sábado, 23 de maio de 2009

O porquê?! Nós explicamos...

Venho por este meio informar que, depois de o Jornal e Rádio Popular de Soure terem ignorado os emails por nós enviados, vimos esclarecer o que levou a que isto acontecesse.

Tudo começou em Setembro de 2006, quando o blog e os meios de comunicação social já referidos entraram em contacto para uma colaboração em prol da terra e dos sourenses. A resposta dos mesmos foi positiva, tendo-nos informado a 19 de Setembro que na edição seguinte (21/09/06) estava prevista "...uma notìcia sobre a existência do vosso Blog na próxima edição do jornal "O Popular de Soure" a sair no próximo dia 21 de Setembro (Quinta-Feira)..."

Tudo indicava para uma colaboração próspera, mesmo aquando da criação do site www.radiosoure.com, nos enviaram um email a noticiar deste novo local de informação, desconhecido por nós até à data, e a "...agradecer, desde já, o facto de disponibilizarem na vossa página o link para a nossa estação. Um bem-haja, desde já."

A 15 de Setembro de 2007, terá sido o dia em que o "acordo terá sido assinado" com o blog. Quando já tinhamos dado provas do nosso trabalho, e mesmo sendo anónimos, não haveria problemas para um trabalho digno e uma colaboração com a Rádio e Jornal. Ainda assim questionámos se podiam, tal como nós o fizemos, colocar um link relativamente ao nosso blog, elogiando-nos, disseram: "Achamos esse blog, de muito boa qualidade e de grande utilidade, e temos pena de não podermos abrir uma excepcção, pois muitos outros blogs sourenses levariam a mal."

De qualquer forma, mesmo não podendo satisfazer na publicação de um link foram muito cordiais com o nosso projecto, afirmando que ainda assim "...podemos assegurar que faremos sempre referência ao vosso blog, em qualquer circunstância que venhamos a necessitar, por exemplo de uma foto para ilustrar e uma ou outra notícia".

Visto que, terão sido honestos para com o nosso blog e concordando colaborar com o blog, decidimos colocar a emissão da Rádio Popular de Soure, com a devida autorização dos mesmos, ficando os mesmos "...deveras sensibilizados..." e respondendo-nos a 16 de Setembro de 2007 que "Vimos por este meio agradecer, o facto de terem colocado na vossa página principal, um link directo à nossa emissão...".

A 9 de Outubro de 2007, para nosso espanto, informaram-nos que teriam colocado o nosso link disponível no sítio da RPS, apesar de no mês anterior acharem melhor não o fazer, dizendo que: "Informamos V. Ex.as. que colocámos na nossa página "Links" o vosso blog.
Tal decisão, foi objecto de ponderação da nossa parte, por analisarmos que a vosso intuito é o de fazer um trabalho positivo em prole do concelho."

A colaboração continuou, tendo o blog, acordando com o Jornal "O Popular de Soure", decidido publicar a capa do jornal todos os meses.

Assim, desde Setembro de 2006 a 25 de Março de 2008, a colaboração foi excelente mas... tudo mudou no dia seguinte.

Aquando de uma visita ao sítio da RPS, constatámos que o nosso link teria sido retirado, pelo que questionámos o que teria sucedido.

Responderam: "Em resposta ao vosso mail, vimos informar que foi deliberado a partir de agora, não ter qualquer link de blogue no nosso site. Recebemos um mail de um ouvinte, dando o mesmo conta de que não percebia como é que nós tínhamos um link de um blog que por sua vez, tinha um link para um outro blog, onde um dos temas ali colocados era precisamente a Rádio e o Jornal o Popular de Soure..."

"Entendemos que o referido ouvinte não deixa de ter razão, e por isso, e somente por isso, analisado o assunto, decidimos tomar esta decisão, realçando mais uma vez, o trabalho louvável que o vosso blogue vem desenvolvendo em várias áreas."

"Queremos que fique bem claro que, jamais esta decisão teve a ver com qualquer pressão, designadamente a nível político..."

Depois de tal acusação de um blog supostamente publicitado por nós, o que era pura imaginação, indignados com tal situação de não terem confirmado o que foi dito por um ouvinte, comunicámos:

"Bom dia.
Em resposta ao vosso mail, vimos informar que não compreendemos a decisão tomada, até porque o sítio "Soure, o melhor e o pior..." não tem qualquer tipo de ligação a outro blogue que mencione a Rádio e o Jornal negativamente, ferindo o seu prestígio. Repito, não temos qualquer ligação a outro blogue!!!

Poderia compreender mas não aceitar em determinada situação, por quando foi elaborado uma postagem ( http://vila-de-soure.blogspot.com/2007/09/parabns-rdio-popular-de-soure.html ) sobre o aniversário da Rádio, o jornal "O POPULAR DE SOURE" e o jornal "PRETO NO BRANCO" em que se tinha opiniões muito positivas e outras nem tanto, mas nada que despristigie os orgãos de comunicação social concelhios, do qual merecem todo o nosso respeito mas, infelizmente, não são imunes a críticas.

Gostava que o Senhor, pudesse ser mais concreto, e dizer qual o blogue que temos em link no "Soure, o melhor e o pior..." que tem comentários anónimos e não abonatórios dessa instituição. Mesmo assim, a Rádio e Jornal são livres de tomar qualquer decisão, seja ela justa ou injusta, para com este ou qualquer outro sítio na world wide web.

Em relação a pressões políticas, até podemos acreditar que os orgãos de comunicação social no país o sofram, mas só os jornais com respeito pelo cidadão e pelo ramo da comunicação social, é que não cederão a pressões, pondo a ética à frente de qualquer pressão. É de salientar que o jornal "O POPULAR DE SOURE" e o "PRETO NO BRANCO" sempre foram uma bandeira para a ética do jornalismo português.

Para terminar, o blogue "Soure, o melhor e o pior..." já não está a discutir a colocação do link mas sim a injustiça de um Sr(a). que informa uma situação de um outro blogue no "Soure,o melhor e o pior..." e tomaram uma decisão sem uma confirmação dos factos..."

A 27 de Março de 2008 obtivemos resposta:

"Em primeiro lugar, nunca foi referido no nosso mail que o vosso blogue tinha qualquer ligação com o outro blogue que vocês decididaram fazer o respectivo link. O blogue em causa tem a ver com qualquer coisa políticadesoure....

Com a nossa tomada de decisão, não queremos dizer que vocês fizeram mal ao fazer o link para o tal blogue, porque são soberanos nas vossas decisões. Também não queremos com isto proteger nenhum político ou qualquer instituição a ela ligada, mas também não queremos ser uma via de passagem directa ou indirectamente de blogues que publicam opiniões de pessoas (anónimas) sobre os mais diversos temas...."

No mesmo dia respondemos, pela honra:

"Bom Dia. Peço desculpa, mas não me devo ter explicado bem. Existe um equívoco que deve ser esclarecido, e isto já é uma posição de honra para o nosso sítio da internet. O senhor referiu que: "Em primeiro lugar, nunca foi referido no nosso mail que o vosso blogue tinha qualquer ligação com o outro blogue (politicadesoure), QUE VOCÊS DECIDIRAM FAZER O RESPECTIVO LINK."

Volto a realçar, o blogue "Soure, o melhor e o pior..." NÃO TEM qualquer tipo de link para esse blogue politicadesoure.
E acrescento, o blogue "Soure, o melhor e o pior..." foi criado para contrariar o blogue, do qual segue uma linha do deita-abaixo.

Assim, volto a dizer que a decisão que tomaram de acordo com o email que receberam foi injusta. Retiraram o link sem confirmar o que teria sido denunciado, a existência de um link (politicadesoure) no blogue "Soure, o melhor e o pior...".

Peço que compreenda a insistência, porque o mal entendido existiu.

Fica a rectificação, para bem do sítio "Soure, o melhor e o pior..." e da imagem do blogue.

Para o Administrador do blogue este assunto fica encerrado."

Ficámos intrigados o que teria levado a tal mudança radical de relacionamento.
Ao que, por coincidência achamos nós, nesse mesmo mês de Março, o blog terá feito 3 temas de discussão, sendo eles:

- "Galvão demite-se e reinstala crise" - 8 de Março
- "Greve aos treinos" - 15 de Março
- "Eleições no Sourense" - 24 de Março

Nestes temas foi analisado pelos sourenses o futuro e o desempenho do Presidente do GDS, não terá sido temas muito agradáveis de se debater, e sabemos que mexeu com a política em Soure, mas a vida em Soure não é só um mar de rosas e estamos cá para apresentar o que acontece de melhor e de pior. E nesse caso, era uma instituição muito querida por todos os sourenses que estava em causa, o GDS.

Mas é estranho para nós, que após a publicação destes temas para discutir, cortaram a colaboração com o blog.

Terá sido só devido ao email de um ouvinte que alertou para um link invisivel no blog, ou existiu outros motivos desconhecidos?

Esperemos e queremos mesmo acreditar que foi pura coincidência.

Após este tempo, apenas houve mais um contacto apesar dos inúmeros emails enviados por este blog. Esse contacto foi feito já com a nova direcção. Achámos que poderia existir uma diferente forma de ver o blog com novas pessoas, e por isso mesmo questionámos a recente direcção a Março de 2009:

"Boa Noite! Mais uma vez, venho por este meio informar-vos, que o blogue "Soure, o melhor e o pior..." tem recebido vários pedidos e mensagens dos nossos visitantes para disponibilizarmos a capa desta quinzena do Jornal "O Popular de Soure". Gostaria que me esclarecessem se este mês estará disponível no sítio da Rádio Popular de Soure na World Wide Web como tem vindo a ser publicado? Com os maiores cumprimentos, e sempre disposto a colaborar"

Ficámos muito admirados quando obtivemos resposta, já que a última resposta que tivemos a um email teria sido há quase 12 meses. Assim, muito simpáticamente, informaram que:

"Brevemente, continuaremos a disponibilizar a 1º página no nosso site.
No entanto, enviaremos a mesma directamente para o vosso mail."

Infelizmente, até hoje nunca mais recebemos qualquer contacto.

Tentámos, como é do conhecimento de todos os nossos visitantes, fazer uma entrevista aos Directores dos jornais "Preto no Branco" e "O Popular de Soure". Apenas o Sr.Director do jornal "Preto no Branco" aceitou rapidamente a nossa proposta. Pena nossa que, passado uma semana, e após várias tentativas, fomos ignorados pelo jornal "O Popular de Soure", e apenas gostariamos de ter obtido uma resposta, fosse negativa ou positiva. A proposta que fizemos apenas servia para publicitar os nossos jornais.

Como já caímos várias vezes no mesmo erro, e provavelmente para satisfação dos seus responsáveis, deixamos apartir de hoje de enviar qualquer email e de aceitar qualquer colaboração com uma instituição que sempre mereceu o nosso respeito.

Em breve, será decidido retirar ou não, o banner publicitário, o link, as capas do jornal e a emissão da rádio do blog.

Como podem compreender não faz sentido quando não somos "bem-vindos" pelos responsáveis de Jornal e Rádio Popular de Soure, e não queremos qualquer tipo de problemas relativamente a isso mesmo.

Tudo fizemos para um bom relacionamento mas não é possível quando só nós fazemos por isso.
Agradeço toda colaboração do Jornal e Rádio quando isso foi possível.

Desejo que continuem a prestar um bom serviço a toda a comunidade sourense.

10 comentários:

  1. Saurium, acho que não deves retirar nada sobre essa bela instituição, essas "guerras" não beneficiam os sourenses que estão cá fora. Gostamos sempre de ouvir a emissão e tudo o resto.

    Benelux

    ResponderEliminar
  2. p.s-Apesar de não colaborarei não quer dizer que não possas continuar a fazer o teu bom trabalho ajudando todas as empresas.

    Benelux

    ResponderEliminar
  3. Uma frase apenas: com as calças do meu pai eu sou um homem!

    Nota: Quanto à emissão da rádio, sou da opinião que deverá ser para manter, os emigrantes agradecem...

    Quanto à "instituição",nada a acrescentar, é como tudo na vida, quando precisam pedem, quando não precisam ignoram...

    ResponderEliminar
  4. boas.a cm soure já apoia a organização de eventos,num estabelecimento(finisterra).onde é que isto vai parar....os outros estabelecimentos são o quê??uns são filhos da mãe e outros são filhos da....só em soure isto pode acontecer.cumprimentos sourenses

    ResponderEliminar
  5. Já passei pela rádio exercendo alguns trabalhos e a realidade é que compreendo ambas as partes.
    Acho que o blog deveria manter a emissão on line. Em relação à exibição da primeira página o blog também a deveriamanter. Penso que o problema dela não ter sido actualizada no site da rádio deve-se a um problema técnico.

    P.S.-A Rádio e Jornal "O Popular de Soure" é dos cooperantes e ouvintes.

    ResponderEliminar
  6. É só problemas técnicos...

    ResponderEliminar
  7. Informo que, apesar de ser uma certeza o corte de tentativas de contacto com a já referida Rádio e Jornal, achamos que não deveremos cancelar a emissão da rádio e a primeira página do jornal.

    Como é óbvio, há uns meses tivemos autorização para a colocação de emissão e primeira página, se, neste momento acharem que não o devemos fazer, é só comunicar que retiramos de imediato.

    Achamos que apesar de tudo quem perderia com tudo isto seria os sourenses, principalmente os nossos conterrâneos fora do país.

    Assim sendo, se não existir nada em contrário por parte dos já referidos órgãos de comunicação social, continuaremos com o nosso trabalho em prol dos sourenses.

    P.S - Ainda assim referimos que, a primeira página disponível é de 31 de Outubro de 2008 e a emissão da rádio encontra-se offline. Neste momento não podemos esclarecer se quer a emissão, quer a actualização da primeira página estarão resolvidas a breve prazo.

    Quando actualizado, informaremos!

    Cumprimentos Sourenses

    Tudo em bem e em bem dos sourenses.

    ResponderEliminar
  8. "Foi publicado no passado dia 17 de Maio de 2009, no blogue Vila de Soure, uma entrevista dada pelo Sr. Director do Jornal Preto no Branco, Sr. Gil Alves, publicado neste concelho de Soure, mais concretamente na povoação da Gesteira onde e elaborado, por diversos colaboradores, que mensalmente o fazem e colocam na banca para distribuição gratuita.
    Numa das suas respostas, referiu que se encontrava muito satisfeito com o jornalismo praticado neste concelho, tendo-se referido ou seu jornal e assim como o Popular de Soure, jornal e rádio, que os mesmos tem contribuindo para o desenvolvimento deste concelho.
    Já a certa altura da sua entrevista se refere a seguinte pergunta: -
    Considera que a profissão de jornalista é incómoda, principalmente para os políticos?
    “Em altura de eleições, é muito complicado agradar a todos. Na política como no futebol, uns são do Porto, outros do Benfica, outros do Sporting… acho que respondi à sua pergunta, há que tentar ser isento. O Preto no Branco deve ter assinantes do PSD, do PS, da CDU, do CDS… sinceramente, não sei, e nunca quisemos saber a cor partidária ou clubista de cada um. Procuramos, agradar a todos, e isto só se consegue com uma palavra: isenção!”
    Com esta entrevista dada pelo Sr. Gil Alves, Director do Jornal Preto no Branco, nos mostrou que este jornal se encontra num bom caminho e com a responsabilidade de ser um órgão sem vaidade, pois se dignou a colaborar com o blogue Vila de Soure, tendo respondido na hora ou pedido solicitado por aquele bloguista, não se podendo afirmar o mesmo do Popular de Soure que ate a este momento ainda não se dignou a responder.
    Desde já o blogue OS TEMPLARIOS DE SOURE, deseja a todos uma óptima saúde para que o Preto no Branco não acabe como aconteceu com alguns periódicos que já surgiram neste concelho e que passado algum tempo morreram sem êxitos.

    Créditos do blogue:Viladesoure."

    In www.ostemplariosdesoure.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Um blog sem qualquer qualidade gráfica...onde abrem links atrás de links... Um blog em que qualquer um emite opinião anonimamente, manchando o nome deste e daquele... Usando coisas indevidamente... E agora queixam-se da rádio?

    Haja paciência...

    ResponderEliminar
  10. Boa Tarde.

    Agradeço sempre as participações, mas quando criticar é fácil, dificil é fazê-lo construtivamente.

    E se o anonimato é um incomodo, não compreendo porque não se identificou. Há sempre essa opção para quem o deseja fazer.

    Quanto às ofensas pessoais "deste e daquele... " é incorrecto porque este sítio não o permite, ao contrários de outros blogs.

    De qualquer forma, agradecemos a sua disponibilidade em visitar-nos.

    Tenho dito.

    Cumprimentos sourenses

    ResponderEliminar

Participe no blogue "Soure, o melhor e o pior..."

Não saia sem deixar a sua opinião ao povo sourense mas, informo, TODAS AS OPINIÕES SÃO DA EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE QUEM AS EXPRESSA.

Esta secção é um espaço de debate onde deverá prevalecer sempre a cordialidade e o respeito.

Toda a crítica é permitida e bem-vinda, mas nunca serão toleradas ofensas gratuitas.