quinta-feira, 26 de março de 2009

Paulo Campos anuncia construção do Nó de Soure à A1


Cerca de seis meses depois de se ter comprometido a resolver a situação, o secretário de Estado Paulo Campos vai hoje a Soure anunciar o projecto de construção do nó de acesso à A1. Uma obra de 9,5 M€


O Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, anuncia esta manhã na Câmara Municipal de Soure a construção do Nó de Soure na auto-estrada do Norte (A1), integrada no contrato de concessão da BRISA.


Desta forma o Governo responde a uma “ambição antiga, sustentada e justa”, como refere o presidente da autarquia João Gouveia.


Para o autarca socialista trata-se de uma “solução concreta para um problema regional antigo e que a curto prazo vai deixar de o ser”. João Gouveia adianta que aquele nó de acesso à A1, a construir na zona de Casconho, constitui “um investimento de alcance regional”, já que integra o Plano de Desenvolvimento Territorial da NUT III do Baixo Mondego.


Aquando da inauguração das tradicionais festas de S. Mateus, em Setembro do ano passado, Paulo Campos comprometeu-se a resolver o problema e a corresponder ao velho anseio dos sourenses. Seis meses depois, o secretário de Estado regressa à vila para dar a conhecer o que já está feito e o que será realizado nos próximos tempos.


Ainda segundo João Gouveia, “se o concelho de Soure tem uma localização geográfica central, este acesso directo da sede do concelho à auto-estrada do Norte significa uma valorização dessa centralidade” que terá um impacto positivo ao nível “da continuidade do desenvolvimento do concelho”.


O autarca salienta, ainda, o facto daquela obra proporcionar uma melhoria na atracção da “fixação de famílias” bem como de “investimento privado”.


Segundo o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, a construção do nó de Soure tem como objectivo diminuir a distância que existe no lanço entre Pombal e Condeixa na A1, com uma extensão de 28 quilómetros, sendo esta a maior distância entre nós de ligação daquela principal via rodoviária do país.


“Promete igualmente uma melhor e mais adequada articulação entre a rede viária regional e com o eixo transversal de ligação de Montemor-o-Velho ao Itinerário Complementar (IC) 2, e possibilitará uma redução nos tempos de percurso nas ligações com origem e/ou destino na sede do concelho”, refere ainda o Ministério tutelado por Mário Lino.


Hoje, às 10:30 horas, o secretário de Estado Paulo Campos é recebido no Salão Nobre dos Paços do Município para assinalar o início da elaboração do Estudo Prévio que termina no próximo mês de Junho. Seguir-se-á o Projecto de Execução (quatro meses), o processo concursal (seis meses) e a construção propriamente dita (14 meses). A empreitada, orçada em 9,5 milhões de euros, começará no segundo trimestre de 2010 e estará pronta cerca de um ano depois.


In Notícias do Centro
.
COMENTE ESTA NOTÍCIA!!!
.
CONCORDA QUE A CONSTRUÇÃO DO NÓ AUMENTARÁ O NÚMERO DE INVESTIMENTOS EM SOURE ???

20 comentários:

  1. PARABENS JOÃO GOUVEIA.... VALEU A PENA. ESPERAMOS PELA OBRA.

    ResponderEliminar
  2. É de salutar se este projecto for avante... É uma velha aspiração de todos os municipes e acho motivo de regozijo para todos, uma vez que é uma obra que sem dúvida irá contribuir para o desenvolvimento do concelho.
    Há que criar alternativa a Paleão, se o acesso à vila for feito pela EM348 Os habitantes desta localidade quanto a mim, com a criação do nó irão sofrer com o aumento de trafego.

    ResponderEliminar
  3. Esta A1 era um projecto que há muito Soure precisava, bem mais que a A17. Tenho a certeza que com este nó o desenvolvimento do Concelho vai aumentar e bastante, espero é que seja um desenvolvimento cuidado e estudado e que não seja mais uma vila betão. Mais, com este nó, justificava-se agora um investimento no porto coelheiro de uma nova zona industrial de soure, onde teria o novo nó da A1 como a N1 para acessibilidades, não haveria melhor. Quanto a Paleão, como é óbvio terá que existir mudanças, uma vez que existe zonas em que não passa dois pesados lado a lado e onde não existem passeios para os peões, isto é perigoso!

    Ora, não sendo nenhum técnico, deixei aqui alguns exemplos que devido ao nó, já se poderia investir ou terá de se mudar.

    Parabéns por esta obra!

    P.S-Eu próprio utilizo bastante a A1 para Lisboa e o facto de ter de entrar em Pombal dava cabo da minha paciência.

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Capa de Abril do Preto no Branco já disponível em:

    www.jornalpretonobranco.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. ACTUALIZAÇÕES:


    O Executivo municipal aprovou um voto de louvor ao seu presidente, pela concretização do nó à A1.


    O vice-presidente da Câmara Municipal de Soure não tem dúvidas que o “empenhamento e dedicação” do presidente João Gouveia foram fulcrais para a concretização de uma velha aspiração do povo sourense: a construção de um nó de acesso à auto-estrada do Norte (A1).


    Santos Mota diz que viveu no dia 26 de Março, dia em que o secretário de Estado das Obras Públicas foi a Soure anunciar o projecto daquela obra, “um dos dias mais marcantes” da sua “vida de autarca”. Para tal, contribuiu em muito o “empenho” do presidente da autarquia João Gouveia que “sempre com muita descrição se preocupou com aquele investimento desde a primeira hora”, disse. Daí que tenha, em plena reunião camarária, proposto um voto de louvor ao líder do Executivo, até porque “está de parabéns”.


    A iniciativa apanhou de surpresa o socialista João Gouveia, que considera aquela obra como “absolutamente fundamental para que possamos continuar o desenvolvimento do concelho de Soure”. Considerando aquele nó de acesso à A1 como “claramente um investimento de interesse regional”, João Gouveia reconheceu que “foi o actual Governo de Portugal, com os mesmos argumentos e ambiência apresentados a anteriores governos” que tornou “um sonho realidade”.


    Sobre o voto de louvor proposto pelo seu vice, o autarca optou por não se pronunciar nem participar na votação. “Quando eu ou alguém do executivo faz o que deve, faz apenas o que deve”, disse.


    Quem também enalteceu o trabalho do presidente para a concretização daquela ambição foi a vereadora Ana Maria Treno. A autarca considera tratar-se de uma “vitória política” do presidente da Câmara e um “reconhecimento” por parte do actual Governo. No seu entender o futuro nó de acesso à A1 “vai abrir ainda mais o concelho ao país”.


    Já para a vereadora comunista Manuela Santos, a obra “não foi uma luta de um só partido ou pessoa” e recorda o abaixo-assinado que a CDU protagonizou há alguns anos a reivindicar aquela obra. “O presidente da Câmara tem o mérito mas não gostaria de personalizar esta luta”, disse a autarca, desejando que Gouveia “não venha a ter o desmérito por aquilo que não vier a conseguir no futuro”.


    Já para Nuno Madeira, que se estreou como vereador na bancada social-democrata em substituição de Carlos Páscoa que renunciou ao cargo, o futuro nó de Soure “é motivo de orgulho para todos, é muito importante, mas não é tudo”. No seu entender, “já poderiam terem sido criadas condições para criar emprego e fixar empresas” no concelho.


    A proposta viria a ser aprovada com dois votos a favor (Santos Mota e Ana Maria Treno [PS]) e quatro abstenções (Manuela Santos [CDU], Aurindo Ribeiro, Fernando Martinho e Nuno Madeira [PSD]).


    Um resultado que deixou Santos Mota numa “agonia terrível”. “Trabalho com João Gouveia há vários anos e este mérito deve-se a ele”, disse, para adiantar que “a partir da data em que foi anunciado o nó, este vai ser desvalorizado”. O autarca acusa os vereadores que se abstiveram de demagógicos. “Não custa nada reconhecer o trabalho feito” afirmou, acrescentando que “foi Sócrates que ouviu os argumentos de João Gouveia”.

    In Notícias do Centro

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem que temos Nó...
    No entanto, não deixa de ter a sua piada a data em que nos foi dado o "rebuçado"... Hum... um ano de rebuçadinhos... assim mata-se 2 coelhos com uma cajadada só... Nem digo 3 coelhos, porque a mentalidade para as questões europeias não vai lá em rebuçados...

    Está tudo escrito...

    ResponderEliminar
  7. Uma coisa é certa, se nos dão rebuçados para adoçar a boca... por outro lado dão-nos lombas na vila para nos dar cabo das costas, da paciência, do juizo...

    Em Coimbra retirarm as lombas das passadeiras... aqui fazem-se passadeiras de lombas... haja paciência. Há 1 sitio, ou 2 no máximo, em que se justifica, agora em tudo quanto é passadeira... valha-nos Deus!!!!

    Mal saimos duma já estamos noutra. É que quase não há rua por onde nos possamos livrar delas...
    Que tal lombas na variante norte?... Também ficava bem...

    Sou contra o excesso excesso excesso de lombas que dominam a vila... por isso mesmo não quero saber de rebuçados...

    Confesso que as lombas mudaram a minha intenção quanto ao ano dos rebuçados...

    ResponderEliminar
  8. O nó da autoestrada vai ser feito, não porque o João Gouveia o conseguiu mas porque a SONAE fez pressão assim que decidiu fazer a plantação de kiwis em Paleão.

    NOTA: Este site é horrível a nível estético e funcional. Está tudo fora do sitio, cheio de barulhos e janelas de boas-vindas e janelas de adeus e mais e mais janelas sempre a abrir, com imagens por cima do texto, etc.
    É pena porque a nível de conteúdos até está bom.

    ResponderEliminar
  9. Sou leitora deste blogue e como acho que ele é utilizado para o bem das pessoas, sugiro um passeio até à zona do depósito da água de Soure para verificarem as condições em que lá vive um ser humano, denunciando essa situação que deveria envergonhar todos os sourenses, pode ser que alguém de direito faça alguma coisa.

    ResponderEliminar
  10. Boa Noite!

    Informo que como Adm do blogue irei tomar conta do acontecimento divulgado por si, investigando com o Director do jornal "Preto no Branco", Gil Alves, sobre a situação aqui alertada.

    Em breve haverá novidades!

    ResponderEliminar
  11. Não se deixem comer por lorpas!
    Não vai haver nó nenhum! Se fosse para haver nó, porque não o constroem ainda este ano?
    Este ano vai haver 3 eleições e a campanha já começou no titulo de uma noticia num orgão de comunicação social de Soure em que dizia: "João Gouveia conseguiu bla bla bla bla"
    Com nó, vamos ficar todos nós na garganta com mais uma pêta lá metida.

    ResponderEliminar
  12. Bomtambém acredito k não irá haver nó nenhum. IRA HAVER UN NÓ CEGO, ISSO SIM!Mas, mesmo k o nó seja uma realidade JG é que vai ficar mal na fita. Vai gastar os cartuchos todos com um nó que, afinal, vai servir Pombal dado que fica com o via rápida de acssso ao IC2. Onde estão, sr. presidente, as vias estruturantes para o seu concelho? ZERO!Eu costumo dizer, e já o afirma ha alguns anos à comunucação social, que um concelho para ter um nó tem k o merecer. E soure não o merece, primeiro pq não tem industria ou outras actividades económicas, segundo pq não dispoe de vias de acesso condignas ao dito. NÓ DE INTERESSE REGIONAL COMO AFIRMA JG?A ser construido será é de interesse do Grupo SONAE e so!Para além de se tratar de um nó politico que ira, no futuro ser pago, pelos contribuintes!MAS O RESULTADO DA VOTAÇÂO SOBRE A APROVAÇÃO DO VOTO DE LOUVOR NÂO DEIXOU MARGEM PARA DÚVIDAS!POBRE SANTOS MOTA, NÂO PASSAS DISSO MESMO- DE UM LAMBEBOTAS!PARABENS VEREADORES DO PSD E DA CDU!R.C

    ResponderEliminar
  13. CAROS MUNICIPES:
    Para quem ainda não sabe fica a saber que a nossa Câmara Municipal admitiu recentemente mais duas personagens, para ja, a recibo verde, uM É FILHO DO ANTERIOR PRESINTE RAMALHO QUE É FISCAL, E O OUTRO É O COELHO DA ALENCARCE DE BAIXO QUE É CANALIZADOR E K COSTUMA ANDAR POR AI COM UMA ACRRINHA AMARELA. E ESTE SR. FOI TRABALHAR(?) PARA O SECTOR DE ÁGUAS, E DIZEM, DIZEM, QUE VAI SER O CHEFE DESSE SECTOR PELA APOSENTAÇÃO DO CARLOS PEDROSO. POBRE CONCELHO, MERECIAS GESTORES MAIS SÉRIOS E MENOS CORRUPTOS.R.C.

    ResponderEliminar
  14. SABIAM K A CAMARA ACABOU DE ADQUIRIR UMA DÚZIA DE VIATURAS NOVINHAS EM FOLHA? SE NÃO SABIAM ENTÃO ESTEJAM ATENTOS!uMA DELAS, UM BMW 320 JÁ ANDA NAS MAOS DO PROMESSAS DE FIGUEIRÓ DO CAMPO. SERA K O PRESIDENTE IRA TER DIREITO A ALGUMA? É K ESTAMOS EM VESPERAS DE 3 ACTOS ELEITORAIS E NÃO CONVINHA NADA! E POR FALAR EM ELEIÇÕES, AS PRIMEIRAS SÃO PARA O PARLAMENTO EUROPEU, SABIAM QUE JOÃO GOUVEIA TAMBÉM VAI NA LISTA DE DEPUTADOS? AFINAL O PS NÃO SE ESTA A FICAR ATRÁS DO PSD!!!E DEU-LHE UM LUGAR ELEGIVEL.ENTÃO É ASSIM: COMPREM UMA LUPA E ESJAM A ESPREITA.....E QUANDO A LISTA PASSAR A FICAR NEGRA, MUITO NEGRA VEEM LÁ O NOME DELE!!!r.c

    ResponderEliminar
  15. O Municipio de Soure foi recentemente multado com uma coima de valor mínimo de 250.000€.
    MOTIVO? Infracçao grave às leis e regulamentos ambientais. PORQUÊ? Porque as zonas industriais de Soure, Venda Nova e Salabardo estão e emitir percentagens de CO2 altissimas!Basta, alias, caro municepe,fixarmos o horizonte, virados para aquelas bandas para confirmarmos que o nível de poluição e intolerável! Até parece que estamos em Londres, tal é a fumaça que se vai escapulindo daquelas fabricas em plena laboração.É k os nossos empresários/industriais estão a aproveitar em força este periodo de crise económica para refazer os stoks tendo em mira um mais rápido escoamento qunado o nó da A1 estiver concluido, daqui a uns meses!!!!R.C

    ResponderEliminar
  16. Pois é... duas admissões ao quadro de trabalhadores da C. M. Soure... Fiquem sabendo que a minha irmã teve transferência colocada durante 12 anos de uma Câmara do norte para esta, apanhando mandatos do anterior e actual presidentes. Atenção que estou a falar de TRANSFERÊNCIA e não ADMISSÃO. Durante estes anos foi admitida muita gente de certa cor partidária e a minha irmã teve que ficar por lá e lá fazer a sua vida.
    Já ouvi boatos que uma senhora funcinária da autarquia (que entrou para a Câmara de forma duvidosa)está a mover esforços por intermédio de compadrios que o seu marido seja admitido como motorista de pesados. Se isto suceder é mais uma para me rir...

    ResponderEliminar
  17. Sim á conta desse nó o pessoal aqui da zona da freguesia de samuel ficou sem um acesso á A17 que nos possibilitava não só a nós como a outras populações aqui perto um rápido acesso á Figueira da Fozpois esse acesso iria servir muita gente que trabalha para esse lado e o sr presindente além de não ligar nenhum a esta parte do concelho tb nos roubou isso.....

    ResponderEliminar
  18. Quanto a mim nem me aquece nem arrefece. Sabendo que há pessoas que fazem utilização e irá criar desenvolvimento para o concelho é positivo. Existe a agravante de ser muito tardia, Condeixa e Pombal já se aproveitaram dessas mais valias e quem quer investir não o fará no concelho ainda por desenvolver.
    Não sou utilizador de auto-estradas. Se eu fizer uma viagem de Pombal a Lisboa pago cerca de 12€, na AE existe uma tendência para acelerar mais o carro, logo aumenta-se o consumo, ando mais cerca de 18 Km do que se for pela Nacional. Se for pela Nacional, fizer uma condução defensiva e suave, demoro mais 30 a 40 minutos, mas não chego a gastar em combustível o que pago em portagens. A AE foi constrída com o dinheiro dos contribuintes de dada de mão beijada à Brisa. Porque é que tenho que pagar para utilizar aquilo que já paguei? os sucessivos aumentos de Imposto de Circulação não chegam para pagar a manutenção das AEs?
    Quanto a mim construam o nó em Samuel ou no Casconho é indiferentes, desde que não o construam naquilo que é meu...

    ResponderEliminar
  19. Eu não concordo com o Gambuzino. Quando diz que peca por tardio e ninguém quer vir investir num concelho pouco desenvolvido quando existe Condeixa e Pombal, eu digo, o investimento em Soure é bem melhor, porquê? Porque tudo indica que vai existir um forte desenvolvimento e os terrenos são bem mais baratos para investir nas empresas, visto que o desenvolvimento é menor. Ora, neste momento, não é por acaso que, o Intermarché, o Pingo Doce, o E.Leclec, as novas empresas na zona indústrial, a Lusiaves, a plantação de kiwis do belmiro de azevedo no Casconho, têm investido neste último ano. Agora vale a pena visto que a A1 é uma certeza e o investimento em Soure é bem mais barato.

    Quanto a mim, felizmente vai existir um nó, já que eu sou um dos utilizadores da mesma e estou farto de ter de ir por Almagreira para entrar na mesma. E garanto que o desgaste do meu carro é bem menor se entrar em Soure, nem que seja para evitar os buracos de Pombal e as filas enormes da Nacional.

    ResponderEliminar

Participe no blogue "Soure, o melhor e o pior..."

Não saia sem deixar a sua opinião ao povo sourense mas, informo, TODAS AS OPINIÕES SÃO DA EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE QUEM AS EXPRESSA.

Esta secção é um espaço de debate onde deverá prevalecer sempre a cordialidade e o respeito.

Toda a crítica é permitida e bem-vinda, mas nunca serão toleradas ofensas gratuitas.