domingo, 17 de maio de 2009

Entrevista a... Director Gil Alves


1 - Quando saiu a primeira edição do jornal “Preto no Branco”?
Saímos a 8 de Janeiro de 2004.


2 - Que motivações estiveram na criação do jornal “Preto no Branco”?
Numa conversa de café. Eu e Carlos Santos (um dos fundadores), conversávamos sobre um tema que tinha saído, na altura, num jornal nacional, quando lhe digo que tinha estado a trabalhar no Diário as Beiras e ele me diz que fundou também um jornal numa aldeia do Norte, de onde é natural.
Um dado curioso, é que já nos conhecíamos há cerca de dois anos e nenhum de nós sabia o passado “jornalístico”, digamos, um do outro. Pegámos numa caneta, e nos Jornais “Cavaleiro da Imaculada” e “O Amigo do Povo” (ambos com 4 páginas, o que deu 8) e resolvemos fundar um jornal. Contactámos a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (antigo Instituto da Comunicação Social), que nos deu “Via Verde” e cá estamos nós volvidos quatro anos e meio…



3 - Qual a tiragem? Foi sempre assim?
No início, 500, formato A 4, 8 páginas, actualmente estamos com uma tiragem de 750, formato A3 e com 24 páginas.



4 - Quantas pessoas são necessárias para a edição do jornal?
No nosso caso, de momento, são 12 as pessoas que “trabalham” com o jornal. Digo “trabalham”, entre aspas, porque não se trata de nenhuma empresa. Como é do conhecimento de todos, o jornal pertence a uma Associação. Nenhum de nós é profissional, cada um dá o seu contributo, apenas somos profissionais na forma como abordamos certos e determinados temas…



5 - Como surgiu a comunicação social na sua vida?
Surgiu, como referi anteriormente, no jornal Diário as Beiras.



6 - Como e onde foi a sua estreia como profissional?
Penso que já respondi pelo menos 3 vezes a essa questão…



7 - Na sua opinião, qual é o papel da imprensa regional?
Um papel muitíssimo importante!



8 - O concelho de Soure é rico em notícias?
É uma pergunta complicada. Mas comparando com os concelhos vizinhos, Montemor e Condeixa, penso que sim. Digo isto porque não é qualquer concelho que tem sedeados no mesmo, dois jornais. E não só! Por exemplo, Soure tem, actualmente, uma rádio, dois jornais, e vários profissionais, naturais do concelho, que trabalham ou colaboram em importantes órgãos de comunicação social nacionais ( SIC, TVI, TSF, Diário as Beiras, Diário de Coimbra, entre outros). Digamos que somos uma terra de jornalistas!



9 - Está satisfeito com o jornalismo praticado em Soure? Porquê?
Estou. Sou da opinião que o jornalismo não é só notícia, e tanto o Preto no Branco como a Rádio Popular de Soure ou o Jornal “O Popular de Soure” muito têm contribuído para o desenvolvimento deste concelho. Afinal, se estes órgãos de comunicação não existissem, muitas pessoas nem sabiam da existência de certos empresários ou empresas.



10 - Quais são os principais desafios que se colocam actualmente ao jornalismo da região?
“Oferecer” um estágio a alguns jornais nacionais (por vezes vale tudo para vender, e não pode ser assim).



11 - A proximidade com o Poder Público local ajuda ou atrapalha? Como é o relacionamento do seu jornal com a Câmara ou câmaras da sua região?
Uma relação normal… e cordial, com todas elas!



12 - Considera que a profissão de jornalista é incómoda, principalmente para os políticos?
Em altura de eleições, é muito complicado agradar a todos. Na política como no futebol, uns são do Porto, outros do Benfica, outros do Sporting… acho que respondi à sua pergunta, há que tentar ser isento. O Preto no Branco deve ter assinantes do PSD, do PS, da CDU, do CDS… sinceramente, não sei, e nunca quisemos saber a cor partidária ou clubista de cada um. Procuramos, agradar a todos, e isto só se consegue com uma palavra: isenção!

13 - Ainda dentro dessa questão, como analisa a relação de outros actores do cenário da informação, como sindicatos ou associações - como os clubes de futebol - como geradores de informação para o jornal?
Esta pergunta está um pouco confusa, mas vou tentar ser directo: basta ir ao site de cada uma dessas entidades…



14 - Que jornal compra aos domingos?
Nenhum. Só existem 5 jornais que gosto de ler e todos eles os recebo pelo correio. “O Popular de Soure”, Diário de Coimbra, “O Amigo do Povo” e Rio Maior Notícias e… o Preto no Branco (neste caso só para ver as gaffes e erros ortográficos LOL).



15 - Como está hoje o jornalismo em Portugal?
Há um jornal nacional, que não digo o nome, que parece que manda neste país…



16 - A profissão de jornalista é respeitada?
É, e muito, basta ver a resposta à pergunta anterior…

17 - O jornalismo de papel desaparecerá?
Jamais. O jornalismo de papel é o que tem mais “força”. Nas TV’s e Rádios, a informação e a publicidade “esquece-se”. A escrita fica. Porquê? Imagine que vai a conduzir e está a ouvir um anúncio publicitário de uma empresa. E até lhe interessa os serviços dessa mesma empresa. Consegue apontar o número da empresa? Num jornal é diferente, está escrito…



18 - Qual a melhor manchete que já leu?
Não li, fui eu que a elaborei. Basta ir à Biblioteca Municipal e ler a edição nº 11 do Preto no Branco (Dezembro de 2005).



19 - Qual seria a manchete que gostaria de ver um dia nos jornais?
Várias: “Descoberta cura do cancro”; “Descoberta cura para a Sida”; “Deus existe mesmo”.



20 - Que novidades para o futuro do jornal?
Que os “Sportinguistas, Benfiquistas, e Portistas” não nos chateiem muito, nesta altura de campanha eleitoral, já que somos por todos…

21 - Para terminar, qual é a sua opinião sobre o blogue "Soure, o melhor e o pior..."?
Não é por acaso que o Preto no Branco trabalha com o blog de sua excelência…

4 comentários:

  1. Muito bem. preto no branco!
    Agradecia que investigassem um assunto nas Matas!
    Ana I.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida um jornal em crescimento. Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Os meus parabéns ao Preto no Branco. Um jornal que até ao blog vem buscar declarações e comentários aqui postados. É a divulgação do que nos vai na alma que precisamos ler. É bom haver alguém que procure informação e o sentir da sociedade civil e não esteja à espera que tudo lhes caia do céu.

    ResponderEliminar
  4. "Foi publicado no passado dia 17 de Maio de 2009, no blogue Vila de Soure, uma entrevista dada pelo Sr. Director do Jornal Preto no Branco, Sr. Gil Alves, publicado neste concelho de Soure, mais concretamente na povoação da Gesteira onde e elaborado, por diversos colaboradores, que mensalmente o fazem e colocam na banca para distribuição gratuita.
    Numa das suas respostas, referiu que se encontrava muito satisfeito com o jornalismo praticado neste concelho, tendo-se referido ou seu jornal e assim como o Popular de Soure, jornal e rádio, que os mesmos tem contribuindo para o desenvolvimento deste concelho.
    Já a certa altura da sua entrevista se refere a seguinte pergunta: -
    Considera que a profissão de jornalista é incómoda, principalmente para os políticos?
    “Em altura de eleições, é muito complicado agradar a todos. Na política como no futebol, uns são do Porto, outros do Benfica, outros do Sporting… acho que respondi à sua pergunta, há que tentar ser isento. O Preto no Branco deve ter assinantes do PSD, do PS, da CDU, do CDS… sinceramente, não sei, e nunca quisemos saber a cor partidária ou clubista de cada um. Procuramos, agradar a todos, e isto só se consegue com uma palavra: isenção!”
    Com esta entrevista dada pelo Sr. Gil Alves, Director do Jornal Preto no Branco, nos mostrou que este jornal se encontra num bom caminho e com a responsabilidade de ser um órgão sem vaidade, pois se dignou a colaborar com o blogue Vila de Soure, tendo respondido na hora ou pedido solicitado por aquele bloguista, não se podendo afirmar o mesmo do Popular de Soure que ate a este momento ainda não se dignou a responder.
    Desde já o blogue OS TEMPLARIOS DE SOURE, deseja a todos uma óptima saúde para que o Preto no Branco não acabe como aconteceu com alguns periódicos que já surgiram neste concelho e que passado algum tempo morreram sem êxitos.

    Créditos do blogue:Viladesoure."

    In www.ostemplariosdesoure.blogspot.com

    ResponderEliminar

Participe no blogue "Soure, o melhor e o pior..."

Não saia sem deixar a sua opinião ao povo sourense mas, informo, TODAS AS OPINIÕES SÃO DA EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE QUEM AS EXPRESSA.

Esta secção é um espaço de debate onde deverá prevalecer sempre a cordialidade e o respeito.

Toda a crítica é permitida e bem-vinda, mas nunca serão toleradas ofensas gratuitas.