam mudar todos os anos. Tanto quanto posso imaginar, será para que os críticos dum ano façam melhor no ano seguinte.

    Na “longínqua” capital chegam a organizar-se pic-nics e ou jantares formais durante todo o ano para angariar fundos para as festas.

    Só que, não são festas com a dimensão da Feira de S. Mateus.

    O S. Mateus é, em primeiro lugar, homenageado com uma grande feira anual onde se vendem produtos região sourense.

    São os próprios agricultores e artesãos da região que vão à feira vender as nozes as cebolas o pão doce os tremoços.

    Como contraponto vão comprar alfaias, tinas e barris, poceiros e cestos e outros artefactos para a vindima, nalguns casos, já em curso - daí a feira da madeira.

    Daí também que tradicionalmente a feira de S. Mateus fosse (também) uma feira franca.

    Depois iam todos à Capela do Santo pagar as promessas e agradecer pelas colheitas.

    Mas os tempos mudaram. Já não são as instituições sourenses que, em torno da feira, organizam os divertimentos e recebem os terrados como forma de auto-financiamento.

    Também já não são só os agricultores a irem à feira vender.

    A grande maioria dos feirantes de S. Mateus são os vendilhões de ferramentas - de usar e deitar fora - que são profissionais das feiras.

    Daí que a feira se tenha algo descaracterizado e seja necessário - até - organizar um certame específico da venda do café à moda antiga

    Também os divertimentos na feira correspondem aos novos tempos.

    Nos idos de antigamente seriam os saltimbancos e os cães adestrados a banha da cobra , trovadores ou segréis, jograis os vendedores de romances aos fascículos.

    Com a evolução, num passado não muito remoto eram os carrinhos de choque e o carrocel. Hoje os divertimentos são tantos e tão barulhentos que se atropelam numa "amalgama" de sons e slots publicitários.

    Pessoalmente só maldigo porque entendo que o problema não está nos divertimentos presentes ou nos artistas que preenchem o programa. Goste-se ou não se goste - a cada ano - surgem novos nomes com maior ou menor qualidade. Se forem bons pode-se repetir.

    O problema - quanto a mim - está no constante empurrar da feirafesta para os Bacelos.

    Pelo menos a parte nobre da festa - as actividades culturais - jamais deveriam ser remetidas para tal espaço.

    Fica longe. O espaço resulta frio, barulhento e poeirento.

    Percebeu Quioai ?

    Soure é o nosso clube. Tem virtudes e defeitos. Criticamos porque gostamos e queremos vê-lo melhorar. Haverá situações em que um sourense mal-diz e outro elogia uma mesma situação de facto. Mas, bairrismo é isso mesmo.

    Ver falta de bairrismo nesta discussão é desconhecer o que é bairrismo. Bairrismo não é ser "YES SIR". Isso queriam eles que fosse.

    E, por ora, parece unânime, Que Soure quer a parte cultural da feirafesta devolvida ao centro da vila.

    Zarco

    PS: Os comentários de estranhos são apenas isso ... estranhos comentários.
    Zarco

    ResponderEliminar
  23. De Ouiai para Zarco:

    Antes de mais quero agradecer a atenção que deu ao mesmo post,e respeito as suas posições.
    Depois, penso que Zarco deve continuar a defender os seus ideais sobre soure.
    Sou uma pessoa optimista por natureza e penso que vai correr tudo bem no s. mateus (nada de chuva).
    Contudo, os tempos mudam para todos, e temos de sabermos adaptar às novas realidades conciliando o novo com o velho, o que é nosso com o que vem de fora, etc ... mas acima de tudo deve haver qualidade, já que é a única maneira de nos projectarmos em virtude de nos estarmos a tornar um enclave, e a perder protagonismo positivo.
    Mas, vamos acreditar e colaborar!
    Um bem haja a todos.

    ResponderEliminar
  24. De Ouiai para Zarco:

    Antes de mais quero agradecer a atenção que deu ao mesmo post,e respeito as suas posições.
    Depois, penso que Zarco deve continuar a defender os seus ideais sobre soure.
    Sou uma pessoa optimista por natureza e penso que vai correr tudo bem no s. mateus (nada de chuva).
    Contudo, os tempos mudam para todos, e temos de sabermos adaptar às novas realidades conciliando o novo com o velho, o que é nosso com o que vem de fora, etc ... mas acima de tudo deve haver qualidade, já que é a única maneira de nos projectarmos em virtude de nos estarmos a tornar um enclave, e a perder protagonismo positivo.
    Mas, vamos acreditar e colaborar!
    Um bem haja a todos.

    ResponderEliminar
  25. Pela primeira vez vou deixar aqui o meu comentário, apesar de ser um frequente assíduo deste sítio.
    Para começar, considero este, um blog de grande importância para o nosso concelho, pois, apesar de não se tratar de um jornal, rege-se igualmente pelos valores éticos e deontológicos do jornalismo, promovendo uma livre (e interessante, diga-se) expressão de ideias, sem politiquismos, sem facciosismos … Aqui, olha-se para Soure de uma forma positiva (autor do blog) e, mesmo os opinantes, apesar de discordarem muitas vezes “uns com os outros”, não ofendem ninguém pessoalmente (na maior parte das vezes)… refiro-me, claro está, às questões políticas! Sobre este assunto, os meus parabéns ao autor!
    Isto, a propósito de outro blog que anda por aqui na Net, denominado, salvo erro, política de soure2!!! Esse blog é, simplesmente, um atentado à “expressão jornalística” na Internet, pelo seu facciosismo! Como diria o outro: “não havia necessidade”!!!! Na altura própria, os eleitores marcarão presença nas urnas… denegrir ou ofender as pessoas, isso nunca! O PSD, partido que nutro grande simpatia, só sai a perder com certos anormais que, resolveram criar um blog para ofender, pois para levantar o rabinho da cadeirinha e do PC, não é com eles!!

    Sobre o programa, está muito bom, comparando com o ano passado… A Associação Empresarial de Soure (AES) está de parabéns, quanto a mim!!

    ResponderEliminar
  26. Pelos vistos, o S. Mateus das minhas recordações ja não existe, é pena ,pois perderam-se costumes e tradições, tudo evoluiu, agora diz-se que é crise, talvêz,( mas não é para todos)
    Depois de quase 40 anos sem ver um S; Mateus não posso ter voto na matéria, mas de qualquer maneira passem uma boa festa do S. Mateus.
    Divirtam-se muito, embora longe estarei com vocês.

    ResponderEliminar
  27. No espaço dedicado às “Maravilhas Sourenses”, encontra-se uma foto de um cruzeiro que não corresponde, como se pode ler, ao que fica situado junto à sede da Junta de Freguesia de Gesteira. Trata-se sim, do cruzeiro de Carregosa! Nada que não se resolva e… parabéns ao blog!

    ResponderEliminar
  28. Adorei o blog!

    Quanto ao S.Mateus, mau ou bom é sempre o nosso São Mateus!

    ResponderEliminar
  29. Boa Noite!

    Gostaria de fazer um esclarecimento ao Sr.Anónimo(Setembro 05, 2007 11:17 PM ) sobre o Cruzeiro da Carregosa.

    A intenção seria inserir o cruzeiro da Carregosa, enviado por um dos nossos bloggers. O texto, esse sim, não está certo relativamente ao Cruzeiro.

    Agradeço aos nossos visitantes por nos ajudarem a crescer e a melhorar, queremos sempre mais e melhor!

    Obrigado!

    P.S - Facilitem as respostas aos comentários entre os bloggers com o seu nome, fictício ou não.

    É SÓ CLICAR EM "OUTRO" em vez de "ANÓNIMO".

    Cumprimentos a todos os sourenses.

    ResponderEliminar
  30. Tenho uma certa curiosidade em saber como era o S.Mateus há muitos anos atrás! Porque é que não se desenvolvem mais iniciativas como o "Café à Moda Antiga"?!

    Porque os sourenses já gostam naturalmente do S.Mateus, mais discussão, menos discussão, mas acho que era importante afirmar a verdadeira "personalidade" da festa, até para quem vem de fora.

    Temos de ir buscar aquilo de distingue a nossa festa de todas as outras, ou seja, as nossas tradições. E, claro, não esquecer naturalmente o que os tempos actuais têm de bom!

    ResponderEliminar
  31. Saurium: revê exe teu mail! Grande blog, queres passar isso para o papel????

    ResponderEliminar
  32. Concerteza tudo acabou, segundo tenho visto por aqui pois se quiserem saber do passado do São Mateus, ainda estamos a tempo.
    Rever a Festa do Santo ja não é possivel, contar como era,sim ,muita fé,faziam-se peregrinações, etc.etc,,
    A feira isso deve ser o mesmo, menos a tal animação nas ruas, as tais pessoas que desciam depois de pagarem as promessas e muitas outras coisas,como as concertinas, com os cantares da nossa região e não so.
    Hoje, é ver aquele que compra o melhor carro ou mesmo tractor, antes era aquele que comprava o melhor canivete para fazer as vindimas.
    O comboio passou e ainda passa, temos que o apanhar senão ficamos sempre com os canivetes.
    Para todos,BOM SÃO MATEUS

    ResponderEliminar
  33. Nos idos de h� 50 anos:

    _ O S�o Mateus era t�o especial que at� a subst�ncia das promessas era diferente ... bizarra ... at�.

    _ Fizeram-se campanhas nas igrejas para evitar tais promessas ao Santo.

    Perguntem aos vossos av�s o que � que se prometia ao Santo nessa �poca.

    Zarco

    ResponderEliminar
  34. Boa Noite!

    Gostaria de responder ao Sr.Anónimo (Setembro 12, 2007 2:28 AM) que gostaria que enviasse a sua sugestão para sourenses@aeiou.pt, acerca do querer "passar para o papel".

    Boas discussões...mas acima de tudo que sejam construtivas!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  35. Como é mau virem os antigos a pensar q tudo devia ser como antes!!! Tal como a sociedade e tudo mais, as festas mudam e tem mesmo que ser assim! Já não podemos conviver com ruas fechadas por feirantes onde nem uma ambulância passava caso necessário!!! Não podemos perturbar quem trabalha... já não vivemos no tempo que era S. Mateus, todos ficavam em casa pois trabalhavam em Soure... Hoje cada um tem a sua vida...

    Mas pronto... Os que estão fora e constantemente a dizer que lá é que é tudo bem feito e cá não... quando olham para cá, querem tudo como antes... Lá é que se pode mudar.... :P :P

    ResponderEliminar
  36. Se cada um tivesse a sua vida, seria bom, so que ha muitos que querem
    ter a sua vida e não a tem.
    Os antigos como lhe chama, merecem mais respeito do que aquele que lhe dedica, estejam onde estiverem, fizeram alguma coisa para este evento faça parte da nossa cultura.Concerteza que os tempos mudaram e esses tais antigos,( como lhe chama )que se privaram de ver a festa desde muitos anos( passa-se comigo)tem o direito de contar como se passava no seu tempo.Ainda nao vi nenhum dizer que onde estão é melhor,faz parte das nossas raizes e so sabe dar o valor quem esta metido dentro deste problema.
    Obrigado pela a atenção

    ResponderEliminar
  37. quero deixar aqui os mais sinceros parabens a banda PORTUGUES SUAVE...
    tiveram muito bem na sua grande estreia...
    espero voltar a velos em palco brevemente..

    ResponderEliminar
  38. é pah,preciso de ajuda,nao me lembro como se chama akela empresa k estava na feira do S.Mateus aquela que fazia bonés personalizados...se alguem souber que me envie um mail para davidsimoeslobato@gmail.com
    obrigado

    ResponderEliminar
  39. NOTÍCIAS TURÍSTICAS



    Feira de S. Mateus anima cidade
    PUBLICADA: 17/08/2005

    Já começou em Viseu a Feira de São Mateus, a mais antiga das feiras francas que se realiza em Portugal, fundada em 1392, e que se irá prolongar até 25 de Setembro.

    Cerca de 300 stands e expositores, com artesanato e os mais diversos produtos, restaurantes e tasquinhas fazem parte do certame, que conta também com atracções e actividades diversificadas, como espectáculos de rock, fado, folclore e música popular portuguesa, torneios de andebol, futebol, basquetebol e tiro aos pratos, provas de vinho e passeios todo-o-terreno.

    A Feira de S. Mateus conta com um orçamento de cerca de 900 mil euros e espera receber entre 800 mil a um milhão de visitantes, dado que se trata também do certame mais longo realizado durante a época estival.

    ResponderEliminar
  40. Está-se a falar de Vizeu (2005)

    ResponderEliminar

Participe no blogue "Soure, o melhor e o pior..."

Não saia sem deixar a sua opinião ao povo sourense mas, informo, TODAS AS OPINIÕES SÃO DA EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE QUEM AS EXPRESSA.

Esta secção é um espaço de debate onde deverá prevalecer sempre a cordialidade e o respeito.

Toda a crítica é permitida e bem-vinda, mas nunca serão toleradas ofensas gratuitas.